A importância do Grupo Base para a ABS!

Por Leon Souza
Assessor Auxiliar – ABS Salvador
Coordenador de ABS – ABU Nordeste

Eu sei que não vou acrescentar em muito ao que já existe sobre a estrutura da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) e seus membros, a saber Aliança Bíblica Secundarista (ABS), Aliança Bíblica Universitária (ABU) e Aliança Bíblica de Profissionais (ABP). Mas, mesmo assim desejo colaborar para que não erremos pela ignorância ou mesmo pelo desejo deliberado de não atentarmos para aquilo que é importante.

No Brasil, a ABS acaba de completar quarenta anos; de lá para cá, com seus altos e baixos, várias formas de ABS já se constituíram. Contudo, sei que a nossa Missão foi cumprida e ainda se cumprirá até que o Mestre nos permita.
Há três coisas bem importantes que caracterizam um grupo de ABS, de acordo com o que conhecemos do movimento. Em primeiro lugar, o estudante, aquele que realiza a missão, e desenvolve as coisas; este juntamente com mais um ou dois (maior que isso é lucro) formam os núcleos: a segunda coisa mais importante, pois realizam evangelização, fazem orações, estudos e entoam canções, a depender do contexto (guardem e meditem nesta última expressão, contexto) e ali estabelecem na escola um marco, uma concreta forma de atuação missionária, por assim dizer, com dias e horários específicos.

A terceira coisa, não menos importante, é o Grupo-Base, que tem papel fundamental em nossa estrutura, ele congrega os membros, líderes ou não dos núcleos; ele deve existir para que possamos de fato nos conhecer melhor, contar nossas atividades e nossas lutas, orarmos uns pelos outros, compartilharmos de tudo aquilo que for válido para a edificação do corpo. O grupo base cumpre o papel de consolidar a identidade da ABS na cidade e de unir as forças, não permitindo assim um isolamento por parte dos núcleos e de seus membros efetivos, evitando a extinção gradativa da ABS onde exista. Portanto, se em sua cidade a ABS só se reúne em núcleos, mas não se encontra mensalmente no mínimo para esta reunião, de Grupo-Base, ou o famoso GB, faz-se necessário que se reúna, pois com certeza ajudará em muito no cumprimento da Missão que a mesma quer e deseja cumprir.

Lembrando que para a liderança do GB (a ABS local ou grupo local também), o estatuto da ABUB, que está em www.abub.org.br, pede que tenhamos estudantes do Ensino Médio e que por meio do voto sejam eleitos para o mandato de um ano de Janeiro a Dezembro, nos cargos de presidente, e vice, 1º e 2º secretários, 1º e 2º tesoureiros. Com essa equipe, eleita, e outros pela livre indicação do presidente (secretário de literatura, esportes, música, por exemplo), o grupo será liderado, e para uma ajuda mais experiente ou madura, podem ser eleitos conselheiros, de preferência da ABU ou ABP, também por um ano. Caso queiram um obreiro local, também chamado assessor-auxiliar, deve-se procurar um graduando da ABU ou profissional da ABP que já caminhe com o grupo, e apresentá-lo ao Obreiro Regional que cuidará dos trâmites junto ao Conselho Regional conduzindo o possível ingresso do mesmo no quadro de obreiros da ABUB.

Enfim, cuidem-se para cumprirem a Missão, observando o que foi apresentado aqui, na busca pelo melhor e mais eficaz serviço no Reino do nosso bondoso Deus!
Uh é ABS!

 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.