Da escola ao ambiente de trabalho

A nossa missão vai além do Ensino Superior! A Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) começou entre grupos universitários, e por isso levamos este nome. Mas também temos dois ministérios focados em outras áreas: o secundarista e o profissional. Ambos têm por volta de uma dezena de grupos em todo o país, e precisam de apoio e intercessão para continuar o trabalho e crescer.

“Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.” – João 17:18 (NVI)

Ide às salas de aula

Como missão estudantil, a Aliança Bíblica de Secundaristas (ABS) encoraja os adolescentes a atuarem como missionários em suas escolas de Ensino Médio. Com rotatividade mais rápida do que o ministério universitário, visto que os estudantes têm apenas três anos para descobrir a missão, capacitar-se, atuar e passar a liderança adiante, o desafio de engajar-se na ABS é grande!

Desde 2015 a obreira Lia Ribeiro do Valle tem atuado como assessora nacional para esta área, fortalecendo e organizando este ministério, com o qual ela sonhava desde o início da sua caminhada como missionária da ABUB. Mas neste ano os sonhos de Deus para Lia tem sido maiores: ela está partindo para fora do país, acompanhando seu esposo que fará doutorado sanduíche (uma bolsa de estudo de pós-graduação no exterior para fazer parte do seu doutorado brasileiro em uma universidade em outro país). A ABUB sentirá muita falta dela, mas nos esforçaremos para honrar seu trabalho e sua dedicação. Nosso desejo é que os obreiros e assessores auxiliares (voluntários) possam arregaçar as mangas e dedicar-se aos sonhos do ministério secundarista.

Quanto ao seu tempo na ABUB, Lia só tem palavras de gratidão: “Agradeço a Deus por este tempo que ele me concedeu em servir a ABUB como obreira da região Minas Gerais e, depois, como obreira nacional de ABS. Agradeço por tudo o que ele fez em mim e através de mim, por tantas viagens que fiz e em como Deus me guardou e me protegeu nelas. Agradeço a Deus pela oportunidade que tive de participar de tantos encontros formativos dentro da ABUB, como participante e como preletora”. Agradeça conosco a Deus pela vida e trabalho da Lia!

Ide “bater o cartão”

O ambiente profissional é um campo missionário, também precisa de sal e luz. A Aliança Bíblica de Profissionais (ABP) reúne graduados com os objetivos de fortalecer e formar os profissionais cristãos, de realizar missão (evangelização e serviço) e de apoiar a missão estudantil (ABU e ABS).

Com uma estrutura própria, nem sempre focada em ter uma reunião de estudo bíblico dentro do espaço de atuação, como ocorre no universo estudantil, cada grupo local se organiza de maneira um pouco diferente. Alguns focam mais em serviço, como é o caso da ABP Natal (RN), que tem atuado em oficinas nas escolas como forma de servir à comunidade. Outros possuem reuniões criativas de comunhão e apoio, como a ABP In English, da ABP São Paulo (SP). Mas praticamente todos se juntam ao redor da Palavra de Deus para fortalecer-se e encarar as dificuldades da vida profissional com os dois pés firmes em Cristo.

O ministério profissional tem sido apoiado por um Grupo de Trabalho (GT) nacional, que já elaborou, entre outras coisas, materiais como o Manual da ABP. Entre as muitas dificuldades que enfrentam está a formação e manutenção de novos grupos pelo país. Para quem quer iniciar um novo grupo, o GT sugere que inicialmente observe quais “ferramentas” estão à disposição. “Se há abeuenses, ou outro grupo de pessoas, de diferentes denominações e profissões, dispostos a iniciar discussões relacionadas à vida profissional. Se no seu local de trabalho há pessoas interessadas em iniciar um grupo de estudo bíblico. Ou se sua igreja está aberta a discutir questões ligadas aos desafios profissionais (sejam técnicos, éticos, emocionais, entre outros).”

“São diversos cenários que demandariam ações iniciais diferentes. Mas, todas partem do princípio de comunhão com pessoas, edificação mútua e anunciar as boas novas.”

Ore pela ABS e ABP

  • Interceda pela missão nas escolas do Brasil! Agradeça a Deus pelos anos de serviço da obreira Lia e por sua vida e peça que nosso Pai a sustente em sua caminhada futura. Expresse gratidão ao Senhor pelos adolescentes que foram aos Cursos de Férias (CF) e pelos obreiros que pensaram agendas específicas para esse público nos CF’s. Peça que cada adolescente que recebeu treinamento gere frutos em suas escolas. Que Deus dê ânimo e os fortaleça para o trabalho dos grupos de ABS’s no segundo semestre. Além disso, ore para que Deus continue abençoando e guiando nossos obreiros e assessores auxiliares para que prossigam olhando para a agenda da ABS, e que Deus levante adolescentes comprometidos com sua Palavra para compartilhá-la em suas escolas.
  • Ore pelo nosso ministério de profissionais cristãos! O Grupo de Trabalho da ABP pede que oremos junto com eles para que profissionais cristãos, em seus variados meios de atuação, se sintam chamados a atuarem com comprometimento, atentos às demandas da sociedade e de seus colegas de trabalho, buscando ser sal e luz neste mundo, trabalhando para que, até que Cristo venha, sejam estabelecidas raios do Reino àqueles que necessitam dele.
  • Peça que Deus dê sabedoria aos obreiros e assessores auxiliares para trabalharem com tantas demandas dos nossos diferentes ministérios. Que o Senhor os oriente e envie mais trabalhadores para a obra, de forma que tanto a ABS quanto a ABP possam florescer e acompanhar a missão universitária em tamanho e impacto.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.