Como iniciar um núcleo ou grupo local
Você é estudante ou profissional cristão e deseja participar de nossa missão? Que bom saber que compartilhamos deste chamado!
Pra começar, procure em nosso mapa se não há grupo onde você está. Se não houver e você quer começar o trabalho, estamos aqui para te ajudar. Vamos lá?
Provérbios 16:1 (NVI)
Orar
Por que você está na universidade? O que é a escola pra você?
Em carta que descrevia os primeiros anos do movimento missionário estudantil no Brasil, Robert Young citou que “Deus deu aos estudantes que lhe pertencem uma visão simples e uma mensagem básica: ‘Se você está nesta universidade pela vontade de Deus, então ela é um campo missionário e você é um missionário aqui’”.
A oração pode nos ajudar a compreender se este é o chamado de Deus para você. Além disso, é importante apresentar seus planos ao Senhor e pedir que ele te guie e levanta outros para caminhar junto contigo. Ele nos capacita e nos usa em sua obra, a oração é uma das formas de nos abrirmos para ele e deixarmos Jesus agir em nós.
Conhecer
Pra começar conheça algumas definições básicas do nosso trabalho:
Quando uma escola ou universidade possui mais de uma reunião que é composta por grupos diferentes, sejam de faculdades, prédios ou turnos distintos, estas são as células. Exemplo: ABU Engenharia-Universidade X.
São os grupos de ABS ou ABU de cada instituição de ensino. Quando a escola ou universidade for grande, os núcleos podem reunir mais de uma célula. Entre os profissionais, podem ser de diferentes áreas de atuação ou locais de encontro. Exemplo: ABU Universidade X.
ABU, ABS ou ABP por cidade ou área. Cada grupo local reúne os núcleos daquela localidade, organiza treinamentos e possui uma diretoria. Exemplo: ABS Belo Horizonte.
Quanto aos status dos grupos:
Pelo nosso Estatuto, os grupos podem associar-se à ABUB (confira como no Manual do Estatuto ) e participar da governança. Para isso, é importante que o grupo local esteja participando também das atividades regionais e seja conhecido pelos assessores da região em que estão. A associação, no entanto, se dá na instância nacional. Porém, os grupos que se aproximam mas ainda não são associados também podem participar dos eventos e receber suporte.
Consideramos um grupo ativo quando possui uma reunião de estudo bíblico ou atividade constante de evangelismo em funcionamento no período referente ao relatório. Aqueles que se inativam, mas seguem com pessoas que querem retomar as atividades, continuamos acompanhando e dando suporte para que isso aconteça.
Conectar-se
Agora que você já nos conhece, é importante que entre em contato conosco.
Se você tiver dúvidas quanto a quem entrar em contato, pode nos escrever através do nosso formulário de contato .
Atos 16:13-14 (NVI)
Começar
(e perseverar)
Você não precisa esperar nossa resposta ou algum treinamento ou material para começar o movimento onde você está. Como nossa base é o protagonismo estudantil, basta você tomar os primeiros passos.
Mesmo que seu grupo comece pequeno ou que os não cristãos demorem para demonstrar interesse, o mais importante é orar, começar e perseverar. Enquanto isso, ao planejar, organizar e buscar treinamento, o grupo se fortalecerá. Ore e confie que nosso Senhor irá usá-los como luz em seu contexto.
Marque um dia e hora para encontrarem-se toda semana. Que tal fazer isso num local que seus colegas verão e terão curiosidade? Nossa sugestão é começar com um grupo de estudo bíblico que seja convidativo para os colegas que não iriam a uma igreja e não compartilham de nossas crenças. Evite modelos que lembram cultos e dê espaço para que eles participem observando o texto bíblico.
Divulgue os encontros do grupo, tanto para encontrar novos cristãos quanto para que os não cristãos possam conhecer mais de Jesus nas conversas com vocês. A melhor forma de divulgação é aquela que funciona para o seu contexto! Convites individuais, cartazes, mensagens em grupos de whatsapp ou até convites de sala em sala.
Planejar e organizar
Uma vez iniciado o trabalho, e mantida a frequência, é hora de fortalecer o grupo. Um bom planejamento ajuda o grupo a refletir que ações podem tomar para seu crescimento naquele ano ou semestre.
Em contato com a região, organizem oficinas e treinamentos que possam dar mais ferramentas aos participantes cristãos.
Enquanto conjunto, reflitam também sobre as possibilidades de atuação e divulgação do grupo.
Há diversas ideias de atividades que vocês podem fazer: recepção de novos estudantes, ABU no Enem, cultos de início e término de ano, palestras temáticas, ações de serviço social junto com outras entidades estudantis etc.
Se você está iniciando um grupo local, também vale pedir ajuda regional para amadurecer a governança e estabelecer uma diretoria local, que costuma ter cargos como presidente, secretário e tesoureiro. A diretoria local não apenas representa o grupo perante a região e a ABUB como também é a responsável por planejar a formação de maneira adequada para as necessidades locais.
grupos locais
núcleos
regiões
Continuar
É muito importante desde já planejar a continuidade do grupo! Nos movimentos estudantis, por exemplo, procure recorrentemente por estudantes mais novos, treine-os e ensine-os a treinar os demais, assim quando você se formar eles continuarão o trabalho e prepararão o terreno também para depois deles. Conectar o grupo com a ABUB e a região também é uma forma de suprir auxílio e fazer com que a missão não dependa de apenas uma geração, mas continue.
Sabemos que você enfrentará desafios, mas estamos aqui para ajudar na jornada de levar o Reino de Deus para sua escola, universidade ou entre profissionais. Seu desejo de iniciar um grupo é resposta de muitos anos de oração. Vamos juntos!