Nota de falecimento e gratidão: Neuza Itioka

Neuza foi assessora e secretária executiva da ABUB nas décadas de 1960 e 1970

Recebemos no dia 6 de fevereiro de 2024 a informação de que Neuza Itioka (1939-2024) faleceu, depois de ser acometida por pneumonia e internada. O velório e sepultamento estão acontecendo no Cemitério da Paz, em São Paulo (SP), em 7 de fevereiro (veja mais informações nesta publicação).

Foto: Instituto Neuza Itioka

Formada em teologia, Neuza conheceu a Aliança Bíblica Universitária enquanto estudante de pedagogia da Universidade de São Paulo, nos anos 1960. Participou do Primeiro Seminário de Capacitação de Líderes Estudantis da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (IFES, na sigla em inglês, da qual fazemos parte), no Peru.

Tornou-se, em 1966, assessora, trabalhando na capital de São Paulo e do litoral paulista, sempre realizando viagens missionárias para outras regiões. Em junho de 1972, assumiu o cargo de secretária executiva, sendo a primeira mulher brasileira a ocupar este cargo na ABUB e uma das primeiras nos movimentos nacionais da IFES, pelo que sofreu muitas críticas na época.

Neuza também fez parte da Comissão de Literatura formada em 1973, que veio depois a semear a formação da ABU Editora. Ela também foi para a primeira Conferência Missionária para o Extremo Oriente, nas Filipinas, um dos eventos que encorajou a organização de um encontro abeuense focado em missões.

Enquanto a ABUB preparava o Congresso Missionário de 1976, Neuza organizou sua saída do movimento. Em dezembro de 1975, ela enviou uma carta explicando sua transição e apontando uma mudança no cargo: formou-se, então, a primeira Secretaria Executiva como um corpo com mais de um cargo. Na época, o secretário geral, o secretário administrativo e o secretário treinador, sendo respectivamente Dieter Brepohl, Bill McConnell e Bill Asbury.

Depois que Neuza Itioka deixou a liderança do movimento, ela escreveu entre 1976 e 1977 o livreto “Encarnando a Palavra libertadora”, que conta os primeiros anos da ABUB, tendo depois revisado-o para publicação em 1982. Na introdução da obra, Neuza escreveu:

“O que tentei colocar no papel é a história de algumas gerações de estudantes que captaram uma visão de levar a mensagem de Jesus Cristo na sua simplicidade aos colegas dentro da universidade. Não foi fácil. Muita coisa foi feita na base do ensaio e do erro, mas com muita confiança em Deus. (…) Mas o que constatamos é que Deus é fiel, apesar de tudo e de todos; apesar da nossa fraqueza, da nossa pequenez, ele faz a sua obra e faz questão de glorificar o seu Nome.”

Neuza Itioka em “Encarnando a Palavra Libertadora”

Em 1978 ela foi eleita como 2ª vice presidente da ABUB, cargo que ocupou até 1982. Neuza seguiu seus estudos em missiologia e atuou em outras organizações missionárias, vindo a se tornar conhecida na área de batalha espiritual. Nos últimos anos, atuava através do instituto que leva seu nome com cursos e palestras.

Agradecemos pela vida e contribuição de Neuza ao movimento estudantil e intercedemos, neste momento, por sua família e queridos que se despedem dela nesta vida terrena.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.