Vivência missionária: materiais para outubro

Este é nosso terceiro mês na Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) em que estamos trabalhando o tema “Visão, vocação e vivência missionária no mundo estudantil”, escolhido para guiar o segundo semestre de 2020 (confira no “Uma volta pelo movimento” o texto de introdução). Para que os grupos locais aproveitem os conteúdos apresentados, preparamos um documento com recomendações às ABS’s, ABU’s e ABP’s. Acesse esse documento em recursos.

Veja mais nos materiais de setembro e agosto.

Alegra-nos muito ver os estudantes acompanhando os devocionais, as exposições bíblicas e as leituras e palestras sugeridas, com suas perguntas para discussão. Mas o tema de outubro e novembro, vivência missionária, traz algo que temos o desejo de encorajá-los ao longo de todos estes meses: a prática missionária, que estende o grupo para além de si mesmo levando a mensagem de Jesus e o serviço cristão. Por isso, além da exposição, devocionais e sugestões, este mês teremos materiais diferentes e iniciaremos o oferecimento de oficinas.

Confira abaixo os materiais para este mês na seguinte ordem:
1. Exposição bíblica
2. Devocionais
3. Sugestões de leitura
4. Transmissão ao vivo: Dia Mundial do Estudante
5. Oficinas de outubro

Vivência missionária

1. 11/10 | Exposição bíblica

Apresentada pelo obreiro da região Nordeste, Felippe Schmitt, será uma reflexão sobre vivência por meio de Moisés. Além da transmissão 11 de outubro, às 15 horas, o vídeo ficará salvo no nosso canal no YouTube, para quem quiser ver depois.

 

2. Devocionais

Com datas sugeridas para todo o mês de outubro, faça o download dos devocionais que abordam relatos bíblicos de vivência missionária. Essas reflexões podem ser usadas para meditação individual ou em grupo, como sugerimos. Não é obrigatório seguir as datas indicadas. Publique nas redes sociais suas reflexões a partir deste material com a hashtag #VisãoVocaçãoVivência.

3. Sugestões de leitura

Queremos sugerir dois livros para este mês, que falam sobre vocação. Você pode ler os dois, mas se precisar escolher indicamos o primeiro.

a) Eu, um missionário?, Antonia Leonora van der Meer

Ser missionário é mais próximo do que você imagina. Esse é o tema principal dessa obra daquela que conhecemos como Tonica. Nesta autobiografia, podemos aprender muito sobre a missão na prática. Dizer “sim” a Deus tem implicações inimagináveis. Leia este livro para descobrir!

Duas perguntas de reflexão:

Para serem feitas individualmente ou numa discussão com seu grupo local de ABS, ABU ou ABP. Caso queira publicar a reflexão de vocês, poste com a hashtag #VisãoVocaçãoVivência.

1. Tonica teve diversas vivências missionárias que foram utilizadas por Deus para construir sua identidade como cristã. Vocês se identificam com algumas das fases de vida dela? Qual chamou mais sua atenção e o que você aprendeu dessas vivências?

2. Tonica participou e serviu na missão estudantil tanto na ABUB quanto na Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (IFES, na sigla em inglês) na América Latina e na África. De que maneira a vida dessa missionária e de outras pessoas descritas no livro impactaram quem nós somos hoje como movimento? E de que maneira a vivência e fidelidade missionária de vocês hoje pode impactar positivamente as novas gerações?

b) Encarnando a Palavra Libertadora”, de Neuza Itioka

“A ABUB é o resultado de esforços e da teimosia de um punhado de gente que captou uma visão e que se dispôs a levá-la adiante.” Assim inicia o livro, da ex-abeuense Neuza Itioka, que narra a história dos 30 primeiros anos dessa missão estudantil no Brasil. Viaje nessa leitura!

Duas perguntas de reflexão:

1. Em que medida a história da ABUB como instrumento da missão estudantil inspira você a prosseguir em sua vivência missionária?

2. Reflita sobre quais histórias você e seu grupo local têm vivenciado e que servirão de legado para as próximas gerações de estudantes missionários. Compartilhe conosco! Poste nas redes sociais com a hashtag #VisãoVocaçãoVivência ou nos envie para abub@abub.org.br!

4. 16/10 | Histórias de vivências missionárias

No dia 16 de outubro, sexta-feira, a Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (IFES, na sigla em inglês) celebra o seu anual Dia Mundial do Estudante. Um dia para nos reunirmos por todo o globo para orar pela missão estudantil mundial. Confira mais no site (versões em inglês, espanhol e francês). Este ano, por causa da pandemia, o tema será “Longe e perto” e você pode agendar uma reunião de oração com seu grupo local, marcar no site deles que estarão orando e ver os recursos, além de enviar pedidos de oração.

Orar pela missão estudantil é orar por vivência missionária. Por isso, queremos aproveitar esta data para fazer uma transmissão ao vivo de uma conversa e reunião de oração com obreiros e estudantes. Acontecerá no nosso canal, no dia 16 de outubro, às 19 horas. Não perca! Ative já as notificações neste link, que é onde acontecerá a transmissão. Teremos histórias muito inspiradoras de missão, além de podermos interceder enquanto um corpo só pelo nosso chamado e movimentos como o nosso em todo o mundo.

 

5. Oficinas e conversas online

Planejamos oferecer oficinas e outras iniciativas de formação para apoiá-los na missão. Estas oportunidades acontecerão a partir das duas últimas semanas de outubro e ao longo do mês de novembro. Confira abaixo as opções de outubro. Nosso objetivo não é que você participe de tudo, mas sim daquilo que sentir que pode contribuir na sua experiência de missão. Não é um curso, mas diversas oportunidades diferentes de formação. As inscrições estão abertas neste link. Para preencher o formulário esteja pronto para realizar o pagamento (link para transferência ao Banco do Brasil ou emissão de boleto está no formulário) e enviar o comprovante. Para isso é necessário uma conta google.

1. A rotina e o sagrado, por Alice Machado – terça-feira, 20 de outubro, e quinta-feira, 22 de outubro, das 19 às 20h20 (horário de Brasília)

Vivemos a maior parte dos nossos dias em rotinas ordinárias ao mesmo tempo em que somos chamados a viver uma nova vida em Cristo. Como as verdades do evangelho se encaixam num dia comum, nas atividades mais corriqueiras e talvez até entediantes? Essa oficina é um convite para você que tem se sentido cansado em meio aos afazeres e/ou tem dificuldade em compreender a relação do tempo e a nossa fé, possibilitando olhar atentamente essa temática sob a perspectiva da vida de Jesus. Haverá atividades práticas.

Vagas: 30

Doação sugerida para inscrição: R$ 7.
Este valor será totalmente direcionado para o Fundo Geral da ABUB. A oficineira está oferecendo o conteúdo voluntariamente. Se você quiser aproveitar e doar mais para o movimento estudantil, ficaremos muito gratos! Se você não puder arcar com o valor sugerido, por favor escreva para abub@abub.org.br ou via whatsapp para (11) 932853368.

2. Dicas práticas para fazer o Descubra à distância, por Stephanie Loli e Jessica Grant – quarta-feira, 28 de outubro, das 19 às 20h30

Como tornar Cristo conhecido entre nossos amigos quando todos os nossos relacionamentos estão restritos ao mundo virtual? Para auxiliá-los nesse desafio traremos dicas práticas de como estudar o Descubra à distância, respondendo dúvidas e abordando casos pessoais dos participantes. É necessário que você se inscreva para participar, e assim iremos trabalhar casos pessoais e tirar dúvidas ao longo da oficina. Porém, uma parte do conteúdo sem as dicas direcionadas será disponibilizada no Youtube posteriormente.

Vagas: 30

Doação sugerida para inscrição: R$ 7
Este valor será totalmente direcionado para o Fundo Geral da ABUB. Se você quiser aproveitar e doar mais para o movimento estudantil, ficaremos muito gratos! Se você não puder arcar com o valor sugerido, por favor escreva para abub@abub.org.br ou via whatsapp para (11) 932853368.

Inscrições para as duas oficinas NESTE LINK.

 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.