Ciclo de Palestras da UFPE da ABU RECIFE

Nos dias 31/08 e 01/09, a ABU Recife promoveu o Ciclo de Palestras da UFPE, com o tema (Re)Pensando a Vida Acadêmica. Os objetivos do evento foram: a) promover a reflexão sobre diversos assuntos relativos à vida e à realidade da(o) estudante universitária(o); b) divulgar as atividades da ABUB; c) socializar música de qualidade.
Na organização do evento, estavam envolvidas pessoas da ABU (do Grupo Base e do grupo de estudos bíblicos da UFPE), bem como do movimento Alfa e Ômega, tendo contado com a colaboração do Diretório Acadêmico (DA) de Serviço Social. As atividades aconteceram no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da citada universidade.

Durante os dois dias, o Ciclo contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas, que constituíram um público bastante heterogêneo, composto majoritariamente por estudantes de graduação de distintos cursos, áreas e períodos letivos.
Na abertura foi feita uma apresentação da ABUB e das demais entidades envolvidas na organização. Foi exposto um stand com livros da ABU Editora e da Editora Ultimato.

A programação contou com duas partes: uma acadêmica e outra musical. Na primeira, houve as seguintes atividades:
1) Roda de discussão: “Mestrado e Doutorado: como se preparar para a seleção?”, conduzida por Kathleen Elane Leal Vasconcelos (abuense, professora da UEPB, doutoranda da UFPE), contando com a colaboração de abuenses que atualmente cursam mestrado (Eduardo Ébano, Jônatas Souza de Abreu, Mauricélia Cordeira). Foram abordadas questões gerais relativas à seleção de mestrado e doutorado, com indicações de caminhos a serem trilhados nessa preparação. O público interagiu bastante com os(as) facilitadores(as) da discussão.
2) Palestra “Vida acadêmica e espiritualidade”, proferida por Robinson Cavalcanti (ex-abuense, professor aposentado da UFPE e UFRPE, bispo da igreja Anglicana da Diocese de Recife). A fala se voltou para a questão histórica da relação entre academia e espiritualidade, sinalizando os desafios com os quais se deparam os(as) jovens estudantes. Ao final, houve um interessante debate.
3) Palestra “Universidade e organização de vida nos estudos”, ministrada por Jônatas Abreu (Abuense, mestrando da UFPE). O facilitador abordou questões relativas à vida de estudo, passando pela necessidade de disciplina acadêmica, de organização da biblioteca pessoal, bem como da elaboração de trabalhos acadêmicos (fichamentos, resumos, resenhas).
4) Palestra “Desmistificando a produção do artigo científico”, desenvolvida por Kathleen Vasconcelos. Foi discorrido acerca dos procedimentos necessários para a construção de artigos com qualidade, bem como as trajetórias percorridas para o envio e publicação de tais textos.


Na segunda parte da programação, houve concertos musicais – ocorridos antes das discussões acadêmicas – que encantaram a plateia. O estilo musical foi do clássico, passando pela música sacra, ao MPB. As apresentações foram solo ou em grupo, executadas pelos grupos abaixo mencionados:

1) Quarteto de Trombones da UFPE – é fruto do Núcleo de Estudos do Trombone e foi formado no ano de 2011, após a entrada do Prof. João Evangelista na UFPE, para ministrar a disciplina de Ensino de Instrumento (Trombone). Apesar de ser um grupo ainda bastante jovem, o Quarteto de Trombones da UFPE tem uma participação bastante ativa nas atividades Artísticas do Departamento de Música da UFPE, realizando várias apresentações dentro e fora da Universidade. Atualmente o Quarteto de Trombone da UFPE é formado pelos seguintes instrumentistas: Prof. João Evangelista (UFPE), José Rogério Almeida (UFPE), Paulo Vitoriano (UFPE), Thaison Vitor (UFPE).
2) Dadá Malheiros – Músico Profissional desde 1975. Arranjador popular/Erudito, Compositor Erudito teve algumas peças executadas pela Campbellsville Orquestra nos EUA. Diretor e Produtor Musical de CDs e Eventos. Nascido na Cidade do Recife, Pernambuco. Violista da Orquestra Sinfônica do Recife.
3) Davi Barbosa Campos- Estudante de curso de Bacharelado em Música da UFPE, aprovado em 1º lugar geral no vestibular 2011. Clarinetista da Banda Sinfônica da Cidade do Recife.
4) Coral da UFPE: Archanticus Laboratório de Vozes – criado em setembro de 2010 pelo Prof. SÉRGIO DESLANDES, como um grupo de apoio aos alunos de Regência Coral do curso de Licenciatura em Música da UFPE. Hoje o coro é formado por alunos de diversos cursos e da comunidade externa, e tem a diversidade como uma de suas marcas e o amor pela música como a primeira. O repertório é variado e eclético, mas tende para a música Popular Brasileira. O coro é formado por cerca de 30 integrantes.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.