A Tonica do EBI (estudo bíblico), e a tônica do Congresso Nacional

Por Reinaldo Percinoto Junior – Secretário Geral da ABUB

 

Irmãos, pedimos a vocês que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensiná-los. Tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros. – 1 Tessalonicenses 5:12,13 (NTLH)

A salvação vem de Deus, o Senhor! – Jonas 2:10b (NTLH)

 

Neste ano de 2014, como temos compartilhado em outros espaços, estamos balizando nossas agendas de formação com o tema geral “Uma só Missão”, inclusive como um “eco natural” de nossa trilogia para a década: “Uma só Vida, uma só Verdade, um só Senhor”, lançada oficialmente no ano de 2010.

Pois bem, sendo assim, nosso Congresso Nacional (CN 2014), deverá seguir esta mesma ênfase. Mas, antes de falar propriamente deste CN, gostaria de fazer alguns comentários sobre um outro evento muito significativo para a ABUB, que ocorreu em São Paulo, no último dia 08 de Março, coincidentemente “Dia Internacional da Mulher”. Me refiro à homenagem prestada à Antonia Leonora Van der Meer, nossa querida Tonica! Ela está completando 40 anos de ministério, e entre muitas outras homenagens, nosso movimento não poderia deixar de fazer o mesmo.

Desde os primórdios de sua caminhada cristã, Tonica foi e é profundamente envolvida com a nossa história. Tudo começou em um Curso de Férias, no início da década de 1970, passando por seu apoio em Brasília (DF), seu ministério na secretaria do Escritório Nacional, sua participação estratégica no Congresso Missionário de 1976 (o “Curitiba 76”), preparando os Estudos Bíblicos Indutivos (EBI’s) do Congresso, seu trabalho missionário em Angola e Moçambique, durante mais de uma década, seu retorno ao Brasil e o apoio contínuo a grupos locais, regiões e ao movimento nacional.

A vida e o ministério da Tonica sintetizam muito daquilo que acreditamos, perseguimos e vivemos como movimento estudantil cristão e evangélico. Sua humildade, compromisso com as Escrituras Sagradas, estilo de vida simples, e disposição ao serviço, devem ser um exemplo para todos nós.

Foi muito bonito testemunhar a presença de várias gerações da ABUB na homenagem prestada em São Paulo, sinalizando a importância e a influência marcante que esta “serva do grande Deus” (como Tonica prefere ser apresentada) desempenhou em nossa caminhada. Desde estudantes mais novos que ainda não a conheciam pessoalmente (a não ser pelo “livrinho do EBI”!), a contemporâneos ex-abeuenses (sempre abeuenses!) de várias partes, todos estavam gratos a Deus pela vida e história desta grande amiga.

Agora Tonica está vivendo novamente no interior do Paraná, onde terá a oportunidade, segundo suas próprias palavras, de servir melhor à sua família e igreja de origem. Para aqueles que desejarem conhecer um pouco mais sobre sua vida e caminhada, uma boa dica é o livro “Eu, um missionário?”, publicado pela Editora Ultimato.

Sem dúvida, lembrar da Tonica tem tudo a ver com a Missão de Deus. E é esta a tônica que gostaríamos de ver no CN 2014, onde estudaremos o livro do profeta Jonas, sob o tema “A graça da Missão de Deus”! Pois a Missão de Deus, como a própria experiência da Tonica deixa transparecer, faz a nossa a vida se encher de graça! A graça de Deus, que nos alcança e comissiona, e a graça que é sinônimo de vivacidade e protagonismo. Como pretendemos estudar juntos, o Deus da Missão é o Senhor de todo o mundo (o céu, o mar, a terra, os animais, os seres humanos), e cheio de amor e compaixão para perdoar e salvar a nós e a todos aqueles que se dispõem a dar meia volta e se aproximar Dele (Jonas 3:8-10).

Desta vez a Tonica do EBI não estará conosco de 01 a 04/05, em Anápolis (GO), mas a tônica da “uma só Missão” estará permeando todas as nossas reflexões e discussões durante o CN. E, desconfio, a Tonica ficará feliz com isso!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.