Dos joelhos às cédulas

Há muitos trechos bíblicos que orientam sobre a escolha de líderes. Servos (Marcos 10:35-45), irrepreensíveis (1 Timóteo 3:2), apegados à Palavra (Tito 1:9), amáveis (1 Timóteo 3:3), maduros (Efésios 4:11-13), gente em quem vemos os frutos do espírito, como amor, alegria, mansidão e paciência (Gálatas 5:22-23). As Escrituras também ensinam que é bom cada qual exercer seu dom (Romanos 12:6-8) e que a comunidade sempre deve começar pela oração para escolher seus líderes (Atos 1:21-25, 13:1-3). É dessa forma e a partir desses princípios que queremos incentivar os abeuenses de todo Brasil a agirem na eleição da Diretoria Nacional que acontecerá durante o Corpus Christi.

Estudantes em oração

Essa Diretoria da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) é composta por estudantes e profissionais que pensam e deliberam questões essenciais para nossa missão. Cada um se compromete a, em meio aos seus estudos e profissões, separar um tempo para as reuniões (presenciais e online) e acompanhar o movimento, abençoando a ABUB e preservando a nossa visão e missão.

Esse órgão é eleito na Assembleia Geral Ordinária que ocorre durante o Congresso Nacional a cada dois anos – como o que teremos entre os dias 31 de maio e 3 de junho. Neste ano, os cargos em votação serão o de primeiro vice-presidente, diretor secretário, diretor financeiro, dois diretores adjuntos de ABU (Aliança Bíblica Universitária) e um de ABS (Aliança Bíblica de Secundaristas).

Os candidatos são indicados por representantes dos grupos locais. O processo eleitoral já foi comunicado por email e está em andamento. Este ano teremos a Comissão de Apoio ao Processo Eleitoral (CAPE), um grupo para facilitar que os representantes locais conheçam melhor os candidatos.

Além da observação dos princípios bíblicos, é importante que o candidato conheça e tenha participado da ABUB em seus diversos níveis, compartilhando de nossa visão e concordando com as Bases de Fé. A pessoa deve participar de uma igreja evangélica e ter uma caminhada pessoal com Deus, além de disponibilidade de tempo e compromisso para as reuniões (no mínimo quatro reuniões por ano) e para os eventos (Conselhos Diretores e Congressos Nacionais). Para os diretores adjuntos de ABU e ABS, é necessário que sejam estudantes universitários ou do Ensino Médio, respectivamente.

Mas, acima de tudo, precisamos interceder junto a Deus. Ore conosco pelos atuais diretores nacionais:

  • agradeça a Deus por suas vidas e sua dedicação ao ministério. Peça que nosso Senhor continue os abençoando e dando-lhes sabedoria para servirem não apenas na ABUB, mas também na igreja e sociedade;
  • agradeça especialmente por aqueles que estarão deixando a Diretoria. Que Deus, em sua fidelidade, lhes retribua pelo serviço à missão.

Ore pelo processo de eleição:

  • interceda para que Deus direcione os representantes dos grupos locais em todo o processo, com amor pela missão e sabedoria em suas escolhas e posturas;
  • ore para que o Espírito da verdade guie cada delegado, dando-lhes entendimento sobre a importância desse processo burocrático para o avanço do Reino nas escolas, nos campi e entre profissionais;
  • peça que o Espírito Santo oriente a todos através das Escrituras quanto a quais candidatos indicar e escolher;
  • ore para que o Senhor levante os nomes daqueles que ele tem chamado a participar desta forma de sua missão, que os dê paz ao aceitarem o convite e que esteja com eles;
  • interceda para que Deus cuide de todos os que participarem da eleição, para que possam buscar e alegrar-se na vontade do Senhor da missão para a ABUB;
  • peça a Deus para que todos os candidatos que se apresentarem tenham um coração servo, um espírito ensinável e a consciência do que significará a doação que farão dos próximos anos de suas vidas caso sejam eleitos, para que assim o evangelho continue avançando nos nossos campos missionários.

Ore pela organização do Congresso Nacional:

  • peça que nosso Senhor dê sabedoria e forças aos que estiverem trabalhando para uma boa realização do encontro e das Assembleias, que ele os sustente antes, durante e depois;
  • continue intercedendo para que tenhamos representatividade de todas as regiões e estamentos no evento, e que todos possam viajar em segurança ao local;
  • logo após a eleição, a equipe nacional da ABUB precisa reunir assinaturas e documentos para logo registrar o processo para evitar problemas administrativos – ore para que isso seja feito sem dificuldades.

Ore pela transição da Diretoria Nacional:

  • apresente ao nosso Senhor os diretores que serão eleitos e a Diretoria que ficará, que nosso Pai possa guiar os que saem e os que entram a repassarem suas responsabilidades num espírito de diálogo e preservação da missão.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.