Única representante da Região Norte Steffi de Castro participou de seu primeiro evento nacional da ABUB como delegada no Encontro de Corpus Christi, ocorrido no final de Maio. A Presidente da Região descreve como foi sua participação e destaca os pontos principais que extraiu do Encontro, como a participação de Sabine Kalthoff, assessora da IFES, o compromisso com as Escrituras, a ampliação da visão do movimento estudantil. No início, antes de arrumar a mala rumo ao frio de Campinas, a abeuense de São Luís já sabia dos desafios que encontraria, mas seus sentimentos sempre eram de expectativas quanto à comunhão, novas diretrizes a serem tomadas por um movimento formado por estudantes e renovação das forças em Cristo.
Veja o depoimento:
“O Encontro de Corpus Christi foi muito proveitoso! Por mais que eu tente, é muito complicado descrever com todas as nuances os sentimentos e tudo o que é falado, no entanto, tentarei fazer aqui um breve resumo do que vi, ouvi e aprendi. E espero que seja de muita utilidade para toda a região.
A presença da Sabine foi uma demonstração de que a ligação ABUB-IFES é uma ligação concreta, às vezes, engajados no que estamos fazendo acabamos esquecendo que somos um pequeno pedaço de um trabalho grandioso, a presença da Sabine nos mostrou que há um acompanhamento real e que temos semelhanças a níveis internacionais. Ela nos trouxe uma reflexão sobre o nosso compromisso com as Escrituras, uma reflexão que não podemos perder e que é a cara e deve continuar sendo do nosso movimento. Vimos relatos de movimentos estudantis de outros países, inclusive perseguidos, onde o trabalho da leitura bíblica é muito intenso. Foram deixadas como sugestões aos grupos locais alguns exemplos de atividades feitas em outras partes do mundo para se trabalhar a leitura bíblica, como ler livros inteiros com os GB’s, a Bíblia inteira, na ordem em que está formatada, em um determinado período de tempo, tendo momentos para discussão e incentivar a leitura pessoal. Fica a dica 😉
Encontrei dificuldades para chegar no ECC, mas sempre que participo de algum evento da ABUB algo muda em mim, saio com mais questionamentos ou com mais certezas e mais animada também, com sentimento de renovação. Acredito que com quase todo mundo seja assim, a ABUB tem isso, sempre te agrega algo novo e edificante, que reforça os nossos valores. Eu recomendo e incentivo a participação dos estudantes nos eventos nacionais e regionais. É importante para consolidação de ideias, de como é o movimento de fato no Brasil, como as pessoas têm solucionado questões, quais outras questões estão surgindo e etc., além de que conhecemos pessoas muito diferentes, muito interessantes, divertidas, de várias denominações. É uma troca de saberes muito rica. E isso tudo só nos fortalece em Cristo.
Enfim, aqui faço meus pedidos de oração e agradecimentos: pelas pessoas que ajudaram na minha ida ao ECC e que me acolheram em Campinas; pelos 12 novos grupos filiados a ABUB; pela criação da coordenação da ABP nacionalmente e pela eleição da Sany Dutra (Região NE) para coordenadora; pelos assessores e assessores auxiliares que estão trabalhando continuamente pela missão em suas regiões; pela nossa Diretoria Nacional e pela Secretaria Executiva pelo empenho e dedicação à missão; por todos os estudantes que são apaixonados pela missão de evangelizar em suas universidades e que têm vontade de servirem à sociedade e pelo Encontro de Corpus Christi que ocorreu segundo sua programação”.