Como iniciar um núcleo ou grupo local

Você é estudante ou profissional cristão e deseja participar de nossa missão? Que bom saber que compartilhamos deste chamado!

Pra começar, procure em nosso mapa  se não há grupo onde você está. Se não houver e você quer começar o trabalho, estamos aqui para te ajudar. Vamos lá?

“Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua.”

Provérbios 16:1 (NVI)

Orar

Por que você está na universidade? O que é a escola pra você?

Em carta que descrevia os primeiros anos do movimento missionário estudantil no Brasil, Robert Young citou que “Deus deu aos estudantes que lhe pertencem uma visão simples e uma mensagem básica: ‘Se você está nesta universidade pela vontade de Deus, então ela é um campo missionário e você é um missionário aqui’”.

A oração pode nos ajudar a compreender se este é o chamado de Deus para você. Além disso, é importante apresentar seus planos ao Senhor e pedir que ele te guie e levanta outros para caminhar junto contigo. Ele nos capacita e nos usa em sua obra, a oração é uma das formas de nos abrirmos para ele e deixarmos Jesus agir em nós.

Conhecer

Você já leu sobre a Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB)? Informe-se sobre nosso movimento, leia com atenção as Bases de Fé  e entenda um pouco mais sobre protagonismo estudantil . Também descubra a diferença entre ABS, ABU e ABP.  Isso te ajudará nos planos e a entender se o perfil do nosso grupo é como Deus está te chamando para atuar na universidade.

Pra começar conheça algumas definições básicas do nosso trabalho:

Quanto aos status dos grupos:

Conectar-se

Agora que você já nos conhece, é importante que entre em contato conosco.

Se você quer começar uma célula ou núcleo em cidade que já existe um grupo local, entre em contato com o grupo através do nosso mapa de grupos. A diretoria local lhe dará apoio e convidará para treinamentos!
Se não há nenhum grupo em sua cidade, você estará iniciando um núcleo e um grupo local ao mesmo tempo. Para isso, é importante entrar em contato com a liderança da sua região, eles te ajudarão e colocarão em contato com pessoas que moram perto. Sugerimos que nesta primeira conversa conte qual é sua cidade, escola e universidade (caso não for ABP) e peça se é possível organizar um treinamento missionário.

Se você tiver dúvidas quanto a quem entrar em contato, pode nos escrever através do nosso formulário de contato .

“No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que haviam se reunido ali. Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.”

Atos 16:13-14 (NVI)

Começar
(e perseverar)

Você não precisa esperar nossa resposta ou algum treinamento ou material para começar o movimento onde você está. Como nossa base é o protagonismo estudantil, basta você tomar os primeiros passos.

Mesmo que seu grupo comece pequeno ou que os não cristãos demorem para demonstrar interesse, o mais importante é orar, começar e perseverar. Enquanto isso, ao planejar, organizar e buscar treinamento, o grupo se fortalecerá. Ore e confie que nosso Senhor irá usá-los como luz em seu contexto.

Procure outros cristãos do seu contexto (escola, universidade ou profissionais) que compartilhem do mesmo chamado e possam te ajudar na caminhada. Você pode enviar chamadas nas ferramentas de comunicação de sua escola e universidade, colocar cartazes ou até mesmo procurar pelas igrejas locais.

Marque um dia e hora para encontrarem-se toda semana. Que tal fazer isso num local que seus colegas verão e terão curiosidade? Nossa sugestão é começar com um grupo de estudo bíblico que seja convidativo para os colegas que não iriam a uma igreja e não compartilham de nossas crenças. Evite modelos que lembram cultos e dê espaço para que eles participem observando o texto bíblico.

Observe em que áreas de seu contexto o grupo local pode servir. Quais as necessidades ao redor e como vocês podem abordá-las e ajudar na prática, dando testemunho cristão?

Divulgue os encontros do grupo, tanto para encontrar novos cristãos quanto para que os não cristãos possam conhecer mais de Jesus nas conversas com vocês. A melhor forma de divulgação é aquela que funciona para o seu contexto! Convites individuais, cartazes, mensagens em grupos de whatsapp ou até convites de sala em sala.

Planejar e organizar

Uma vez iniciado o trabalho, e mantida a frequência, é hora de fortalecer o grupo. Um bom planejamento ajuda o grupo a refletir que ações podem tomar para seu crescimento naquele ano ou semestre.

Em contato com a região, organizem oficinas e treinamentos que possam dar mais ferramentas aos participantes cristãos.

Enquanto conjunto, reflitam também sobre as possibilidades de atuação e divulgação do grupo.

Há diversas ideias de atividades que vocês podem fazer: recepção de novos estudantes, ABU no Enem, cultos de início e término de ano, palestras temáticas, ações de serviço social junto com outras entidades estudantis etc.

Se você está iniciando um grupo local, também vale pedir ajuda regional para amadurecer a governança e estabelecer uma diretoria local, que costuma ter cargos como presidente, secretário e tesoureiro. A diretoria local não apenas representa o grupo perante a região e a ABUB como também é a responsável por planejar a formação de maneira adequada para as necessidades locais.

0

grupos locais

+ 0

núcleos

0

regiões

Continuar

É muito importante desde já planejar a continuidade do grupo! Nos movimentos estudantis, por exemplo, procure recorrentemente por estudantes mais novos, treine-os e ensine-os a treinar os demais, assim quando você se formar eles continuarão o trabalho e prepararão o terreno também para depois deles. Conectar o grupo com a ABUB e a região também é uma forma de suprir auxílio e fazer com que a missão não dependa de apenas uma geração, mas continue.

Sabemos que você enfrentará desafios, mas estamos aqui para ajudar na jornada de levar o Reino de Deus para sua escola, universidade ou entre profissionais. Seu desejo de iniciar um grupo é resposta de muitos anos de oração. Vamos juntos!