Recepção dos bixos?

por Vanessa Ribeiro – ABU Marília

 

Meses de organização para o guia do calouro, busca de patrocínios de um lado, ideias sobre a ação nos dias da recepção do outro. Dias em que alguns ABUenses, movidos pelo mesmo sentimento que Cristo teve de amar a cada pequenino, deixaram de lado seus afazeres e interesses e se dedicaram a receber novos ingressantes da faculdade.

Ingressantes que muitas vezes, entre alegrias e expectativas, não estão preparados para o trote, nem para sair de casa, para conhecer outros lugares, para morar com outras pessoas, para correr atrás de documentos, enfim, preparados para virar ‘estudante’. Por isto, vários grupos têm uma ação comum nesta época de matrículas, como entrega de guias sobre a cidade e universidade e entrega de kits de higiene.
Mas o que era para ser algo rotineiro e tradicional foi substituído por algumas surpresas vindas do próprio Deus, que é o maior interessado nas faculdades. Ele que toca cada estudante através de nós, mas não o faz antes de nos tocar primeiro e nos modificar à sua maneira. O relato de alguns grupos nos mostra exatamente isto.

 

“Olha, planejamos muitas coisas. Executamos algumas, outras não. Mas também Deus fez a parte dele e, assim, coisas que nem passaram pela nossa cabeça foram realizadas. Desde simplesmente oferecer água, sombra ou um papo com a família, até correr com eles atrás de documentação para bolsa ou mesmo lugar para morar […] Mesmo assim, creio que a simples disposição de criar este espaço onde paramos de olhar só pro nosso próprio umbigo e estendemos a mão para nosso próximo, foi uma oportunidade de viver a Missão na pele e de intenso aprendizado/amadurecimento.”
Luan Grisoste – GB São Carlos

“ Oramos e pedimos direção a Deus e ao invés de dar o guia e divulgar o grupo, abordávamos as pessoas falando que no guia havia informações da cidade e da faculdade que era para ele não ficar perdido e que se precisasse de ajuda nós estaríamos dispostos a ajudá-los, coisa que o pessoal ficou bastante impactado ao ver que não éramos mais um grupo oferecendo um folheto para ele.”
Fred, GB Presidente Prudente

“Quando estávamos desanimados quanto às coisas empacadas do Guia do Bixo, Deus levantou pessoas do nosso grupo para concluir o trabalho […] Durante a entrega dos guias, pudemos falar com muitas pessoas, ver o medo nos olhos delas, com o que iam ter pela frente em Marília. E vimos Deus agir, independente da nossa capacidade humana.”
Fabrício – GB Marília

“Acho que o mais importante desse ano foi o fato de ABU e igrejas locais terem se juntado pra trabalhar por uma causa. Acho que isso foi/é/será fundamental em uma cidade com tantos universitários.”
André Matheus – GB São Carlos

“A recepção dos bixos no início do ano foi um grande marco para a ABU EACH. As lições que aprendemos nesta experiência começaram bem antes do momento da matrícula quando, pela providência de Deus, conseguimos imprimir os mapas com curtíssimo orçamento e tempo […] E foi bem legal ver o interesse de alguns, não apenas pelo ideal da ABU, mas por verem nossa disposição em não apenas realizar uma panfletagem, mas principalmente, nos importarmos com eles e ajudarmos no que for necessário.”
Fábio Aguiar da Silva- GB São Paulo

 

Quando entramos na faculdade somos convidados por Cristo a servir nossos iguais. Mas não servir como estamos acostumados, ou do jeito que gostaríamos de servir. Somos chamados a servir nas necessidades próprias de cada um, na área em que cada um precisa e não necessariamente naquela que somos melhores ou mais aptos; somos chamados a servir na maneira como Deus quer fazer e agir naquele momento. Somos convidados a viver o novo de Deus a cada novo ano e fazê-lo presente no coração de cada novo ingressante.

“Cristo não chega à universidade somente quando chegamos. Ele já está lá! E é o maior interessado por cada estudante, professor e funcionário, buscando implantar seu governo sobre cada aspecto da vida acadêmica, social e política dos campi.” (Reinaldo Percinoto Júnior)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.