Quem quer ser um missionário… na universidade?

Dois mil e quinze. Ano novo. Novas resoluções. Mudança…

 

Essas palavras tem um significado enorme pra nós ao lembrarmos que 2014 passou e 2015 já começou, correndo como sempre, e já estamos em fevereiro. Para alguns que estão lendo este texto, a entrada de um novo ano significa algo ainda mais forte, pois juntamente com um novo ano, se inicia uma nova fase de vida: a UNIVERSIDADE!

Engana-se quem pensa que, com a lista dos aprovados, apenas só resta fazer a matrícula na nova “escola”. As mudanças vêm e não são poucas: aulas se iniciando; a aflição das primeiras semanas; preocupação em encontrar uma moradia (caso você tenha se mudado de cidade para estudar); incertezas; novas amizades, entre outros desafios que você só vai saber quando ele estiver frente a você. Estes são alguns dos fatores que podem estar rondando a sua mente e talvez tentando roubar o seu sono. Mas, acalme-se! Deus está no controle de tudo, como sempre esteve!

Em meio a esse turbilhão de novidades, gostaríamos de pedir que você tome alguns instantes para refletir um pouco a respeito de algo muito importante: o seu chamado missionário. Você pode estar se perguntando se estamos realmente falando com a pessoa certa, já que, talvez, você nunca tenha se enxergado desta forma. Mas sim, esta mensagem tem um endereço correto e é para você.

Como cristãos, somos chamados desde o início para uma grande missão. Jesus nos confiou uma grande responsabilidade, dizendo-nos: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas (Marcos 16:15).” Então não importa há quanto tempo temos caminhado com Ele, onde estamos, ou se um dia fomos ordenados ministros. Nossa maior missão neste mundo é espalhar a sua mensagem de amor e arrependimento e fazer discípulos em todos os lugares (Mateus 28:19).

“Sim! eu acredito nesta responsabilidade, mas agora não é o momento certo já que sou apenas um estudante; quando eu ficar um pouco mais velho posso assumir esta responsabilidade de braços abertos”. É isso o que passa pela sua cabeça, certo? Pois bem, gostaríamos de te falar que, ao contrário do que você pensa, este é um ÓTIMO momento! Vamos fazer um cálculo rápido: passamos 9 anos no ensino fundamental, mais 3 anos no ensino médio, e aproximadamente 4 anos na graduação – São pelo menos 16 anos de estudo – Somado a isto, a vida universitária é o momento em que se desenvolvem amizades para toda a vida, criando laços e contatos intensos que nos dão a chance de influenciar positivamente a vida das pessoas. Portanto, esta é uma grande oportunidade para que você cumpra o chamado de Cristo!

Estando Ele no controle de tudo, você pode acreditar que sua entrada na universidade não é apenas para te levar ao caminho da sua profissão, mas é plano dEle para o seu aperfeiçoamento e para o crescimento do Reino. Então, queremos te encorajar a viver o seu chamado e ser um missionário dentro do lugar onde você vai passar muitos momentos nestes próximos anos! Pregue o Evangelho e faça discípulos!

Se estas palavras te fizeram refletir sobre o missionário que você é, chegamos à metade do caminho! Agora a principal questão passa a ser: como ser, na prática, um missionário dentro da universidade? Conselho: Estude a Bíblia com seus amigos da universidade, se possível, dentro da própria universidade! Compartilhe a Palavra com eles no ambiente comum, em meio à realidade onde eles estão inseridos! Utilize o espaço e o tempo que estão disponíveis a vocês para falar sobre o Evangelho.

Mas, na sua universidade pode não haver nenhum grupo de estudo bíblico ainda e você agora pergunta qual seria a solução. Simples! Encorajamos você a dar o pontapé inicial! Como? Pergunte pra gente! Entre em contato pelo Fale Conosco no site www.abub.org.br ou mande um e-mail para nós através do endereço dir_abuspms@googlegroups.com. Será um imenso prazer te ajudar nessa missão!

Esperamos que seu período na Universidade seja de grande proveito e te traga grandes alegrias.

Conte conosco nessa missão!

Em Cristo,

Aliança Bíblica Universitária do Brasil – Região São Paulo/Mato Grosso do Sul

 

Texto por Bruno Vasconcelos, estudante de Engenharia Civil na UNESP de Bauru, atual secretário de novos grupos

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.