Vida para a juventude!

Por Pedro Grabois e Márcia Aguilar

Olá amigos abuenses

Em meados de agosto (dia 19/08/2011) participei de uma ação evangelística na favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro.

As várias igrejas ali reunidas (alguns amigos da Rede Fale também presentes!) tiveram a oportunidade de abraçar, orar, conversar com as pessoas que estavam lá na “cracolândia”, na linha do trem.

O “Abraço de Jesus” foi realmente um momento de transformação, com certeza na vida dos que foram até lá para abraçar, e tenho fé e esperança que também tenha sido momento de reconciliação para muitos que estavam ali para fazer uso da mais variada oferta de drogas e na maior concentração que eu já tinha visto até então…

Fiquei obviamente mexido com aquilo. Minha humanidade se modificou, minha relação com Deus e com o próximo também se transformaram, mais uma vez.

A mudança foi para melhor! Minha esperança se renovou.

Minhas convicções permaneceram.

O diagnóstico de sempre…

Quem eu encontrei lá? Em sua maioria, jovens, pobres e negros. Tudo o que tenho pensado e procurado fazer no Fale, na ABU, na RENAS, no Conjuve, na igreja, etc. estava ali, novamente, diante de mim ao vivo e a cores, de uma forma bastante incomum.

Minha constatação de que os jovens neste país vem sendo sistematicamente eliminados permanece. Precisamos continuar agindo!

Estamos procurando envolver aqueles que em geral não se mobilizam para essas coisas de “política e ação social”. Quando mobilizamos diferentes igrejas, diferentes juventudes que estão presentes nas comunidades, nas cidades da Baixada Fluminense, nas periferias, temos grandes chances de transformar a nossa participação talvez muito viciada pelo “cada um no seu quadrado”.

Quero convidá-los a somarem com o esforço da realização das Conferências Livres, Municipais, Territorias, Estaduais, etc. de Juventude. São (mais que) eventos que contribuem para a participação desses jovens que vem sendo excluídos de várias formas, talvez mais sutis que as situações que encontramos na cracolândia, mas ainda assim, formas de exclusão.

Há abuenses em diferentes partes do Brasil participando da organização de conferências livres e municipais. Vale também lembrar da experiência que tivemos no mês de Julho, quando todas as regiões da ABUB acolheram conferências livres em seus Cursos de Férias.

Jesus veio trazer VIDA PARA A JUVENTUDE! E você, quer vida?

 Pedro Grabois representa a ABUB no Conselho Nacional de Juventude, junto com Márcia Aguilar.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.