Como as igrejas podem apoiar a missão estudantil?

Todo estudante que já passou pela Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) certamente já ouviu a frase: “A ABUB é o braço da igreja na universidade, na escola e entre profissionais”. Nós dizemos isso constantemente porque temos a plena convicção de que Deus tem um compromisso histórico e eterno com a sua igreja. Ela é um de seus instrumentos para a promoção do seu Reino na Terra.

Acreditamos que não existe missão fora da igreja, portanto, como movimento estudantil evangélico, temos o compromisso de estimular nossos participantes a viverem ativamente em comunhão com uma comunidade local.

Ao longo de nossa história no Brasil, temos sido sempre apoiados e abençoados por muitas igrejas. Nós continuamos dependendo desse apoio para a manutenção do nosso trabalho. Conheça algumas maneiras como sua igreja pode contribuir com a ABUB e a missão estudantil.

“…assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.”

Romanos 12:5 (NVI)

Sua igreja pode contribuir...

Veja abaixo como cada um destes tópicos acontecem.

Conhecendo

O primeiro passo para uma igreja se engajar com a missão estudantil é buscar ativamente conhecê-la. É importante que a sua igreja local traga esse tema para as reuniões de oração, planejamento e cultos. Conforme conhecemos e temos mais informações a respeito de um assunto, vamos nos envolvendo cada vez mais com ele e nos sentimos cada vez mais responsáveis

Estas são algumas sugestões sobre como sua igreja pode conhecer um pouco mais sobre a missão estudantil:

  • Convidando estudantes para testemunharem sobre a sua ação missionária;
  • Acompanhando informativos de assessores e notícias no site da ABUB;
  • Sugerindo que membros da igreja (jovens ou não) participem de programações e treinamentos da ABUB;
  • Conhecendo as escolas e universidades da sua cidade e buscando entender a realidade local;
  • Conhecendo os líderes dos grupos da ABUB da sua cidade e buscando informações sobre os grupos, suas atividades e seus projetos.

Orando

Sua igreja pode se envolver com a ABUB e a missão estudantil orando por ela. Se conhecer a realidade é um primeiro passo, orar por ela certamente é o segundo. Busque incluir a missão estudantil nos grupos e reuniões de oração da comunidade. Ore pelos grupos de estudo bíblico, pelos estudantes que Deus tem levantado, pelos desafios enfrentados nas escolas e universidades, pelo envolvimento missionário dos profissionais, pelo chamado de novos missionários, pela salvação daqueles que tem escutado as boas novas do evangelho… Motivos de oração não faltam!

Ajudando financeiramente

Sendo uma organização antiga e presente em todo o Brasil, a ABUB conta hoje com um quadro de assessores além de inúmeros projetos e frentes de trabalho. Para manter essa estrutura e seguirmos sonhando com novos projetos, precisamos de recursos financeiros. Esses são provenientes principalmente de doações. Sua igreja pode apoiar a ABUB dessa forma, seja diretamente com um grupo local ou doando para um assessor, região ou fundo geral.

Apoiando o grupo local: geralmente as maiores necessidades de um grupo estão relacionadas a atividades e eventos específicos (treinamentos, ações de serviço, atividades dentro dos campi, celebrações etc.) ou ao envio de estudantes para eventos regionais e nacionais de formação ou deliberativos. Ofertas pontuais são muito preciosas para atender essas demandas. Pra fazer esse tipo de doação, procure diretamente os líderes do grupo local de sua cidade.
Encontre um grupo
Apoiando institucionalmente: nosso movimento nacional tem uma grande estrutura, com assessores e projetos que demandam recursos. Os assessores são profissionais que trabalham em tempo total ou parcial em diferentes frentes. Alguns atuam diretamente formando e acompanhando grupos locais e regiões (assessores regionais), enquanto outros estão no suporte, liderança ou estratégia (administração, secretaria executiva etc.). Todos levantam o próprio sustento buscando doadores entre pessoas físicas e igrejas. Sua igreja pode apoiar regularmente um assessor.
cadastre uma doação

No Brasil, estamos divididos em algumas regiões, que são um pouco diferentes das divisões geográficas do Brasil (você pode conhecê-las em nosso mapa).

Cada região possui um fundo próprio. Sua igreja pode também doar regularmente para uma das regiões ajudando a financiar seu trabalho e projetos.

Igualmente é possível doar para a equipe nacional ou o fundo geral, caso queiram sustentar o trabalho de suporte ou a missão como um todo, respectivamente.

Para todas essas doações institucionais, acesse a seção “Doe” desse site e confira as “Perguntas frequentes” sobre doação.

“E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.”

2 Coríntios 9:8 (NVI)

Cedendo espaço

A ABUB promove muitos eventos e encontros e a sua igreja pode apoiá-la oferecendo seu espaço físico para essas atividades. Os participantes às vezes precisam de um local para um culto de recepção de calouros, uma sala para uma reunião de diretoria ou mesmo um espaço para um grupo de louvor ensaiar para um evento. Esse apoio pode ser constante (por exemplo para reuniões semanais ou quinzenais) ou pontual (para atividades específicas como cultos e treinamentos). Se sua igreja possui um espaço de acampamento, este também pode servir aos eventos de treinamento locais, regionais ou até mesmo nacionais.

Servindo com os dons e habilidades dos membros da comunidade

Uma outra rica forma de apoiar a ABUB na sua cidade é através do serviço direto dos membros da comunidade. Na sua igreja pode ter alguém famoso por fazer uma excelente feijoada, que certamente pode ser servida em alguma programação. Ou talvez alguém esteja estudando um tema específico de interesse do grupo local e pode contribuir com um estudo ou palestra. Muitos psicólogos, por exemplo, ajudam o grupo em atividades de impacto sobre saúde mental.

Talvez na igreja tenha um ótimo conselheiro que pode apoiar em situações de conflito ou dificuldades de relacionamento do grupo. Certamente não faltam dons em sua comunidade que podem ser aplicados no apoio e serviço aos participantes da ABUB!

Acolhendo estudantes de outras cidades

Esta forma de apoio é mais específica para os grupos de ABU. É muito comum que ao entrar em uma universidade um estudante precise mudar de cidade. Quando isso acontece, esse jovem fica distante do convívio da sua família e da sua igreja de origem. É muito importante e precioso que estes jovens sejam recebidos e acolhidos por uma comunidade de fé na nova cidade em que devem passar os próximos anos.

Estas são algumas maneiras pelas quais sua igreja pode ser hospitaleira:

Convidando e inserindo esses jovens em atividades e programações da igreja;
Abrindo portas de serviço nos ministérios da igreja;
Estimulando famílias a ‘adotarem’ um jovem;
Buscando saber se este jovem não tem necessidades específicas que podem ser atendidas.

Acolhendo recém convertidos

A medida que estudantes (em grupos de ABS ou ABU) e profissionais (grupos de ABP) conhecem e creem em Cristo, buscamos encaminhá-los para comunidades locais nas quais podem amadurecer a sua fé e vivê-la em comunidade.

Geralmente esses jovens são encaminhados para as igrejas frequentadas pelos participantes da ABUB na cidade. É importante que a igreja esteja atenta a chegada deles e busque acolhê-los. Os mesmos tópicos apresentados na sessão anterior podem ser aplicados aqui também, com especial ênfase no acompanhamento, ensino e discipulado.

Estimulando os jovens e adolescentes a se envolverem com a missão estudantil

Um grande desafio que enfrenamos na ABUB é que sempre estamos precisando de novos estudantes engajados com a obre missionária.

Todo ano estudantes se formam e calouros chegam ao ensino médio ou à universidade. A cada cinco anos, os grupos tendem a se renovar completamente.

Uma das maneiras mais bonitas de apoiar a missão estudantil é estimular que os estudantes de sua igreja participem ativamente dos grupos locais de ABS ou ABU. Busquem saber quais são os jovens em idade escolar ou universitária. É importante incentivá-los e prepará-los para enxergar seus espaços de estudo como espaços de missão. Os estudantes da ABUB da sua cidade certamente podem auxiliar neste processo, incluindo e capacitando novos jovens para a missão estudantil.

Os profissionais também podem ser estimulados a conhecer a Aliança Bíblica de Profissionais (ABP) caso estejam procurando espaços para dialogar e aprender sobre sua vocação e serviço à igreja e sociedade.

Temos grupos em várias regiões do país, você pode encontrá-los e conectá-los com os membros de sua igreja através de nosso mapa.

0

grupos locais

+ 0

núcleos

0

regiões

Seja a forma com que sua igreja decidir apoiar a ABUB, local ou nacionalmente, com certeza será uma escolha de bênção mútua. Nós seremos gratos por contar com sua comunidade de fé no apoio aos participantes de nossa missão, em suas atividades e necessidades. Não temos como cumprir nossa missão sem a igreja de Cristo! Por outro lado, a igreja também poderá colher da formação que oferecemos entre seus jovens e do serviço daqueles que passarem pela ABUB e continuarem na congregação. Afinal, nossa visão já propõe que formamos os nossos participantes para que impactem também a igreja brasileira.

Se interessou?

O que é ABUB

Descubra abaixo mais informações sobre o trabalho da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), nossos projetos, enfoques e como você pode se envolver.