Retomada da formação: um refrigério para almas famintas

Por Felippe Schmitt, assessor da região Nordeste. Texto originalmente publicado no Entre Nós 2023.

 

O último Curso de Férias (CF) que a região Nordeste havia realizado foi antes da pandemia de covid-19, em julho de 2019, Salvador (BA). Importante marco da formação regional, o Curso de Férias, além de trabalhar métodos para a evangelização nas escolas e universidades, ensina ao estudante a essência do que é ser cristão. Um treinamento que une formação interior e uma prática externa do cristianismo.

Em círculo com várias cadeiras vê-se os participantes do Curso de Férias 2022 da região NordesteConfesso que, como assessor da região, me vi cheio de desafios em 2022, quando a pandemia enfraqueceu. Um deles era o de retomar o CF depois de três anos em uma região com pouquíssima renovação da liderança estudantil e sem perspectivas claras de atualização a curto prazo. Além disso, com uma espécie de desânimo geral nos cristãos, não só acometidos pela pandemia, mas pelo agressivo início do processo eleitoral do Brasil. Tempos difíceis.

Mesmo com essas grandes dificuldades, a região decidiu fazer o CF. O grupo de Recife (PE) sediou o evento num lugar chamado Acampamento Paraíso. Nome até sugestivo. Ironicamente, em tempos difíceis temos vontade de correr para um lugar de paz definitiva. Mas, no intuito de aprimorar a experiência de formação dos estudantes, tratamos de temas e assuntos difíceis do momento em que vivíamos.

Um desafio inicial era se conseguiríamos ter público. Sentimos bastante dificuldade nas inscrições. O local só contratava com, no mínimo, 60 pessoas. Porém, alcançamos um pouco mais de 40 inscritos. Foi luta corpo a corpo para as pessoas irem. Na última semana ainda se inscreveram umas dez pessoas. Dos inscritos, dez estudantes nunca tinham ido a um CF e depois se envolveram com a ABUB Nordeste.

E para a surpresa de todos, o CF valeu muito a pena! Muita gente desanimada com a vida, com a igreja, com a política e com a obra missionária saiu de lá bem diferente. Percebemos a presença do Senhor de quatro formas: trazendo esperança, acolhimento, segurança e renovo espiritual. Esses sentimentos de fortalecimento foram perceptíveis a todos.

Mesmo sendo um encontro de apenas quatro dias, eu acredito que cumpriu o propósito. A programação foi além das expectativas. Deus agiu. A palestra de “Evangélicos e Política”, com o Henrique Alonso, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especialista no assunto, começou às 11 horas da manhã e foi tão boa que só paramos para almoçar às 14 horas, tamanha era a fome sobre o tema.

Grupo reunido sorri para a foto no Curso de Férias da região NordesteFizemos uma roda de terapia comunitária para tratar de nossas dores físicas e emocionais que também durou muito além do previsto, acabando às 14 horas. Todos nós estávamos precisando desses momentos inspiradores. Puro refrigério.

O treinamento contou com diversas oficinas e programações. Estudamos juntos toda carta de Efésios e terminamos com a celebração da ceia do Senhor. 

Os frutos foram muito positivos, três estudantes novatas no CF decidiram ir ao Instituto de Preparação de Líderes (IPL), ocorrido em janeiro de 2023. Os corações de muitos, mais aquecidos, continuam a trabalhar na reconstrução da ABUB na região. No final do evento, recebemos ofertas que vieram de todos os cantos, até de fora do país, para cobrir os gastos necessários. Incrível.

Em 2023 as regiões da ABUB continuarão fazendo Cursos de Férias! Vale a pena investirmos na formação de estudantes, mesmo com tantos desafios pela frente. Não podemos desanimar! Que o Senhor continue nos guiando e cuidando de sua obra.

 

Leia esta e outras histórias, além da nossa prestação de contas anual, no Entre Nós 2023. Baixe no nosso site!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.