Orar e amar a Palavra que traz vida

Um novo desafio espera por Ricardo Borges, nosso ex-secretário geral que tem um coração missionário e desbravador: a Bíblia. Vamos voltar no tempo para entender o novo momento? Quando recém-formado, em 1993, o agrônomo entrou para a assessoria da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) “só por um ano”, como contou no Encontro de 60 anos em junho. Durante seu tempo na região de São Paulo e Mato Grosso do Sul, organizou viagens missionárias, como a expedição responsável por reativar grupos na região Sul do Brasil.

Depois de atuar como secretário geral, continuou com o pé na estrada e em 2007 foi parar por sete anos no movimento estudantil do Uruguai, realizando trabalho pioneiro e atuando junto a equipe regional latino-americana da Comunidade Internacional dos Estudantes Evangélicos (IFES, na sigla em inglês). Quando chegou o tempo de voltar ao Brasil, Ricardo continuou no grupo da América Latina como secretário regional associado. Depois de tanta coisa e quase 25 anos, o que mais poderia ser novidade para ele? A boa e velha Bíblia, que se faz nova todos os dias!

Ricardo e Sabine

A partir de outubro Ricardo Borges trabalhará na IFES junto com Sabine Kalthoff como Secretário Adjunto de Engajamento com as Escrituras. Ricardo ajudará a moldar e desenvolver a área dentro do ministério estudantil globalmente, além de continuar servindo na formação da equipe e líderes da América Latina. Ele nos conta: “A ideia é estimular e acompanhar o surgimento de multiplicadores nessa área em todo o mundo. Também [já] há uma equipe enfocada nessa parte, de diferentes regiões. Para mim essa dimensão de trabalho em equipe é fundamental”. A diversidade das pessoas é, para Ricardo, um de seus sonhos na nova função.

Mas o que o brasileiro tinha em mente quando aceitou o novo desafio? “Amo o Senhor, amo a obra estudantil”, ele nos responde. “Trabalhar nessa área tem tudo a ver com esses dois amores. Quando entendi que não buscavam um ‘expert’, mas justamente alguém que ajude estudantes, obreiros e profissionais a crescerem no seu amor pelo Senhor através das Escrituras e a engajar-se melhor com ela em missão, pude aceitar com paz e alegria.”

Agradeça a Deus pela disposição e a vida de serviço de Ricardo Borges e ore para que o Senhor o abençoe e direcione nos novos desafios. Ore pela adaptação à nova equipe e ao novo ritmo de trabalho. Também peça que Deus cuide das viagens, que serão mais longas e já começam em outubro rumo ao Oriente Médio. Ricardo também pede que oremos para que ele saiba “trabalhar bem, com graça, boa comunicação e aprendizado mútuo, nessa interação com pessoas de várias culturas”.

E para ajudar na transição, a IFES animou-o a realizar um sabático. “Se tudo correr bem”, ele nos conta, irá para a Ucrânia com a família em julho de 2018 para um período de seis meses com a equipe da IFES Eurásia. “Estamos animados. Podem também orar por esse projeto.”

Além de interceder pelo sabático, agradeça a Deus pela equipe da IFES e pelo trabalho que Sabine tem desenvolvido até aqui. Que Deus os abençoe!

A Palavra entre nós

Embora o enfoque bíblico seja uma das marcas históricas da IFES (e da ABUB – leia aqui o informativo da Secretaria Executiva sobre isso em nossa formação) e esteja na sua visão “Pedras Vivas”, ter assessores exclusivos para a área é uma iniciativa recente, de 2011, quando entrou Sabine e iniciou-se a equipe de apoio. O setor já produziu conteúdos valiosos. Ricardo, que já apoiava, participou, por exemplo, da elaboração do livreto “A Palavra Entre Nós”. Em terras tupiniquins, ele nos ajudou na revisão da tradução. O lançamento da nossa versão foi em junho, e a obra foi disponibilizada através das lideranças regionais e online no site.

E vem mais novidades por aí: dois estudantes brasileiros tomaram a iniciativa de traduzir também o excelente conteúdo do site de Engajamento com as Escrituras na IFES, com sugestões de como fazer um estudo bíblico, entre outros. Eles são Asaph Jacinto e Jéssica Trindade, da ABU ABC (SP). Após um processo de revisão e uma atualização da base do site, poderá existir, portanto, uma versão em português.

Ore pelos estudantes que estão traduzindo e pelo processo de revisão. Deus não esquecerá deste serviço em amor deles! Interceda também para que este material, uma vez disponível, possa encorajar os estudantes brasileiros a mergulharem no texto bíblico e não terem medo de levá-lo para dentro de suas escolas e universidades e entre seus colegas de trabalho.

Perguntamos ao Ricardo o que é a Bíblia para ele: “Graça de Deus, que se revela a mim. Um convite amoroso dele, para que eu o conheça mais, e para que eu entenda melhor os seus caminhos na minha vida, na história e no mundo em missão. Claro que uma graça da revelação não só para mim, mas para toda a humanidade, e por isso necessita, para ser melhor entendida (e obedecida) de uma comunidade hermenêutica global”.

E para você, o que é a Palavra? Ore conversando com Deus sobre isso.

Ore conosco a partir das Escrituras

  • “(…) e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra” (Atos 6:4): agradeça a Deus pela disponibilidade de Sabine e Ricardo em dedicarem-se ao ministério da Palavra, ensinando a toda a comunidade como nos aprofundarmos nela. Peça ao Senhor que lhes dê sabedoria e sensibilidade nesse trabalho.
  • “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” (Salmos 119:11): interceda para que os abeuenses, abessenses e abepenses guardem as Escrituras em seu coração, moldando, assim, sua ação.
  • “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17): peça que Deus crie em cada um dos participantes e obreiros da ABUB o desejo por sua Palavra e a disciplina do estudo bíblico diário, para que possam crescer à luz do texto sagrado.
  • “Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração” (1 Pedro 1:22-23): ore para que cada participante da ABUB possa ter ciência desta regeneração na palavra eterna e, a partir desta certeza, transformar sua vida em serviço e amor. Agradeça a Deus pelos estudantes que já demonstraram estes frutos.
  • “O semeador semeia a palavra” (Marcos 4:4): ore para que os estudantes continuem a semear a Palavra de Deus alcançando outros estudantes, e que a recebam como a boa terra que frutifica.
  • “Mas o que ela diz? ‘A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração’, isto é, a palavra da fé que estamos proclamando: Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (Romanos 10:8-9): interceda pelos estudantes que ainda não confessaram a palavra da fé, para que Deus lhes alcance e possam crer e anunciar que Jesus é Senhor.
  • “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. (…) o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer” (Tiago 1:22,25): ore para que Deus nos dê a felicidade de compreendermos e praticarmos o que ele nos ensina através das Escrituras.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.