Ore por estudantes brasileiros que participam de intercâmbio em outros países

O testemunho do profeta Daniel tem ilustrado reflexões sobre o período em que um jovem cristão passa na universidade – um ambiente diverso e com sua própria cultura. Um dos aprendizados que temos com Daniel é o de que ele não viveu alienado de sua realidade e, ao mesmo tempo, não negou sua fé.Testemunhou de sua integridade, ao ser um excelente aprendiz e profissional na Babilônia e fiel servo do Senhor.

No ano passado o governo brasileiro criou o programa Ciência Sem Fronteiras, incentivando estudantes de graduação, doutorado e pós-doutorado a cursarem disciplinas em outros países.

Muitos estudantes da ABU têm participado do Ciência sem Fronteiras desde o seu início. Um tempo, semelhante ao de Daniel, de viver com inteireza o “exílio”.

“Eu estou no Canadá na cidade de Abbotsford, próxima a Vancouver, desde o final de agosto de 2012 e ficarei aqui até dezembro desse ano. Eu decidi participar deste intercâmbio visando ter uma experiência no exterior para melhorar meu inglês, conhecer novas culturas e localidades, e principalmente por acreditar que isso vai ser bastante relevante para a minha carreira profissional.

Além disso, esse tempo no exterior tem servido para Deus trabalhar alguns pontos em minha vida, confirmar decisões. A experiência aqui tem sido bastante válida, pude melhorar meu inglês e ter contato com uma diferente forma de ensino na universidade”, partilha o estudante Jônatas Bezerra, da ABU Recife (PE).

Além da oportunidade de crescimento profissional, intercâmbios em outros países podem trazer experiências sobre a missão com estudantes em movimentos da IFES (Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos).

Estudante brasileira na Alemanha

Ana Elisa Siena (ABU São Carlos) retornou em julho da Alemanha e partilha conosco sobre a ABU de lá (SMD):

“Minha experiencia com o pessoal da ABU Alemanha foi maravilhosa! Eles foram me buscar no aeroporto quando cheguei, me ajudaram a encontrar república, nós estudávamos a Bíblia e jantávamos juntos todas as semanas. Foram uma família para mim! Aprendi muito com eles, em especial sobre recepcionar estrangeiros. Eles fazem cursos de alemão gratuitos usando estudos bíblicos. E quem prepara as aulas semanais são os próprios estudantes de engenharia. Dois chineses se converteram através dessas aulas neste último semestre”!

Embora não tenha um grupo da IFES em sua universidade, Jônatas tem participado de reuniões e acampamentos da Intervarsity Canadá e teve a oportunidade de participar do Congresso Urbana, do movimento americano:

“Participar do Urbana no final de 2012 ampliou ainda mais minha visão do movimento internacional e confirmou o chamado de continuar trabalhando com missões estudantis. É bastante interessante poder comparar os dois movimentos: ver as diferenças, pontos fortes e fracos de cada um. Toda essa experiência será válida para a minha volta ao Brasil ao retornar com o trabalho com a ABU na minha cidade e Região. Acredito que é muito rico poder ter esse contato com os movimentos da IFES em outros países. Recomendo a todos os abeuenses a fazerem contato, pois será sempre enriquecedor”.

Alguns estudantes que estão prestes a ingressar ou acabaram de iniciar o intercâmbio neste mês de agosto, partilham motivos de oração:

– Adaptação cultural (incluindo aprender duas novas línguas), engajamento com o pessoal do laboratório e com o projeto.
Annelise de Carvalho – ABU Florianópolis/Doutorado/Farmácia – Universite Libre de Bruxelles

– Relacionamentos, amizades e envolvimento com a ABU local.
Ana Clara Trancoso – ABU Lavras / Graduação/Agronomia – Illinois State University

– Peço oração para que eu consiga um lugar para morar e que eu consiga continuar o trabalho evangelístico dentro da universidade, com o GBU. Durante este período fora espero aprender muita coisa nova na minha área, conhecer pessoas novas, culturas diferentes, e estou animada em conhecer o trabalho da IFES nos países da Europa.
Gabriela Leonel – ABU Assis /Graduação/Letras – Universidade do Porto – Programa Licenciatura sem fronteiras.

Veja quais os requisitos e como participar do programa Ciência sem Fronteiras. Procure também em sua universidade a pró-reitoria responsável por intercâmbios e parcerias com universidades de outros países. Há outros programas que abrangem mais cursos de licenciatura e humanas, como o “Licenciatura Internacionais”.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.