O boletim literário, tem por objetivo incentivar a literatura e a arte na região. Será publicado mensalmente no site e divulgado no Instagram, contendo resenhas e demais produções artísticas, reflexões e outros materiais de estudantes e profissionais do movimento. Este é um espaço feito para todas e todos. Entendemos que a arte também é uma manifestação do evangelho e que se somos feitos a imagem do Criador, somos chamados para a criatividade.
Durante o mês de junho e julho, estamos realizando o Curso de Formação Missionária e na ultima semana tivemos uma oficina sobre o Estudo Bíblico Artistico, uma alternativa ao clássico Estudo Biblico Indutivo (EBI). Como proposta prática para aplicá-lo, a Mayra Curinambe, oficineira, propôs que os participantes respondessem artisticamente ao salmo 98:
Eu canto, canto
Eu danço, danço
Exalto, louvo
Sinto a alegria do Eterno
Lembro-me do amor
que Jesus anunciou
da Verdade que deixou
Da alegria que ficou
a Terra clama: bendito é o Criador
Seja aonde for
eu darei esse louvor
gritando, chorando
batendo palmas
Diante do Senhor
Lidiane Silva Souza
São Luís – MA
O salmo 98 nos convida a celebrar, juntamente com toda a criação, os feitos e maravilhas de Deus e o seu Reino de justiça que será estabelecido. Esse lettering representa uma resposta a esse convite, com uma explosão de cores e aquarela que busca traduzir todo o louvor que é devido ao Senhor e Criador do universo.
Carla Ferreira
Ouro Preto – MG
Ao ler Salmos 98 e ficar meditando nele, optei por uma colagem de imagens, usei basicamente: computador e Internet
Ao fazer deixei o Salmo 98 de fundo (sendo narrado msm várias vezes) e no modo geral a adoração / grandeza à Deus se destaca. Nisso quis retratar o espaço pois vemos nele a grandeza de Deus (Criador). E tudo no espaço o adora desde a lua, terra, rios e montes. Os versículos finais me fizeram também refletir que Ele voltará (imagem refletida na luz bem forte perto das ondas e as pessoa contemplando seu esplendor).
Fernanda Caroline Maciel
Rio de Janeiro – RJ
Entendo que ele nos salvou, nos salva e salvará. E isso é um grande motivo para nos alegrar e cantar.. Que a natureza expressa essa beleza de Deus.. Que suas maravilhas evidentes do passado, nos geram alegria no presente e fé no futuro, porque Ele virá novamente. E coloquei o arco íris pra lembrar a aliança dele com a humanidade.”
Amilton Júnior
Seropédica – RJ
Fiz algo bem simples a partir do verso que mais me chamou a atenção, o verso 2.
Tenho me sentido convidada pelo Senhor a perceber a beleza nas coisas simples. Então, como tenho plantinhas aqui em casa, peguei uma das folhas que caíram de uma das minhas plantas, coloquei numa folha, passei um pouco de terra e escrevi algo sobre o fato de cada detalhe revelar a beleza de Deus, porque Ele se fez notório.
Nívea Lopes
São Paulo – SP
Destaquei em cada ponto algo que me chamou a atenção e enumerei, e essa é o que descrição a partir de cada um:
1. Todas as manhãs Deus espera que vivamos algo novo, Ele deseja que coisas novas aconteçam a cada amanhecer.
2. O Senhor Deus através do Seu Filho manifestou sua Salvação a todo o mundo.
3. E assim nos mostrou o seu amor e sua fidelidade para conosco através Dele;
4. A natureza mostra a profundeza do seu criador ao si manifestar
5. E como a natureza o adora;
6. Ele vem julgar a terra, pois também espera dela adoração.
Wanessa França
Cajazeiras – PB
A foto foi retirada no segundo dia da oficina de Estudo Bíblico Artístico, durante o processo de meditação sobre o salmo 98. Essa é uma das visões que tenho de casa e me fazem recordar o seguinte trecho do salmo; “Salmos 98:7 Ressoe o mar e tudo o que nele existe, o mundo e os seus habitantes! 8 Batam palmas os rios, e juntos, cantem de alegria os montes; 9 cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.”
Me parece importante ter comunhão com a natureza, pois por meio dela adoramos a Deus.
Nívia de Oliveira Paiva
Juiz de Fora – MG
Como você responde com arte à Palavra de Deus? Mostra pra gente.