Eu olhei a tristeza nos olhos… E sorri!

Por Paulo Zanin

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”
(Filipenses 4:4-7)

Ansiedade e universidade parecem ser palavras que andam juntas. Ou talvez, para alguns, a vida não exista sem ansiedade. Fim de semestre, problemas com as igrejas locais, atritos nos grupos locais, insegurança, questões pessoais e vocacionais, foram algumas das coisas que experimentei neste semestre. E foi desse jeito que Deus nos levou (digo “nos” porque sei que muitos dos meus companheiros de jugo também se sentiam assim) para recebermos uma avalanche de alegria de Paulo na carta aos Filipenses! E que avalanche! Uma avalanche que nos leva a orar e não resistir a Deus, pois Ele se alegra em guardar nossas mentes e corações em paz.

O Conselho regional (CR) já começou alegre porque pela primeira vez tivemos uma acreana! Sim, a Elaine da ABU Rio Branco! E mais: as “mineiras” Carol e Natália, da ABU Mineiros!

Paulo, no começo da carta aos Filipenses abre o seu coração e transborda de amor e alegria pelos filipenses. Ele agradece pelo passado de caminhada e tem esperança em Cristo para o futuro (Fp1:3-6) e diz que “Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus” (Fp 1:8). Foi, pra nós também, um tempo de reencontro, de matar a saudade, agradecer pela caminhada da nossa região e, a cada relatório, nossos olhos se enchiam de alegria. Não porque necessariamente o grupo estava bem ou com a diretoria completa, etc, mas porque estudantes querem se comprometer mais e mais pela causa de Jesus.

Pela primeira vez depois da divisão da região, a plenária voltou a ser dividida em comissões o que facilitou bastante o trabalho e permitiu um maior espaço de formação e planejamento. A comunicação viu a necessidade de planejar e divulgar mais antecipadamente eventos regionais e ter uma comissão de comunicação trabalhando conjuntamente. A tesouraria viu que se faz necessária uma maior consciência para os grupos locais de como funciona a ABUB financeiramente, como está a nossa região e no que estamos sonhando e, para isso, a importância de cada tesoureiro local trabalhando. A comissão do plano diretor pensou nos próximos eventos regionais e como cuidar de cada grupo local e na realidade da ABS na CO.

Também foi um momento de despedida. A Silvana e Jéssica que estiveram com a gente esse ano e estarão retornando às suas cidades com pensamentos do que fazer diferentes. Que Deus possa, a elas também, conceder a mesma paz que Paulo desejou que habitasse nos filipenses. Agradecimentos também ao Natan, que cuida com tanto carinho de cada estudante e que ensina a cada um de nós com sua vida consagrada a Deus. O clima desse CR foi esse: cuidado, amor. Mesmo em meio a dificuldades e problemas que nos cercam. Um bom bate papo sobre “n” assuntos (e com direito a terapia em grupo! rsrs), um tempo orando pelo movimento, rever amigos cuja saudade já apertava no peito, conversar um pouco mais com amigos da própria cidade, passar muito calor em Cuiabá e tomar um banho de chuva no fim da tarde. Tempo de mostrar carinho. Tempo de servir também. Como a Jéssica nos lembrou, que haja em nós a mesma atitude humilde e misericordiosa que houve em Jesus (Fp 2:5-11).

Que alegria de Cristo, que vem de uma profunda afeição e confiança nele, o Senhor da Missão e nosso Pastor, esteja em nós também. Pois afinal, Paulo disse que esse é o segredo do contentamento: na fartura ou na necessidade, tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4:11-13). E que sigamos seu exemplo (como bem nos lembrou Weinne): radicalmente gentis e escandalosamente amáveis. Pois perto está o Senhor (Fp 4:5). E assim prossigamos: obedecendo e não tendo vergonha nenhuma de ser feliz!

Agradeçam conosco:

  • Pelo cuidado que o Senhor tem tido com os estudantes da nossa região;
  • Pelo pedido de filiação da ABU Rio Branco e da ABU Mineiros;
  • Pelo fechamento positivo do ano financeiro.

Orem conosco:

  • Pela vida de cada estudante e assessor que quer viver a vida abundante de Cristo. Que o Senhor ensine e molde a cada um conforme a sua boa e perfeita vontade;
  • Pela vida dos estudantes, universitários e secundaristas, não-alcançados. Que o Senhor tenha misericórdia e que os estudantes da ABU e da ABS possam mostrar como é bom viver a vida com Jesus;
  • Pela filiação da ABS Goiânia, ABU Rio Branco e Mineiros no CD 2013/1;
  • Pelos IPLensses de 2014;
  • Pelos ABSenses que estão orando e se planejando para ir ao Acampamento de Verão da ABS;
  • Pelos próximos eventos regionais no ano de 2014: pelo EDRA (Encontro de Diretoria Regional e Assessores), dias 22 e 23 de março, em Brasília-DF; CR/CFERA (Curso de Férias + Encontro Regional de ABS), de 12 a 19 de Julho, em Jataí-GO, e pelo CR em Brasília-DF, dias 15 e 16 de novembro.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.