Nota de falecimento e gratidão: Marilo Costa

 

“Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. (…) E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com essas palavras.” – 1 Tessalonicenses 4:14, 17b, 18

Com muita tristeza, comunicamos o falecimento do “sempre” abeuense Marilo Costa. De João Pessoa (PB), no início da década de 1970 o então estudante Marilo foi um dos pioneiros da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) na região Nordeste. Ele foi um dos que lutaram pelo cargo de diretor adjunto de ABU na Diretoria Nacional, que representa na governança os universitários. Sempre se manteve próximo do movimento e foi secretário regional por muitos anos. Era figura constante nos eventos regionais e nacionais, sempre apoiando a missão e presente dos diálogos. Na foto que ilustra este texto, ele está no centro, rindo ao lado de outros dois companheiros no Encontro de 60 anos, em 2017.

Marilo também foi presbítero na Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil e atuou no Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Engenheiro, foi professor na Universidade Federal da Paraíba, secretário do governo estadual e atualmente era parte da equipe de engenheiros da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa.

Braulio Craveiro Filho, ex-presidente da ABUB e quem Marilo indicou como um dos primeiros diretores adjuntos de ABU, compartilhou conosco que ele foi “grande companheiro de labuta, nos momentos bons e ruins. Buscava sempre o melhor para o movimento”. Já a região Nordeste publicou em suas redes sociais:

“Marilo sempre foi, para a ABUB, um exemplo de engajamento com a missão. Sempre firme na fala, mas com humildade de coração, Marilo encorajou gerações de estudantes a se engajarem no movimento, lutarem na universidade e, de quebra, como ele sempre dizia, ganhar um diploma. Só podemos pedir a Deus para confortar nossos corações enlutados e agradecer pela sua vida, quase que inteiramente dedicada a ABUB.”

Sarah Nigri, nossa secretária geral, afirmou: “Entusiasmo e generosidade eram qualidades marcantes do querido companheiro Marilo. Dentre os muitos eventos em que nos encontramos, lembro especialmente da Assembleia Mundial da IFES, no México, em 2015. Ele estava radiante e sua alegria era contagiante! Foi homenageado e citado na reunião regional dos movimentos da América Latina como uma das grandes figuras que marcou a história da ABUB e do ministério estudantil em nosso continente. Somos frutos de seu serviço, suas orações e seu amor. Meu coração se enche de gratidão pelo privilégio de tê-lo conhecido.”

Felippe Schmitt, obreiro da região Nordeste, conheceu-o em março de 1996 quando era estudante de engenharia, curso do qual Marilo era professor. Ele escreveu também um texto em homenagem ao amigo, que aqui compartilhamos um trecho: “São 25 anos de amizade e caminhada cristã. Foi na ABU João Pessoa que comecei a caminhar com ele. Seu testemunho de compromisso cristão trazia estabilidade ao coração dos estudantes. Sempre constante na obra do Senhor. Disposto a servir. Entusiasmado pelo movimento estudantil e pela igreja de Deus. O zelo do seu serviço era demonstrado no seu relacionamento com as pessoas. Direto nas falas e objetivo, parecia até que poderia machucar, mas no fundo tinha um coração humilde, de servo, alguém preocupado com os outros e com o andamento da obra de Deus. Alguém que aprendeu do bom discipulado: Hans Burki, Dionísio Pape, Robinson Cavalcanti, Carlos Gláucio e tantos outros que ensinaram a ele o verdadeiro compromisso com Cristo. Foi bonito ver em Marilo esse aprendizado e o quanto sua vida impactou outras. Marilo nunca parou de aprender porque tinha um coração ensinável! Em todos os espaços da sociedade que Marilo ocupou, ele demostrou serviço e compromisso ao Senhor. Obrigado Deus pela vida do Marilo, por tê-lo conhecido ele, por ele ter ficado 72 anos conosco, pela sua alegre e compromissada companhia, pelo seu exemplo.” 

Marilo deixa sua família, Neuma, Eduardo e Marília, por quem estaremos em oração.

Somos muito gratos pela vida de Marilo, seu serviço inspirador e comprometido com a missão e a igreja de Cristo.

Outras notas de gratidão

Muitos familiares, amigos e outros “sempre” abeuenses têm partido para os braços do pai. Marilo era muito próximo de nós. Se você quiser enviar outra nota de gratidão pela vida de um “sempre” abeuense que nos deixou, escreva para abub@abub.org.br. “E quando a escuridão da noite descer / Queremos só pela graça e fé viver / Com esperança e com coragem / Na alegria ou na dor / Marcharemos na coragem do Senhor”.

Mural de homenagem

Cientes de que neste momento de pandemia não podemos nos reunir para compartilharmos da dor, das memórias de gratidão e relembrarmos da esperança eterna, abrimos este espaço para quem quiser enviar uma foto e mensagem breve em homenagem ao companheiro Marilo Costa. Escreva para abub@abub.org.br ou no nosso whatsapp +55 11 93285-3368.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.