A diretoria de um grupo local

Para que uma diretoria de um grupo local seja saudável deve consistir de membros que, não somente sejam competentes, mas também comprometidos a trabalhar juntos por um propósito comum.

Por esta razão a pergunta: A diretoria do seu grupo é formada por pessoas comprometidas? O que significa “comprometido”?
Duas idéias principais:
a) com meu intelecto, eu obtenho informações sobre a pessoa ou a causa com a qual estou comprometido;
b) com minha vontade escolho responder afirmativamente a estas idéias, tornando-me envolvido com a pessoa ou causa.

Há muitas questões que um líder deve perguntar-se na avaliação de seu compromisso. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo”. 1 Co 11:28.

1. Estou comprometido com o Senhor Jesus Cristo? Onde cada membro da Diretoria se encontra no relacionamento com ele?

Sugestão: Leia e estude com os membros da diretoria os seguintes livros que abordam assuntos de liderança e compromisso:

1) “O Perfil do Líder Cristão no Século XXI” – Henri Nouwen – Worship Produções.
2) “II Timóteo” – John Stott. ABU Editora.
3) “Vença a Fadiga Espiritual” – Paul Borthwick – ABU Editora.
4) “Desafios da Liderança Cristã” – John Stott. ABU Editora.
5) “Como se Forma um Líder Cristão” – Ted Ensgtrom. Ed. Núcleo.

2. Estou comprometido com as Escrituras ?

A Bíblia é a base da verdade revelada debaixo da qual nós construímos nossas vidas como indivíduos e como grupo.

3. Estou comprometido com as premissas básicas que guiam a vida do nosso grupo. O que se entende por premissa ?

É uma pressuposição, uma crença, uma suposição, um ponto de partida, uma convicção. Cada pessoa e cada grupo procede sob premissas básicas. A causa principal da frustração em alguns grupos, pode ser determinada pelos desacordos com relação às premissas básicas.
Os Estatutos da ABUB contêm um item (artigo 2º), a respeito dos objetivos básicos da ABUB, que guiam nossa forma de trabalho e áreas de atuação.

Sugestão: Observe este item dos Estatutos e veja se Você concorda ou não com ele, como um todo, a procure pensar e descobrir as razões da sua atitude.

Muitos movimentos estudantis oficialmente filiados à C.I.E.E. adotam uma Base de Fé. Por exemplo, as bases de Fé da ABUB são:

a) A existência de um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, um em essência e trino em pessoa.
b) A soberania de Deus na Criação, Revelação, Redenção e Juízo Final.
c) A inspiração divina, veracidade e integridade da Bíblia, tal como revelada originalmente, e sua suprema autoridade em matéria de fé e conduta.
d) A pecaminosidade universal e culpabilidade de todos os homens, desde a queda de Adão, pondo-nos sob ira e condenação de Deus.
e) A redenção da culpa, pena, domínio e corrupção do pecado, somente por meio da morte expiatória do Senhor Jesus Cristo, o Filho encarnado de Deus, nosso representante e substituto.
f) A ressurreição corporal do Senhor Jesus Cristo e sua ascenção à direita de Deus Pai.
g) A missão pessoal do Espírito Santo no arrependimento, na regeneração e na santificação dos cristãos.
h) A justificação do pecador somente pela graça de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo.
i) A intercessão de Jesus Cristo, como único mediador entre Deus e os homens.
j) A única Igreja, Santa e Universal, que é o Corpo de Cristo, à qual todos os cristãos verdadeiros pertencem e que na terra se manifesta nas congregações locais.
l) A certeza da segunda vinda do Senhor Jesus Cristo em corpo glorificado e a consumação do Seu reino naquela manifestação.
m) A ressurreição dos mortos, a vida eterna aos salvos e a condenação eterna dos injustos.

§ Único – Estas Bases de Fé são conforme às da C.I.E.E. – Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos.

4. Estou comprometido com o propósito do grupo?

Lembre-se que o propósito prioritário da ABUB é “testemunhar o Senhor Jesus Cristo como o Deus encarnado”. Dentro deste objetivo principal, a ABU possui três propósitos conseqüentes: evangelização, discipulado e serviço.

5. Estamos comprometidos uns com os outros?

 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” João 13:35

Gaste tempo para conhecer as outras pessoas, de tal forma que haja confiança, aceitação, afirmação, e abertura. Passem tempo brincando juntos, e não só compartilhando, estudando, planejando, trabalhando.
Tal compromisso é essencial para o funcionamento saudável de uma diretoria. O que desejamos é a unidade. Devemos estar unidos como liderança do grupo. (Também é essencial que a diretoria mantenha a unidade entre eles mesmos e o grupo).

6. Estou comprometido com o que distingue a ABU?

Outros movimentos compartilham dos mesmos propósitos e possuem também as mesmas premissas básicas. A ABU seria, por esta razão, redundante? Investigue as várias opções e se Deus o direcionar, comprometa-se com a ABU.

7. É importante que os membros da Diretoria dediquem tempo suficiente para a liderança do grupo.

 Isto pode ser algo que exija sacrifícios e que não pode ser aceito irrefletidamente. Deus não está chamando cada membro de grupo para servir na diretoria, mas aqueles a quem ele chamar, ele irá sustentar. Se você não tem tempo para dedicar na diretoria, seria melhor para você não aceitar o cargo.

Pergunta: Você está convicto de que Deus o escolheu para servir através da Diretoria? Talvez você sinta que foi escolhido por líderes da diretoria ou eleito por seu grupo? Estas coisas podem estar certas, mas não são suficientes. Bem no fundo de sua alma deve estar a convicção e segurança de que Deus o escolheu para estar nela.

(Se Você sentir falta desta convicção será melhor compartilhar o problema com outros membros da diretoria, pedindo a ele para orar e ajudar na solução deste problema).

Oração e a diretoria

Seja um bom administrador de tempo gasto nas reuniões de diretoria. Às vezes gasta-se pouco tempo em reuniões e não se atende as necessidades do grupo. Por outro lado algumas diretorias caem no outro extremo: gastam muito tempo em reuniões, prejudicando o grupo.

Eis algumas sugestões para planejar reuniões de diretoria usando melhor o tempo e evitando desperdícios:

1. Maximizar a proporção de tempo gasto em: oração, avaliação, planejamento e compartilhar.

2. Diminuir a proporção de tempo gasto em: discussão desnecessária; planejamento que pode ser delegado, avaliação e relatório que podem ser delegados.

3. Delegar o máximo possível

4. Começar a reunião da diretoria na hora marcada sem se importar com o número de presentes.

5. Delimitar o tempo de reunião para no máximo 90 minutos.

 

Um grupo de ABU avança porque se põe de joelhos. Deixe a oração ter um lugar importante em sua diretoria: na vida particular de cada um e nas reuniões. Que bênção será se no final do ano você puder testemunhar da riqueza da oração nas sessões de Diretoria.
Coloque um alicerce sólido de oração como base da diretoria. Ouça a Deus. Converse com ele e deixe-o colocar na sua mente as idéias que ele quer que você pense. Faça da oração uma corda que amarra tudo que vocês fizerem como diretoria. E, então, você terá preparado o caminho para um planejamento e tomada de decisões orientado pelo Espírito.