Construindo o movimento regionalmente

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)

Começa agora em março a maratona de Conselhos Regionais (CR) da Aliança Bíblica Universitária (ABU). A presença de cada grupo local é fundamental nesta instância de capacitação em que são tomadas as decisões mais importantes do movimento regional. Além de compartilhar as bênçãos e os desafios de cada grupo, ocorrem as eleições para os cargos da diretoria regional, a filiação de novos grupos e as indicações de assessores auxiliares.

Para Petrônio Nogueira, Secretário de Comunicação da ABU SP/MS, “o principal objetivo do CR é administrativo: nos reunimos como corpo de Cristo duas vezes ao ano para tomar as decisões que definem os rumos do movimento”. Mas o encontro também permite que:

“Tenhamos uma visão mais ampla da ABU e de como ela funciona, constatando o quão organizado é o movimento. Ficamos sabendo do que está acontecendo nos demais grupos locais, compartilhamos ideias e dificuldades. Temos a oportunidade de, como região, pensar juntos em como enfrentar nossos desafios e agradecer a Deus por todas as bênçãos”, completa Arianne Constantino, Secretária de Comunicação da ABU Nordeste.

O CR também tem muitos momentos bons para Weinne Santos, Secretário de Comunicação da ABU Centro-Oeste: “A melhor parte são as exposições bíblicas. Elas são ricas e, dentro desse momento de reflexão, eu aprendo muito”. Para Bob Luiz Botelho, 2º Coordenador da Região Sul:

“O encontro por si só é muito bom exatamente pelo que ele significa: um encontro. Na missão estudantil, muitas vezes nós somos desgastados pelas demandas e pela rotina assoladora que nos cerca, por isso ter um tempo para rever amigos de alma, conversar e partilhar as questões do coração, assim como compartilhar com parceiros de missão podendo receber um abraço e orar junto já é bom demais. Nesse encontro sempre tem gente nova, o que também é muito significativo, pois vemos Deus levantando gente disposta a fazer a missão continuar a acontecer”.

O Conselho Regional em si também é o desafio. Para Steffi de Castro, presidente da Região Norte:

“O maior desafio é sempre uma questão de logística, de local e tudo mais que envolve a realização do evento. Sempre pensamos na facilidade de locomoção para que todos os grupos participem – o que, no nosso caso, é um pouco complicado por causa da extensão da região. Outra dificuldade é que o pessoal ainda precisa aprender muito sobre organização e o cumprimento dos prazos, principalmente no que se refere à entrega dos relatórios”.

 

Oremos pelos CRs:

  • pela Diretoria Regional que vai conduzir o CR e seus assessores;
  • pelos grupos que recebem o CR em sua cidade: questões de logística como local, transporte, alimentação;
  • para que cada grupo local de ABS, ABU e ABP consiga enviar seus representantes (disponibilidade e verba);
  • pela participação e fortalecimento dos grupos novos, inclusive os que pedirão filiação;
  • pela elaboração dos relatórios e entrega nas datas;
  • por saúde, segurança e tranquilidade na viagem e nos dias do CR;
  • pelas indicações de assessores auxiliares;
  • pela eleição das diretorias regionais;
  • que cada movimento consiga identificar os desafios específicos de sua região e pensar estratégias para vencê-los.

 

Acompanhe as datas e locais do CR:

Norte: 22 e 23 de março, em Imperatriz (MA)

SP: 5 e 6 de abril, em Ribeirão Preto (SP)

Sul: 12 e 13 de abril, em Florianópolis (SC)

Nordeste: 18 a 20 de abril, em Salvador (BA)

Minas: 18 a 21 de abril, em Governador Valadares (MG)

Leste: 18 a 20 de abril, em Alegre (ES)

Centro-Oeste: 12 a 19 de julho, em Jataí (GO) (junto com CF e ERA)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.