Como foi a nossa primeira Assembleia virtual

Entre os dias 18 e 19 de julho ocorreu a primeira Assembleia Geral virtual tanto da Aliança Bíblica Universitária do Brasil quanto da ABU Editora, nossa casa editorial. O encontro contou com mais de 100 grupos locais representados e pode atualizar todo o movimento nacional das últimas notícias e tomar importantes decisões. Para a presidente, Raquel Bergária, o evento “foi uma benção”. “Conseguimos garantir a continuidade administrativa da ABUB como organização. A gente se adapta ao nosso contexto e confia na direção e soberania do Senhor sempre”, afirmou Raquel.

Neste evento de governança foram apresentados o relatório da Diretoria Nacional, da ABU Editora e o relatório financeiro. Também ocorreu a posse dos membros ao Conselho Diretor, representantes de cada uma das sete regiões eleitos pelos Conselhos Regionais, com mandatos até 2022.

No relatório da ABU Editora, destacou-se os novos parceiros e planos, que está construindo um novo site e atuando para oferecer lançamentos ainda neste ano. Também foi aprovado o novo Estatuto para a editora, revisando este importante documento, além de apresentada uma atualização no seu orçamento. Foi explicado a mudança na composição dos funcionários, com a saída do fiel e amado Norberto Riback, já aposentado, e o processo de seleção de um assistente financeiro.

No relatório financeiro da ABUB, além dos números de sempre apresentou-se algumas mudanças devido ao novo momento da pandemia, que visam proteger a sustentabilidade do movimento. Além disso, a Diretoria Nacional também apresentou mudanças no nosso grupo de obreiros: Giovanna Amaral, secretária de administração e comunicação, e Jéssica Kelly Ribeiro, assessora da região Centro-Oeste, deixarão o movimento no fim do ano. Tályta Alencar, atual assessora de mobilização de recursos, entrará para a equipe da secretaria executiva em 2020. Rui Lima entrará em agosto com assessor para a região Norte e Higor Valin inicia seu processo de mobilização de recursos para entrar como assessor na região Centro-Oeste.

Tivemos a alegria de filiar três novos grupos: ABU Guaratinguetá (SP), ABU Barreiras (BA) e ABU Araguaia (MT). Além destes, no início do ano também recebemos os grupos ABS Rondonópolis (MT), ABS Itajubá (MG) e ABS Lavras (MG). É uma alegria ver novas cidades atuando na missão estudantil! Os grupos inativos foram desfiliados, concluindo o evento com 120 grupos locais filiados à ABUB.

A Assembleia aprovou também a constituição dos novos conselhos instituídos no Estatuto de 2018: Conselho Consultivo e Fiscal – confira os nomes dos participantes abaixo. O movimento expressou muita alegria em finalmente poder contar com este time de apoio e sabedoria e agradeceu aos indicados por aceitarem compor os grupos.

Por fim, elegeu-se a nova diretoria da ABUB, que também pode ser consultada abaixo. Acolhemos os novos participantes e também agradecemos por sua disposição em servir à Diretoria Nacional. Pedimos oração para que Deus os guie em todas as decisões e ações!

Conheça os novos e nem tão novos rostos da ABUB, e veja aqui o vídeo de abertura e aqui o de fechamento da Assembleia:

Diretores eleitos e empossados

Além dos nomes abaixo, continuam fazendo parte da diretoria com mandato até 2022 Gustavo Marchetti (1º vice-presidente), Matheus Ferré Ignacio (antigo diretor financeiro, atual 1º tesoureiro) e Marcus Vinicius Matos (1º secretário).

 

Raquel Bergária – presidente reeleita: psicóloga especializada em saúde pública e mestre pela Universidade de Bergen, participou da ABU Ribeirão Preto (SP) e está na Diretoria Nacional desde 2008. Este é seu último mandato como presidente, cargo no qual foi a primeira mulher a ocupar. Mora em São Paulo (SP) e frequenta a Igreja Metodista Livre da Saúde.

 

Daniel Vasconcelos – 2º vice-presidente: graduado em sistemas de informação e mestre em engenharia biomédica, conheceu o movimento estudantil em Uberlândia (MG). Entrou na Diretoria Nacional em 2016 e completou seu período como diretor de relações públicas. Mora em Uberlândia e frequenta a Sexta Igreja Presbiteriana de Uberlândia.

 

Caio Cabral – 2º tesoureiro: formado em ciências contábeis, conheceu a ABU em Maceió (AL) e participou da diretoria regional Nordeste de 2016 a 2019, atuando como 1º tesoureiro, presidente e vice-presidente. Mora em Recife (PE) e frequenta a Igreja Batista Betel no Jaraguá.

 

Bárbara de Abreu Francisco – 2º secretária: engenheira física, participou da ABU São Carlos (SP) quando foi uma das idealizadoras do projeto ABU no Enem. Foi delegada da região SP/MS ao Conselho Diretor de 2017 a 2018 e representa a ABUB no Vocare. Mora em Campinas (SP) e frequenta a Igreja CEU.

 

Renato Araújo Mendonça – diretor adjunto de ABP (Aliança Bíblica de Profissionais): graduado em sistemas de informação, com latu sensu em engenharia de software, começou a participar do movimento em um núcleo da ABU São Paulo (SP) e hoje faz parte da ABP na mesma cidade, da qual fez parte da diretoria. Mora em São Paulo e frequenta a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo.

 

Débora Oliveira Chaves – diretor adjunto de ABU (Aliança Bíblica Universitária): estudante de relações internacionais na Universidade de São Paulo, Débora participa da ABU São Paulo (SP) desde 2016. Está em seu último ano. De São Luís (MA), Débora é membra da Igreja Batista Plenitude, mas em São Paulo frequenta a Igreja Batista Filadélfia.

 

Patrick Peixoto Gomes – diretor adjunto de ABU (Aliança Bíblica Universitária): estudante de engenharia química em Alegre (ES), conheceu a ABU em seu primeiro período. Atuou como diretor local e regional. De Campos de Goytacazes (RJ), mora em Alegre (ES) e frequenta a igreja presbiteriana.

 

Conselho Consultivo

Alberto Diniz: doutor em engenharia mecânica e professor na Universidade de Brasília, Alberto conheceu a ABUB na década de 1980. Participou do grupo de Itajubá (MG) e há muitos anos aconselha e apoia estudantes do movimento. Mora em Brasília (DF) e é presbítero na Igreja Presbiteriana do Planalto há 18 anos.

Carlos Queiroz: engenheiro mecânico, teólogo e, hoje, pastor da Igreja de Cristo no Ceará, Carlos conheceu a ABU na faculdade e participou regionalmente do movimento. Trabalhou em organizações como Visão Mundial e Diaconia. Mora em Fortaleza (CE).

 

Dieter Brepohl: administrador e economista, foi obreiro da ABUB até 1983 e atuou como presidente do Comitê Executivo Internacional da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (IFES, na sigla em inglês, da qual somos parte). Mora entre Curitiba e Lapa (PR).

 

José Miranda Filho: funcionário público aposentado, conheceu a ABU na universidade na década de 1970. Foi um dos pioneiros na organização do projeto de diaconia Castelão. Foi da Diretoria Nacional de 1986 a 2012, chegando a ser presidente. Mora em Brasília (DF) e é presbítero na Igreja Presbiteriana do Planalto.

 

Paulo Ribeiro: engenheiro eletricista e doutor, conheceu a ABU nos anos 1970 e ajudou a formar o primeiro grupo da ABP Recife (PE). Apoiou o movimento estudantil pelos países que passou, como Inglaterra, Holanda e Estados Unidos. Professor universitário da Universidade Federal de Itajubá (MG), hoje mora na cidade, onde frequenta a Primeira Igreja Presbiteriana.

 

Rute Silveira Eismann: pedagoga, Rute conheceu a ABUB em 1964 e fez parte do grupo da ABU Rio de Janeiro (RJ), onde também ajudou a iniciar a ABP em 1976. Sempre apoiou os grupos e aconselhou estudantes e profissionais. Fez parte da Diretoria Nacional como secretária. Mora no Rio de Janeiro e frequenta a Igreja Presbiteriana do Recreio.

 

Ruth Borges: mestre em biologia, Ruth conheceu a ABUB no Ensino Médio e participou da ABU Ribeirão Preto (SP). Foi assessora auxiliar do movimento no Uruguai, atuando na reestruturação deste. Fez parte do time das primeiras expositoras bíblicas mulheres de uma Assembleia Geral da IFES. Professora de inglês, mora em São Paulo (SP) e é da Igreja Metodista Livre da Saúde.

 

Silêda Steuernagel: formada em letras e artes, participou do ministério estudantil nos anos 1970. Depois, foi obreira até o início dos anos 80, trabalhando com a ABU Editora. Mora em Curitiba (PR) e congrega na Igreja Luterana do Redentor.

 

Taís Machado: psicóloga, se envolveu na ABUB ainda no Ensino Médio e foi da ABU São Paulo (SP). Trabalhou na biblioteca do antigo Centro de Treinamento da ABUB, serviu como assessora regional e depois como secretária de capacitação. Atualmente trabalha como psicóloga clínica e serve por meio de ensino e mentoria em algumas igrejas e seminários onde mora, em São Paulo (SP).

 

Ziel Machado: historiador, teólogo, mestre em ciências da religião e doutor em ministério pastoral, participou da ABS e ABU no Rio de Janeiro enquanto estudante. Foi obreiro de ABS, secretário geral da ABUB e, por fim, secretário regional para a América Latina até 2011. Hoje atua como presidente honorário da IFES e pastor da Igreja Metodista Livre da Saúde onde mora, em São Paulo (SP).

 

 

Conselho Fiscal

Braulio Craveiro Filho – titular: engenheiro mecânico, conheceu a ABU em São Carlos (SP) em 1974. Continuou envolvido com o movimento até meados dos anos 2000, tendo inclusive ocupado três cargos na Diretoria Nacional. Mora em São Paulo (SP) e frequenta a Igreja Presbiteriana Jardim Tranquilidade, em Guarulhos.

 

Márcio de Campos Camargo Filho – titular: engenheiro de produção, participou da ABU Itajubá e Itabira (MG) desde 2011. Hoje é analista financeiro. Serviu nas diretorias locais e regionais. Mora em São Paulo (SP) e frequenta a Igreja Presbiteriana de Santo Amaro.

 

Roberto Takasu – titular: formado em ciências sociais e mestre em teologia, participou do movimento desde 1981, tendo se convertido no grupo local da ABU Campinas (SP). Na Diretoria Nacional, foi diretor adjunto de ABU enquanto estudante e diretor financeiro entre 2008 e 2014. Mora em São Paulo (SP) onde trabalha como administrador do ramo imobiliário e frequenta a Igreja Holiness em Santo André (SP).

 

Josué Carlos Cunha Muniz Filho – suplente: formado em direito e mestrando, participa da ABUB desde 2011 e foi diretor da ABP Uberlândia (MG). Atuou como voluntário para assessoria jurídica da ABU Editora. Mora em Uberlândia e frequenta a Sexta Igreja Presbiteriana da cidade.

 

Nehemias Monteiro Júnior – suplente: engenheiro químico e mestre na área, participou da ABU na década de 90 e foi diretor regional e assessor auxiliar da ABU Rio de Janeiro (RJ). É funcionário público federal, atuando na avaliação do sistema financeiro nacional. Mora no Rio de Janeiro (RJ) e frequenta a Comunidade de Jesus.

 

Luan Grisoste Brandão – suplente: engenheiro de produção, participou da ABU São Carlos (SP) de 2011 a 2014. Atua como gerente em uma empresa de consultoria interna na área de educação e tem experiência como consultor para estratégia de crescimento. Mora em São Paulo (SP) e frequenta a Igreja Metodista Livre da Saúde.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.