Justiça seja feita, o CF é uma das experiências mais singulares da ABU. Desde a chegada, a boa hospitalidade de quem recebe e o esforço dedicado as leituras e a locomoção de quem sai de suas cidades para ir, dá pra ver que o CF está destinado a promover muitas mudanças. Uma semana na presença de Deus, com o próximo, onde podemos aprender da Palavra com excelência e ter uma comunhão quase que familiar com os abeuenses de nossas regiões.
É o que pude ver e viver, quando estudamos juntos o livro de Amós. Vi nesse encontro de formação uma grande abertura de cada estudante a correção e ao ensino da Palavra de Deus. No CF Cuiabá, em 2011, tínhamos cerca de trinta jovens (sem contar os missionários da JOCUM que estiveram conosco), dispostos a cumprir o chamado missionário que temos, a reconhecer os nossos pecados (sejam eles comunitários ou pessoais) e, com muita sede de justiça, cumprir também o chamado profético de falar da verdade. Buscávamos com profundidade entender o chamado de Deus a sua igreja, por meio da mensagem de Amós ao povo de Israel. Isso era até exposto em nossas brincadeiras (que permanecem internas) e também em muitas mudanças de práticas, de cosmovisão, e na adoção de novas bandeiras para defender (sendo todas na verdade uma única bandeira, o Reino de Deus).
Muitas certezas se firmaram em nós. Minha lista pessoal de prioridades foi invertida, virando a minha vida do avesso. Imagino que essa seja uma experiência de todos que por lá passaram, visto que esse evento, desde o início destinado a nos levar a novas experiências, cumpre o seu papel de nos desafiar e levar ao entendimento completo da missão e prática do evangelho.
Aos que vão para Cacoal este ano, bom ânimo!
Temos aqui o depoimento de dois participantes do CF Cuiabá, o último com as regiões Centro-oeste e Minas juntas.
—
O CF Cuiabá foi um divisor de águas na minha vida. Grande parte da cosmovisão que tenho hoje foi formada nesse Curso de Férias, tanto naquela semana, quando no legado que deixou em mim. Um exemplo foi a consciência da missão integral que devemos ter como cristãos, e a busca pela justiça.
O que foi marcante pra mim é que fui sem muitas expectativas, e quando cheguei lá pude perceber logo nos primeiros momentos o tanto de maravilhas que Deus tinha guardado pra mim para aquela semana e todas as outras posteriores da minha vida. Logo depois comecei uma caminhada no GB, um novo núcleo, e depois aumentou meu serviço ao Grupo Local e à Região, o que tem sido muito gratificante pra mim, de poder participar ativamente desse movimento que tanto me ajudou e ainda ajuda.
No CF eu fiz algumas das minhas melhores amizades, as quais quase todas se encontram na ABU. E, saber que conheci a ABU de verdade nesse CF, me faz olhar para um ano atrás, e ver o quanto Deus trabalhou em mim, e o quanto ainda tem para trabalhar.
É uma gratidão eterna a Deus, e a todos que estão envolvidos nesse movimento estudantil, principalmente no CF Cuiabá 2011.
Pedro Henrique (PH)
Uberlândia – MG
A princípio eu não iria ao CF Cuiabá, porém, uma semana antes no início do evento, fui contemplado com uma oferta, onde todos os custos da viajem foram incluídos, então sem pensar muito eu parti em viagem! De fato eu cheguei à cidade (uma das mais quentes do mundo) para o meu primeiro evento regional da ABU sem ter muita ideia que do que estava fazendo. Não tinha me preparado com tempo para fazer a viajem, tanto que fiz as leituras e resenhas um pouco antes de viajar.
Comecei no CF bem retraído frente às novas experiências, diante de novas pessoas e de ambiente bem diferente dos encontros cristãos que eu já tinha ido. Porém com o passar daquela semana fui percebendo a dimensão daquilo que estava vivendo.
Naquele momento estava sendo construído em mim um grande ensinamento bíblico (acerca de justiça) por meio das exposições bíblicas e oficinas; grandes e preciosas amizades foram feitas a partir da convivência singular com pessoas que muito admiro devido ao comprometimento que eles têm com a missão; uma definitiva vontade e disposição para me envolver mais na ABU frente aquilo que acreditamos: estudante alcançando estudantes; mudanças significativas na forma como penso e ajo em relação ao cristianismo foram amplamente desenvolvidas desde então e isto tem me acrescentado uma contínua força no caminhar da missão.
Voltei daquele CF com esperanças renovadas por Deus ter permitido todos aqueles momentos singulares. Agradeço mesmo a Ele por ter usado diferentes pessoas para que eu fosse a aproveitasse aqueles lindos dias com todos ali. Fica a saudade e o incentivo para todos irem (mesmo que sem expectativa) e vivenciar o que tem de marcante e inesquecível no CF desde ano!
Uziel Amorim
ABU Juiz de Fora – MG