Relato da prática do IPL: Projeto Ruama

Por Alana Prado, estudante de biotecnologia da ABU Vitória da Conquista (BA)

Durante o Instituto de Preparação de Líderes (IPL), no final da segunda semana, tivemos o privilégio de servir em algum dos projetos sociais ou igrejas que previamente se disponibilizaram a nos receber. Fomos divididos em grupos, e o meu foi direcionado ao projeto Ruama.

O Ruama é um projeto social em uma comunidade em Carapicuíba que atende adultos e crianças, com cursos e opções de lazer. Chegamos lá com o intuito de ajudar na reforma do projeto, para trabalharmos no teto e na pintura do interior do local. Mas Deus nos permitiu viver momentos de ouvir e compartilhar, de criar laços, de viver as dores e as alegrias dos contextos dos nossos irmãos que vivem em comunidades. Além das pessoas que trabalham no projeto, conhecemos pessoas da comunidade que o frequentam e fazem os cursos. Foi especial ouvir como Deus agiu na vida deles e da comunidade, também ouvir seus relatos sobre o trabalho e amor dos abeuenses que também estiveram lá nos anos anteriores.

Descobrimos que o projeto foi fundado por ex-abeuenses, pois a coordenadora nos introduziu aos moradores fazendo essa conexão com a história do projeto, e fomos tratados de forma muito carinhosa. Nesses momentos víamos que estávamos recebendo muito mais do que entregamos, mesmo que em uma rotina de trabalho e esforço, víamos Deus respondendo nossas orações (para viabilizar o trabalho) e nos ensinando um significado muito relevante da missão, que é o amor através de ação e serviço. Um amor que integrou-nos a um corpo, e nos conectou a um projeto de 38 anos que transbordava o cuidado fraternal uns com os outros.

Sou muito grata por ter conhecido e ter a convivência com o pessoal do projeto, a comunidade e os ipelenses, foram momentos de crescimento e de poder conhecer mais do amor de Deus e aprender mais a amar.

 

Nota: o Projeto Ruama faz parte do Projeto Missionário Vila Capriotti, que começou por meio do trabalho de participantes da ABUB na década de 80.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.