Passando as férias com um profeta!

Reconhecer nossas limitações pode nos levar a um comportamento humilde e confiante em Deus, ou por outro lado, a um comportamento covarde ou apático.

Diante do chamado de Deus, Jeremias considerou que era “jovem demais” para cumpri-lo. E de fato, levar uma mensagem “espinhosa” a uma nação arrogante não é seguro ou agradável. Deus porém, reafirma o chamado de Jeremias e diz que Ele mesmo o fará “uma cidade fortificada”.

Como podemos aprender com Jeremias nos dias de hoje? O que o testemunho deste profeta pode nos ensinar sobre a vivência na escola e universidade? Como a obediência à palavra de Deus pode ser aplicada em nossa sociedade?

Curso de Férias 2013 - Norte. Pranto, denúncia e esperança

Baseado no livro de Jeremias, “Pranto, Denúncia e Esperança” é o tema dos sete Cursos de Férias (CF’s) da ABUB que ocorrem durante uma semana, em diferentes cidades no mês de julho.

Na região Nordeste o CF já começou em Camaçari (BA). No sábado (13) as programações se iniciam em Goiânia (GO) e Montes Claros (MG). Já nas próximas semanas em Curitiba (19/07), Bauru (21/07), Vitória (23/07) e São Luís (27/07).

“Meu primeiro contato com a ABU foi em um Curso de Férias há dois anos atrás. Eu estava em um processo de crise, questionando várias coisas a respeito do “cristianismo” que se vive hoje. O curso de férias me fez disparar outras dezenas de questionamentos, mas foi um tempo em que eu me vi livre diante de Deus e lançado à sua vontade. Aprendi muito com cada relação estabelecida, conversas, orações e tempo de silêncio. Fui desafiado a amar a minha igreja e me dedicar a ela, fui constrangido a pensar sobre minha missão e seu futuro, mas acima de tudo experimentei de uma forma muito intensa o amor de Deus, um amor que me faz sentir amado e que me leva amar toda a sua criação.

“Pranto, denúncia e esperança são questões presentes na nossa caminhada. Estudar o livro de Jeremias e o livro Ânimo (Eugene Peterson – leitura obrigatória) tem me ensinado muito. Quero pensar no que o pranto, a denúncia e a esperança tem a ver comigo hoje e com esse mundo. Aprender a me livrar de padrões desumanos e viver uma vida pautada pela excelência, resultante de uma vida de Fé e com um maior interesse em Deus do que por mim mesmo, como nos ensina Jeremias,” compartilha Gustavo Fitaroni da ABU Vitória, estudante de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo.

A estudante de Letras da ABU Campinas, Lívia Castro, participará do CF em Bauru (SP) e espera que o treinamento a auxilie também a “passar o bastão” – formando novas lideranças, já que este é seu último ano como estudante.

Ela partilha conosco de alguns versículos chave que chamam a sua atenção em Jeremias: Eu já havia lido o livro de Jeremias anteriormente por curiosidade – depois de ouvir dizer do profeta chorão. Os trechos que mais me impactaram foram o de Jeremias 17.9, sobre o nosso coração enganoso, e o 22.15 a 16, que fala sobre o Rei Josias, que, diferentemente do filho perverso, fez justiça ao pobre e a viúva da época tratando-os como prioridade”!

Vamos orar pelos Cursos de Férias! Que esta semana seja um espaço de humilde escuta aos ensinamentos de Deus, por meio do profeta Jeremias! E assim, haja arrependimento e também renovo da fé e do compromisso com o chamado de Deus.

Interceda para que Deus dê direcionamento e sustento à equipe que servirá os estudantes (equipe de recepção, cozinheiros, palestrantes, expositores, etc).

Ore também para que haja aprendizado mútuo, na comunhão de estudantes de diferentes cidades; e que todos cheguem e retornem às suas casas em segurança!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.