No dia 1º de maio de 2013 foi realizado um fórum tratando do tema “A Missão de Ser Profissional” realizado na cidade de Belo Horizonte promovido pela ABP-BH e grupo Fale. Foi um momento rico em que cerca de 40 profissionais deixaram suas casas em pleno feriado e no meio da semana para pensar em missão. O evento contou com as ilustres presenças da Tônica, Eduardo Lucas e outros. Além disso, houve exposições dos projetos: Rede Fale, Jocum BH, Projeto Reconstruir e Núcleo Bem Nascer.
Foi muito gratificante perceber o interesse de cada profissional e o desejo de todos em se fazer atuantes de alguma forma com o uso da profissão. É muito claro perceber a dificuldade de todos em tornar prático o desejo de atuação. Foi interessante escutar no Fórum experiências de profissionais que percebem claramente o chamado de Deus em suas profissões. Um exemplo foi o breve testemunho de Estevão Couto sobre como se sente em missão em seu trabalho realizado na Defensoria Pública. Também foi muito inspirador escutar a Tônica falar sobre sua experiência em Angola. Mais do que isso foi extremamente importante escutá-la falar que qualquer tipo de profissão é relevante na missão. Não devemos ter preconceitos e achar que um trabalho de um Pós Graduado é mais importante que uma simples faxina. Na missão pode ser mais necessário em determinado momento que o Pós Graduado dê uma faxina do que ministre uma aula bem elaborada. No serviço devemos estar dispostos a escutar o chamado de Cristo pra cada um de nós.
Durante o evento o grupo da ABP-BH teve a oportunidade de se apresentar e falar sobre os objetivos e metas do grupo, tornando aberto o convite a todos em contribuir e participar. No final do evento houve um momento chamado “Ouvindo os Clamores da Cidade” em que os representantes de cada projeto expuseram um pouco de como estão atuando na cidade. Tornou-se claro ao ouvir cada representante é que as demandas são enormes e que cada pequena colaboração é importante e relevante no desenvolvimento da missão. A Dra. Quésia Tamara Villamil (ex abuense do grupo de Belo Horizonte) representando o Núcleo Bem Nascer falou sobre a importância do parto humanizado e como milita em favor disso. É bem interessante perceber como Quésia se sente chamada a lutar em favor de partos humanos e dignos para as gestantes, trabalhando com transparência e permitindo a participação das mesmas em cada decisão. Num mundo em que a relação médico/paciente se torna cada vez mais fria e impessoal, é muito bom perceber a importância de um trabalho mais humano e respeitoso às necessidades de pacientes tão sensíveis que são as grávidas. Para Quésia isso é claramente sua missão.
A receptividade dos participantes foi muito boa e o evento não terminou com um sentimento de fim, mas trouxe a todos um desejo de continuar caminhando na missão de ser profissional e desenvolvendo a cada momento novas parcerias.
A missão de ser Profissional
- Redação ABUB
- maio 20, 2013
Gostou do conteúdo?
Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.