A Paulista e a Carioca na Noruega

Queridos ABUenses, as notícias são de longe. Daqui a poucos dias completará dois meses que estamos vivendo na Noruega. O intercâmbio entre a ABUB e a NKSS (ABU na Noruega) está com um novo formato este ano. Resumidamente, ficamos na Noruega até o fim de setembro e após este período viemos para Sérvia, onde trabalharemos por seis meses com o movimento estudantil (EUS). Após este período prático voltamos a Noruega e ficamos aqui por mais oito semanas.

O primeiro mês foi muito bom. Morávamos no Sul da Noruega, em Mandal. Moramos e estudamos no Hald International Center, que tem como objetivo preparar pessoas para diferentes tipos de missão. São aproximadamente 80 estudantes, representantes de 15 países, de diferentes organizações e culturas.

Na primeira semana na escola só havia estudantes internacionais e foi um tempo muito bom para nos conhecermos melhor antes da chegada dos estudantes noruegueses, que são maioria agora. Tivemos muitas atividades durante a semana e aulas sobre diversos temas, como liderança, desenvolvimento, comunicação transcultural, missão e trabalho em grupo.

Os estudantes internacionais têm aulas de norueguês. No entanto, como vamos trabalhar com a IFES na Sérvia e em Montenegro, utilizamos este período para estudar sérvio, língua falada na Sérvia, bem como ensinar um pouco de português para as intercambistas que vão para o Brasil. Também lemos alguns livros para nossa formação e alguns deles são sobre a Sérvia.

Este primeiro mês foi repleto de surpresas: novos sorrisos, nova comida, novos cheiros e novas formas de expressar o amor a Deus e ao próximo. Tem sido muito enriquecedor para nós ouvirmos de diversas pessoas de diferentes partes do mundo suas experiências com Deus e a forma como vivenciam o Evangelho. Nessas horas vemos como nosso Deus é rico, perfeito e soberano.

Em setembro tivemos uma reunião com um dos secretários da IFES Europa que trabalhou durante um tempo na Sérvia e em Montenegro. Ele nos motivou bastante e nos deu dicas muito importantes sobre o trabalho com o movimento estudantil lá. Esta conversa nos animou mais ainda a vir para a Sérvia.

Gostaríamos de compartilhar com vocês alguns pedidos de oração:

  • Para o povo sérvio é muito importante que as pessoas falem a sua língua. Orem pedindo ao Espírito Santo que agindo em nossa mente possa nos ajudar no aprendizado da língua, que é bem difícil.
  • Pela Igreja e pelo movimento estudantil em Montenegro. Em toda a nação há apenas 100 cristãos protestantes (0,02%).
  • Para que tenhamos sensibilidade e criatividade ao caminharmos com nossos irmãos na Sérvia.

Um enorme abraço abuense,

Karen e Débora

 

Karen Aquino Rangel da Costa formou-se em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora – ABU JF

Débora Rodrigues de Souza é mestranda em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Assessora da Região Leste

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.