Enquanto a alegria dava o tom nos momentos de formação, sonhos e deliberações importantes para o futuro da missão marcaram o Congresso Nacional de 2024 da ABUB de 30 de maio a 2 de junho. Sob o tema “O paradoxo da alegria”, os participantes estudaram os Salmos e refletiram sobre a realidade do mundo estudantil, nosso maior campo missionário. A nova Diretoria Nacional da ABUB e outras decisões importantes aconteceram na Assembleia Geral, que ocorreu durante o evento.
Novos líderes da Diretoria Nacional
A Diretoria Nacional é um órgão deliberativo da ABUB formado por voluntários eleitos na Assembleia Geral. Eles assumem a direção da ABUB, exercendo o poder planejador, coordenador e administrativo, entre os outros encontros de governança que possuem representação regional ou local, como o Conselho Diretor e a própria Assembleia Geral.
Raquel Bergária se despediu da presidência da ABUB depois de servir no cargo desde 2012. Antes, ela também foi a segunda vice-presidente. O movimento agradeceu pelos anos de dedicação de Raquel e por todo seu cuidado com a missão!
O novo presidente eleito é Alberto Diniz, que ocupava desde 2022 o cargo de primeiro vice-presidente. Alberto mora em Brasília (DF) e é doutor em engenharia mecânica e professor universitário. Em seu lugar, como primeira vice-presidente, foi eleita a engenheira física Bárbara de Abreu, que antes estava na Diretoria como segunda secretária.
Três diretores foram reeleitos: o especialista de sistemas de Uberlândia (MG) Daniel Vasconcelos como segundo vice-presidente, o contador de Maceió (AL) Caio Cabral como primeiro tesoureiro e a diretora pedagógica de Natal (RN) Cíntia Oliveira como diretora adjunta de ABP (Aliança Bíblica de Profissionais).
Como segunda tesoureira foi eleita Kássia Carvalho. Engenheira eletricista da área de Telecom, Kássia mora em São Paulo (SP) e atuou no grupo local ABU Juiz de Fora (MG) e na região de Minas Gerais. Ela compartilhou que está animada para servir a Deus e aos estudantes na Diretoria Nacional pelos próximos anos:
“Sei que essa etapa será desafiadora, mas confio que trará ótimos ensinamentos e oportunidades. Como pedidos de oração, peço que Deus me capacite e me dê sabedoria para servir a ABUB da melhor forma”.
Já como segunda secretária foi eleita Ilzani Santos, que foi atuante na região Leste e também exerceu o cargo de assessoria auxiliar. Ela é pedagoga, mestre em educação e administradora pública. Mora em Nova Iguaçu (RJ). Ela partilhou seus sentimentos:
“Sou grata a Deus e à ABUB pela oportunidade de fazer parte da Diretoria Nacional. O movimento estudantil faz parte da minha vida e formação. Quero participar e contribuir bem de perto com o que Deus tem feito em todos os lugares no Brasil e além no cumprimento da missão.”
Por fim, como diretores adjuntos de ABU (Aliança Bíblica Universitária), foram eleitos os estudantes Norton Xavier, da região Minas Gerais, e Vitória Abreu, da região Leste. Eles representam os estudantes universitários na Diretoria e são responsáveis pelo diálogo com este grupo.
Vitória Abreu é estudante de psicologia na Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mora em Nova Iguaçu (RJ). Ela nos contou como vê a história da ABUB e os próximos anos: “Acredito que a boa mão do Senhor, que vem conduzindo a missão estudantil e sustentando-a ao longo da história, nos guiará e nos capacitará para a boa obra. Creio muito no que Deus está fazendo neste tempo, alcançando e fortalecendo o corpo estudantil, forjando homens e mulheres cheios do Espírito Santo, prontos para ocupar todas as esferas da sociedade, ajudando e promovendo justiça social e impactando de forma positiva toda a nossa sociedade. Acredito e oro por um tempo de expansão e fortalecimento dos grupos. Peço oração para que Deus nos conceda sabedoria e discernimento para entender sua vontade para este tempo, e que nos conceda os recursos necessários para o cumprimento da missão”.
Norton Xavier é estudante de engenharia mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no campus Itabira (MG), onde mora. Ele contou que ficou honrado e grato pelo resultado da eleição. “Estou ansioso para os próximos anos, nos quais terei a responsabilidade de ser uma voz representativa das universidades nas discussões da Diretoria Nacional da ABUB”, compartilhou. “Encaro este desafio com grande expectativa e compromisso, buscarei meios de ouvir as necessidades e preocupações dos estudantes e auxiliá-los no que estiver ao meu alcance. Peço que os estudantes orem por sabedoria e discernimento em minhas decisões, e que eu possa ser útil a este ministério, marchando na coragem do Senhor.”
O cargo de diretor adjunto de ABS (Aliança Bíblica de Secundaristas) não recebeu indicações e ficou vago.
Outras decisões da Assembleia Geral
Além da eleição da Diretoria Nacional, foram eleitos e reeleitos os nomes do Conselho Consultivo e Conselho Fiscal da ABUB. Também foram apresentados relatórios sobre os trabalhos nos últimos dois anos. Dentre os destaques, anunciou-se o desejo de realizar um Congresso Missionário em 2026 e um fundo para financiar projetos de pioneirismo.
Foi apresentado o primeiro relatório que segue os indicadores do Planejamento Estratégico da ABUB, relatório financeiro e outros. Dois novos grupos locais foram filiados: ABU Governador Mangabeira (BA) e ABU Santana do Livramento (RS). Também foram aprovados três assessores auxiliares (voluntários) para a região Minas Gerais e quatro nomes para assessoria na ABUB, que iniciam, então, sua mobilização de recursos antes de se tornarem assessores contratados.
Intercessão a partir do Congresso Nacional
Ore pelo futuro da missão estudantil e pelos próximos planos da nossa organização! Que essa Diretoria Nacional possa nos conduzir nos caminhos do Senhor.
- Saiba mais sobre a governança da ABUB na página “Nossa organização”
- Veja a Diretoria Nacional completa na página deles – os Conselhos ainda não foram atualizados