Uma volta pelo movimento

Tempo de transformações

Renovação de liderança é um tema sempre presente e relevante em nossos grupos locais de ABU, ABS e ABP. A cada prenúncio de transição, e sempre que uma geração de estudantes se aproxima da conclusão do curso, preocupamo-nos e empenhamo-nos em preparar novos líderes capazes de dar continuidade ao trabalho e ao serviço no mundo estudantil e profissional.

Transições são sempre desafiadoras! Mas quando nos planejamos com antecedência e buscamos em oração a direção do Senhor, podemos enfrentar os desafios com o entusiasmo e a confiança renovados, sabendo que mudanças fazem parte da vida e do ministério estudantil, e que Deus faz tudo em seu devido tempo. Ele é o fundamento de nossas vidas e vocações, a nossa rocha inabalável e o Senhor da missão.

Da mesma forma que ocorre nos grupos locais e regiões, há transições nas equipes de obreiros da ABUB. Elas devem ser precedidas por processos de discernimento vocacional e planejamento ministerial. Parte da responsabilidade dos líderes é identificar e dar espaço a novas lideranças a fim de que, no tempo oportuno, os líderes antigos finalizem bem seus ciclos de serviço e os novos possam prosseguir, sem grandes rupturas, sentindo-se acolhidos e bem recebidos em suas novas funções.

Desde 2020, a Secretaria Executiva da ABUB vem passando por transições importantes. No final daquele ano, despedimo-nos de Giovanna Amaral – então secretária de administração e comunicação – e demos as boas-vindas a Tályta Alencar, que assumiu a responsabilidade de supervisionar e liderar a equipe do escritório da ABUB como secretária de desenvolvimento organizacional. Atualmente, Giovanna serve à sua igreja local, em São Paulo (SP), na área de educação e ensino do departamento infantil. Somos imensamente gratos a Deus por seus 13 anos de serviço amoroso e comprometido na ABUB!

Em meados de 2021, foi a vez de Morgana Boostel finalizar seu ciclo como secretária de engajamento missionário. Somos muito gratos a Deus pelo tempo que pudemos contar com sua dedicação nesta função e oramos para que o Senhor continue usando sua vida para abençoar a muitos. Hoje, Morgana atua como coordenadora de articulação para políticas públicas de juventude, no estado do Espírito Santo, e atende como psicóloga clínica. Na ABUB, parte de suas atribuições foi assumida por Josué Penteado – que se tornou secretário de formação e engajamento missionário da ABUB, apoiando o trabalho de Natan de Castro e Nilsa de Oliveira, que estava em seu período sabático. Antes assessor regional de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Josué deixou a região aos cuidados de Pedro Valenzuela e Fabi Pereira.

Em 2022, seguimos com novas mudanças e ajustes, pois Nilsa está servindo, desde setembro de 2021, como assessora de suporte e desenvolvimento ministerial. Sua nova posição na equipe nacional, fora da Secretaria Executiva, abrirá espaço para qualificarmos e intensificarmos o cuidado pastoral com os assessores da ABUB e aperfeiçoarmos aspectos administrativos da missão. 

Em dezembro do ano passado, despedimo-nos também de Natan de  Castro, secretário adjunto de formação da ABUB. Após 15 anos servindo na missão estudantil, o Senhor lhe revelou novos horizontes para sua caminhada vocacional e ministerial. Agradecemos muito a Deus pela sua vida e pelas sementes que Natan plantou na ABUB, sempre excelente no ensino da Palavra e no acompanhamento e encorajamento vocacional de estudantes e profissionais. Nos próximos anos, ele se dedicará aos estudos teológicos e à sua igreja local em Goiânia. Orem conosco por Natan, sua esposa Patrícia e seu filhinho Bento nesta nova etapa.

Em 2022, com alegria e gratidão recebemos Karen Aquino na Secretaria Executiva, após seis meses desfrutando de sua licença maternidade. Ela servirá como secretária de formação e engajamento missionário junto com Josué, após atuar como assessora regional em Minas Gerais (2014 a 2021) junto com Heitor Barbosa, que seguirá trabalhando como assessor da região. Agradecemos muito a Deus pela chegada da Karen à equipe nacional e por sua nova parceria com Josué!

A secretaria de formação e engajamento missionário da ABUB surge da união entre duas secretarias que cooperaram entre 2015 e 2021 (formação e engajamento missionário) a fim de melhor integrar os conteúdos formativos da ABUB com projetos, iniciativas missionárias e parcerias. O objetivo é potencializar a formação e o protagonismo estudantil. Acreditamos que este novo modelo contribuirá para que as iniciativas de capacitação e serviço permaneçam alinhadas e se fortaleçam mutuamente, reduzindo o risco de se pensar a missão estudantil de forma dicotômica (“evangelização/discipulado” X “diaconia/serviço”).

Aprendendo com as mudanças

Uma das bênçãos que recebemos ao experimentarmos transições na equipe de assessores da ABUB é constatar que aqueles a quem Deus chamou para servirem, ao longo de tantos anos, nos bastidores da missão estudantil, prosseguem em suas novas carreiras, ministérios e vocações, fortalecendo a visão de abençoar a igreja e a sociedade por meio de suas vidas, dons e chamados. Glorificamos ao Senhor por isso!

Outro rico aprendizado e motivo de gratidão é observar os bons frutos que resultam de investirmos na formação de novas lideranças, pastoreio e planejamento ministerial dos assessores da ABUB. A cada geração de líderes que se despede, outra assume e é importante que, em seus novos papéis, os assessores sejam preparados, afirmados e reconhecidos por seus dons e chamados. Eles precisam ser acompanhados, acolhidos e apoiados em seus anseios, inseguranças e fragilidades. Dessa forma, facilita-se a integração e harmonia das equipes e valoriza-se tanto a continuidade do trabalho quanto o surgimento de novas ideias, dinâmicas e planos.

Diante de tudo isso, orem conosco pela renovação de lideranças nas equipes de assessores da ABUB; para que haja integração, harmonia, entusiasmo e segurança na retomada das iniciativas e atividades presenciais, das quais sentimos tanta falta nos períodos mais duros e restritos da pandemia! Que o Senhor nos conduza em sabedoria e zelo para exercermos o nosso chamado com amor e responsabilidade pelos estudantes e profissionais a quem servimos neste contexto ainda sensível.

Intercedam conosco e agradeçam também pelos irmãos e irmãs que tanto abençoaram o ministério estudantil e agora servem ao Senhor em outros espaços. Que Deus possa lhes capacitar e fortalecer em meio aos novos desafios e oportunidades. Louvamos a Deus pois estes companheiros e companheiras ajudam-nos a seguir realizando a visão e missão de formar comunidades de discípulos, transformados pelo evangelho para impactar o mundo estudantil, a igreja e a sociedade para glória de Cristo!