A missão de ser Profissional

No dia 1º de maio de 2013 foi realizado um fórum tratando do tema “A Missão de Ser Profissional” realizado na cidade de Belo Horizonte promovido pela ABP-BH e grupo Fale. Foi um momento rico em que cerca de 40 profissionais deixaram suas casas em pleno feriado e no meio da semana para pensar em missão. O evento contou com as ilustres presenças da Tônica, Eduardo Lucas e outros. Além disso, houve exposições dos projetos: Rede Fale, Jocum BH, Projeto Reconstruir e Núcleo Bem Nascer.
Foi muito gratificante perceber o interesse de cada profissional e o desejo de todos em se fazer atuantes de alguma forma com o uso da profissão. É muito claro perceber a dificuldade de todos em tornar prático o desejo de atuação. Foi interessante escutar no Fórum experiências de profissionais que percebem claramente o chamado de Deus em suas profissões. Um exemplo foi o breve testemunho de Estevão Couto sobre como se sente em missão em seu trabalho realizado na Defensoria Pública. Também foi muito inspirador escutar a Tônica falar sobre sua experiência em Angola. Mais do que isso foi extremamente importante escutá-la falar que qualquer tipo de profissão é relevante na missão. Não devemos ter preconceitos e achar que um trabalho de um Pós Graduado é mais importante que uma simples faxina. Na missão pode ser mais necessário em determinado momento que o Pós Graduado dê uma faxina do que ministre uma aula bem elaborada. No serviço devemos estar dispostos a escutar o chamado de Cristo pra cada um de nós.
Durante o evento o grupo da ABP-BH teve a oportunidade de se apresentar e falar sobre os objetivos e metas do grupo, tornando aberto o convite a todos em contribuir e participar. No final do evento houve um momento chamado “Ouvindo os Clamores da Cidade” em que os representantes de cada projeto expuseram um pouco de como estão atuando na cidade.  Tornou-se claro ao ouvir cada representante é que as demandas são enormes e que cada pequena colaboração é importante e relevante no desenvolvimento da missão. A Dra. Quésia Tamara Villamil (ex abuense do grupo de Belo Horizonte) representando o Núcleo Bem Nascer falou sobre a importância do parto humanizado e como milita em favor disso.  É bem interessante perceber como Quésia se sente chamada a lutar em favor de partos humanos e dignos para as gestantes, trabalhando com transparência e permitindo a participação das mesmas em cada decisão. Num mundo em que a relação médico/paciente se torna cada vez mais fria e impessoal, é muito bom perceber a importância de um trabalho mais humano e respeitoso às necessidades de pacientes tão sensíveis que são as grávidas. Para Quésia isso é claramente sua missão.
A receptividade dos participantes foi muito boa e o evento não terminou com um sentimento de fim, mas trouxe a todos um desejo de continuar caminhando na missão de ser profissional e desenvolvendo a cada momento novas parcerias.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.