Os planos de um novo site e os planos de Deus

Você realizou todos os seus planos para 2022?

Na ABUB começamos este ano com muitos projetos. Entre eles, a retomada de muita coisa que a pandemia pausou, como o Congresso Nacional de 2022 e outros treinamentos presenciais. Um dos planos que pensávamos que iríamos terminar rápido era o novo site da ABUB. Mas, em meio a dificuldades técnicas (e um pouco de agenda), este plano levou muito mais tempo para ser completado.

Agora, no entanto, estamos muito felizes em colocar no ar o novo site (e ainda antes do ano novo!). Ele não está completo, estamos trabalhando ativamente para trazer os textos antigos e atualizar os grupos locais, perfis de obreiros, entre outros. Por isso, agradecemos pela sua paciência! Aos poucos, esta nossa nova casa virtual estará cada vez mais completa.

Aproveitando esse marco, quero, como assessora de comunicação e arte da ABUB responsável por este projeto, compartilhar com vocês algumas reflexões que fiz sobre planos e a realização deles.

Meus planos ou os planos de Deus?

As Escrituras estão repletas de textos sobre planos, já reparou? Deus nos encoraja a nos preparar quando diz: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” – Lucas 14:28 (NVI).

Ele nos alerta que tudo depende da natureza do coração que planeja: “Por isso os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos”, Salmos 81:12 (NVI), e “O perverso não tem caráter. (…) tem no coração o propósito de enganar; planeja sempre o mal e semeia discórdia”, Provérbios 6:12 e 14 (NVI).

Deus, por outro lado, tem planos muito maiores do que podemos imaginar. Isso não quer dizer que ele nos dará sucesso acima do imaginado para os nossos projetos, mas que seus planos são para além do nosso planejamento, transcendem o tempo e o espaço. São eternos (Salmos 33:11). Eu planejo com um calendário e um orçamento em mãos, o Senhor planeja com toda a criação e todo o seu amor. Em seus planos está nos encher de esperança para um futuro eterno (Jeremias 29:11).

Então, quando fazemos planos e os colocamos nas mãos de Deus (Provérbios 16:3), ele não está interessado em saber se seremos bem sucedidos nos detalhes que sonhamos. Ele pode até, em sua graça, nos ajudar nisso. Mas ele está profundamente engajado com sua história eterna que envolve toda a humanidade e com cada um dos seres humanos.

Então, ele nos dá o privilégio de poder fazer parte dessa história e, para isso, ajusta a nossa rota. Os fins desses planos nem sempre são os nossos fins, e o tempo nem sempre é o nosso tempo. Nosso coração pode planejar, mas o Senhor adapta nossos planos ao seu propósito eterno (Provérbios 16:1). Muitas vezes ele nos deixa entender as mudanças, mas há vezes em que as respostas divinas são um mistério.

Basta a nós, confiantes no amor e na sabedoria do nosso Deus, planejarmos com nossos corações fixos em seu projeto eterno e entregarmos a ele nossos planos. No fim, podemos sempre descansar na certeza de que o propósito dele será realizado, mesmo que não vejamos o curso completo desta história.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.