Caminhando e orando

“Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará’.” – Marcos 8:34-35 (NVI)

Na Aliança Bíblica Universitária do Brasil queremos formar estudantes e profissionais que impactem seu contexto com o evangelho de Cristo, sejam testemunhas vivas da transformação e do chamado do nosso Senhor, e tenham uma postura sacrificial, como Jesus teve. É para isso que organizamos nossos treinamentos.

Entre os dias 13 e 31 de janeiro acontecerá o Instituto de Preparação de Líderes, nosso famoso IPL. Depois de participar das instâncias locais e regionais de treinamento, os participantes da missão estudantil têm a oportunidade de fazer parte deste evento de três semanas. Neste ano, eles estudarão por duas semanas o Evangelho de Marcos. Na última semana, vão para uma parte prática fora do local. Desta vez, no entanto, 15 ipelenses ficarão no local para treinar o Experimento Marcos, peça evangelística, e apresentar em duas igrejas da região. O objetivo é que não apenas retornem com a ideia desta ferramenta para seu grupo local, mas também aprendam mais sobre como organizá-la na prática.

Depois do IPL, ainda haverá outro evento, este focado na governança. Este ano, o Conselho Diretor (CD) não acontecerá antes do IPL, mas depois, nos dias 1 e 2 de fevereiro (as inscrições estão abertas aqui). Este encontro reúne a Diretoria Nacional, Secretaria Executiva e representantes das regiões da ABUB para refletirem e decidirem os próximos passos do movimento. Com os preparativos para a Assembleia Geral que ocorrerá em julho, durante o Congresso Nacional, há muito ainda o que conversar, além de aprovar o orçamento anual.

Caminho da cruz

Este será o tema do próximo IPL, refletindo no chamado de Cristo em Marcos 8:34-35. Pouco antes dessa afirmação de Jesus, ele havia perguntado aos discípulos quem eles achavam que ele era. No texto inaugural do IPL 2020, Natan de Castro, nosso secretário de formação adjunto, reflete sobre estes trechos das Escrituras:

“Conhecer a Jesus Cristo e entregar-lhe a vida é o evento mais necessário e revolucionário pelo qual uma pessoa pode passar. Mas não é apenas um evento. É, também, o início de uma caminhada de regresso a Deus. Essa jornada envolve, ao mesmo tempo, a renúncia de um estilo de vida marcado pela rebelião e o movimento em direção à obediência amorosa a esse mesmo Deus. Essa peregrinação é diária e dura a vida toda! (…)

“Sabemos de antemão que no fim do caminho há uma cruz e para além dela a ressurreição. Mas isso não chega a ser um spoiler. A caminhada não perde a graça por causa disso! Aliás, ocorre o contrário. A graça é que nos encontra no caminho. Somos convidados a tomar nossa cruz diariamente e a seguir a Cristo no caminho de humilhação e morte. Sim, o CAMINHO DA CRUZ.”

Ore pelo IPL e pelo CD

  • Interceda pelas mensagens e oficinas que ocorrerão durante o IPL, para que Deus prepare e capacite aqueles que as levarão e abra desde já o coração dos participantes para que eles possam aprender mais sobre esta jornada de serem cristãos e missionários. Que as palavras ditas venham do alto e sejam alimento para aqueles que as ouvirem, semeadas em boa terra que ouve e dá fruto.
  • Ore pela parte prática, para que ela transforme toda teoria em prática e faça com que tudo o que aprenderam se materialize em atos. Peça que Deus ajude os estudantes a servirem, assim como o Filho do homem veio para servir, e dessa forma retornarem aos seus contextos não apenas cheios de ideias, mas também humildes e dispostos a ouvir a voz do Senhor antes de as suas próprias vozes. Interceda também pelos que estarão envolvidos no Experimento Marcos, para que não desanimem e realizam esta ou outras ações evangelísticas em suas escolas, universidades e outros contextos.
  • Por fim, apresente a Deus o Conselho Diretor e peça para que ele cuide das decisões a serem tomadas neste espaço. Que possamos continuar cuidando bem da missão que ele confiou em nossas mãos. Ore para que possamos ter todas as regiões representadas!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.