IPL 2014 – Recebendo ABUenses em casa

O Instituto de Preparação de Líderes (IPL) é um tempo sem igual para todos os “IPLenses”, ou “IPLépicos”, como carinhosamente se autodenominam os participantes do último IPL. Porém, o período prático é, com certeza, o tempo mais esperado, temido e… inacreditável que qualquer IPLense pode viver. Mas, como será para o lado de lá receber essa turma jovem?

Nós conversamos com o pastor da Igreja Presbiteriana do Jaraguá, Juliano Jesus Veloso, que recebeu seis estudantes em sua casa, igreja e comunidade. Ele conta um pouco de como foi essa experiência:

“Eu recebi a turma na sexta-feira à tarde. À noite nós tivemos um momento de oração na igreja, pelo trabalho que iríamos realizar no fim de semana. Os jovens da igreja também estavam animados. Todos nós sabíamos que o grupo viria e a igreja estava preparada. Depois da oração voltamos para casa para conversar e comer, percebi que tinham uns 15 jovens na minha casa. Foi muito bom.

No sábado de manhã fomos à comunidade Jerimanduba que fica nas redondezas da igreja. Nós distribuímos panfleto na feira do bairro e visitamos as casas convidando a comunidade para o culto à noite. Algumas pessoas da ABU se pintaram para atrair a atenção do pessoal e funcionou.

À noite, realizamos o culto. Tudo por conta dos ABUenses: liturgia, louvor, pregação. Foi muito bom, em especial, para a própria igreja, pois percebi que outros jovens universitários ainda não envolvidos com a ABU estavam bem interessados. Acredito que a igreja recebeu mais do que a própria comunidade Jerimanduba. Consequência dessa empatia entre ABU e igreja é que na noite de sábado tinham 30 pessoas jantando na minha casa. Conversamos muito e outras pessoas da igreja também dormiram em casa.

No domingo de manhã eles deram aula sobre “Missão Integral”. Por ser um tema do interesse de todos, fizemos uma classe única, com adultos e jovens. Para nós, pastores, foi muito fácil receber este grupo. Eu mesmo já fui da liderança da ABU Mackenzie (São Paulo) e o pastor Ricardo Gomes Guttiérrez se converteu em um trabalho da ABU, em Uberaba. Alguns estudantes são envolvidos com este ministério e os que não são puderam conhecer depois deste fim de semana.

A gente deixou o pessoal descansar um pouco no domingo! Eles foram para a casa do pastor Ricardo e curtiram uma feijoada. À noite, nós apresentamos a ABU e o grupo que estava conosco e os interessados puderam falar com eles depois do culto.

Eu, pessoalmente, fiquei impressionado com como esta experiência foi rica para estes estudantes. Eles eram de regiões diferentes – tinha até uma norueguesa -, de denominações diferentes: presbiteriano, assembleiano, luterano. A riqueza cultural que eles receberam nesta experiência tendo que trabalhar juntos, eles não receberiam facilmente em outro lugar.

Foi um prazer para nós da Igreja Presbiteriana do Jaraguá receber a Gabriela, Rita, Samara, Márcio, Jeudi e Paulo. Espero que para eles também tenha sido uma boa experiência.”

Juliano Jesus Veloso, pastor titular da Igreja Presbiteriana do Jaraguá

Nós da ABU é que agradecemos à Igreja Presbiteriana do Jaraguá por ter possibilitado esse tempo de aprendizado.

 

E aguarde outras reflexões sobre o IPL 2014

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.