Natal 2023: Um menino nasceu

Leia nosso cartão de Natal escrito pela presidente da ABUB

Por Raquel Bergária, presidente da Diretoria Nacional da Aliança Bíblica Universitária do Brasil

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6 – ARC)

Uma das coisas que mais me encantam nas festividades natalinas são os presépios, uma representação artística do momento singular na história quando o rei do universo decidiu se fazer gente e habitar entre nós. Eles nos fazem lembrar a maneira totalmente inusitada e inesperada em que Jesus nasceu. Como uma criança pobre, refugiada, na periferia do mundo, rodeada pelos seus pais cuidadosos e por animais numa estrebaria.

Há alguns dias, vi uma foto do presépio construído neste Natal 2023 na Igreja Luterana de Belém, na Palestina. O presépio foi edificado com escombros, restos de construções destruídas, sendo o bercinho, onde um pequeno e frágil bebê está deitado, rodeado por pequenas estátuas representando Maria, José, alguns animais e os reis magos.

Essa cena me comoveu profundamente e me trouxe a convicção que, se Jesus fosse nascer de novo neste Natal, ele estaria de fato ali, entre os escombros, entre os pobres, os rejeitados, os sem valor. O “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” reinando, trazendo vida, luz, esperança e nos convidando a edificar com ele o seu reino. O reino de Deus é como o lugar no qual a vontade dele é feita. Reino esse inaugurado, mas ainda não consumado.

Neste Natal, Jesus convida novamente a humanidade para acolher à sua convocação para estabelecer o seu reino. Um povo que se coloque em oposição ao sistema que é contrário ao reino de Deus.

Eu agradeço a Deus por cada estudante, profissional, assessor, diretor, conselheiro e doador da ABUB que, por mais um ano, escolheu ser parte com Jesus na construção do seu reino nesse mundo cheio de escombros. Oro para que nós, abeuenses, como parte da igreja de Deus, assumamos nosso papel, nos arrependendo e seguindo os passos de Jesus de Nazaré, nos colocando debaixo do seu reinado para promover a vida.

“Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mateus 6:10 – NVT)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.