Aos amigos e companheiros da Missão, graça a paz!
Escrevo para compartilhar um pouco de tudo que vivi nos dias do Congresso Nacional da ABUB. Pela misericórdia de Deus, tive o privilégio de participar desse evento, onde cerca de 190 estudantes (entre secundaristas e universitários) vindos de todas as partes do Brasil se reuniram para estudar o livro de Jonas e pensar sobre os caminhos que a nossa missão irá traçar nos próximos anos, contemplando “A Graça da missão de Deus”.
Pra início de conversa, os estudos de Jonas foram altamente impactantes pra mim. A sensibilidade do Jony Wagner de Almeida (Pastor titular da Igreja Presbiteriana de Viçosa) ao expor a Palavra arrebatou meu coração e a minha atenção. Pude compreender um pouco mais com o relato de Jonas sobre esse Deus tão gracioso, que alcança aqueles que se consideram indignos. Vi o Deus que oferece um novo começo, que transforma o ventre do peixe num lugar onde se pode haver ressureição e contemplação. Pudemos contemplar a Graça que não nos chama para reconhecimento, mas para serviço; a Graça que é a beleza da mudança! Ficou claro pra mim ali o tratamento personalizado de Deus, que nos chama para um diálogo pessoal e um comprometimento verdadeiro. Vi, através do arrependimento de Nínive, como o nosso Deus é surpreendente!
Fomos desafiados durante esses dias por Vinoth Ramachandra (Secretário para diálogo e engajamento social da IFES) a nos envolver de verdade com a nossa universidade. Vimos o quanto o cristão precisa estar envolvido com o ambiente em que está inserido, valorizando cada momento e oportunidade. Percebi que precisamos nos dedicar ao estudo, produzindo conhecimento e testemunhando o Evangelho de Cristo. Fomos também desafiados a formar ainda mais professores universitários cristãos e a repensar a maneira como temos vivido a Missão de Deus nas nossas faculdades.
Temos passado por um momento de renovação na ABUB. Os dias que temos vivido tem sido de estruturação do nosso trabalho missionário, com o surgimento de novos grupos e consolidação dos que já caminham. Teremos a saída de dois obreiros até o fim de 2014. Os próximos meses desse ano serão de trabalho e de oração, buscando em Deus direcionamento e auxílio para essa transição. Sou grato a Deus pelos anos de dedicação do Reinaldo e do Phil, por todo o aprendizado e pelo exemplo de fé que me foi dado.
O que fica desse CN é um sentimento de gratidão e um chamado para repensar. Agradeço a Deus pela sua graça que me alcançou e pelo seu chamado, ao me fazer parte dessa missão. Agradeço pelo privilégio de poder proclamar o Evangelho na minha universidade. Agradeço por ter ouvido tantas coisas boas nesses quatro dias, por ter reencontrado amigos queridos e ter conhecido estudantes fascinantes, engajados com o chamado de Deus. Fica agora o desafio para repensar as motivações que me levam a fazer parte da Missão; o desafio de servir onde é necessário, sem a necessidade de ser reconhecido; o desafio de proclamar essa graça salvadora.
Que esses quatro dias continuem me encorajando e que a lembrança do que ouvimos me desafie constantemente. Que o nosso Deus nos direcione e nos envolva com a sua Graça e misericórdia. Que nós atentemos sempre para o chamado do nosso Senhor, servindo a ele e aos nossos irmãos com amor e diligência!
Despeço-me utilizando as palavras do Reinaldo Percinoto Junior, nosso Secretário Geral: “Que a nossa Missão seja encarnacional, dialogal e diaconal”.
Grande abraço!
Em Cristo, o SENHOR da Missão!
Bruno Vasconcelos – 4º ano de Engenharia Civil, ABU Bauru