Discípulos para a vida toda

O ministério entre profissionais, no contexto de uma missão estudantil, é muito estratégico. Somos estudantes universitários, em média, de quatro a seis anos. Profissionais seremos para a vida toda.

Como discípulos de Cristo impactaremos a sociedade ao exercermos nosso chamado. Missionários somos todos os “enviados”, que compartilham as boas notícias da redenção. Professores, geógrafos, jornalistas, pastores – seja qual for a área de atuação, nossa missão é testemunhar que “… por meio de Cristo, Deus reconciliou consigo todas as coisas”. Cl 1.20

Por isto, os graduados são tão importantes para a ABUB. Suportando uns aos outros, eles dão prosseguimento à formação que receberam no período em que eram estudantes. Serão suporte também aos próprios estudantes, compartilhando dons, aprendizado e experiência, disponibilidade e recursos financeiros.

Uma das prioridades da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (IFES, sigla em inglês), para 2020 é promover a integração dos estudantes e graduados: “Formar discípulos para toda a vida, comprometidos com o ministério estudantil, sendo testemunhas de Cristo em seus lugares de trabalho e sociedade”.

“O ministério com profissionais é importante por três motivos básicos: missão na sociedade, diaconia e apoio pastoral a ABS e ABU”, compartilha o mestrando em geografia, Judson Malta, da ABP Aracaju.

A jornalista Lívia Andrade, que foi abeuense do grupo local de Bauru (SP) e hoje é da diretoria da ABP São Paulo, nos conta sobre os desafios que um profissional cristão pode enfrentar no mercado de trabalho:

“Acho que o desafio é manter-se no ambiente profissional e não se contaminar com a filosofia desse meio, em que todos pregam que o sucesso é ter um cargo de chefia, ganhar muito bem e poder comprar tudo o que quer. Precisamos diariamente voltar para Jesus, vigiar, orar, pois só assim conseguiremos ser sal e luz, ao invés de nos amoldarmos ao mundo. Os primeiros anos da vida profissional, ao meu ver, são os mais difíceis. No meu caso, eu queria começar a trabalhar, ter experiência e, algumas vezes, fiz coisas contra os meus valores. Lembro de ter me passado por uma secretária para conseguir dados para uma matéria. No momento, eu pensei: “Ah, todo mundo faz isso”. Mas depois, cheguei à conclusão que não queria ser este tipo de jornalista”.

Leia entrevista da jornalista Lívia Andrade sobre o ministério da ABP São Paulo (SP).

Interceda pelos graduados que integram a ABP no Brasil. Existem grupos em São Paulo, Belo Horizonte, Aracaju e São Luís. Que eles permaneçam firmes, seguindo o Mestre no “discipulado de toda a vida”, vivendo e testemunhando o evangelho de modo integral.

Agradeça pelos profissionais que também servem como assessores auxiliares ou apoiam a missão em diversas frentes. O acompanhamento e testemunho dos profissionais na vida de um estudante pode ser transformador.

“Somos chamados a preparar os estudantes para a vida depois da graduação e a utilizar a experiência dos nossos graduados para que eles fortaleçam o ministério estudantil atual. Os graduados são parte da estrutura viva da IFES, e um ministério estudantil efetivo prestará atenção as necessidades específicas dos graduados”. Documento “Pedras Vivas”, visão da IFES até 2020.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.