Por Roberta Nunes
Pranto, Denúncia e Esperança foi o tema do CF|ERA, o curso de Férias da ABU (Aliança Bíblica Universitária) e o Encontro Regional de ABS (Aliança Bíblica Secundarista). O evento reuniu 94 estudantes, de 13 a 20 de julho, em Montes Claros, Minas Gerais. Secundaristas e universitários puderam aprender a cerca do relacionamento com Deus, consigo mesmo e com o próximo durante oito dias de aprendizado, amizade e comunhão, baseado também no livro de Jeremias.
Explicar o que aconteceu explicitamente e implicitamente nos corações dos participantes durante o Curso é uma missão quase impossível. Entretanto, pessoas de diferentes regiões compartilharam suas percepções durante o evento para trazer recortes valiosos sobre este tempo. Elementos chaves se destacam como a força para a missão estudantil nas Universidades mineiras. Os estudos bíblicos, ensinamentos, leituras prévias para a capacitação na caminhada cristã. A amizade e comunhão que vai além da distância geográfica.
Força para a missão
Para Paulyny Machado, 27 anos, da ABU Uberaba, o evento despertou subsídios para a caminhada cristã. “Um turbilhão de sentimentos foi gerado em meu coração ao ter participado do CF|ERA 2013. O renovo, mudança, amor pelas pessoas. gratidão e responsabilidade, tudo isso voltado para o compromisso com a missão. Compromisso de anunciar e defender a única, verdadeira e fiel Palavra de Deus”, afirma.
Atualidade do livro de Jeremias
“Em tempos de instabilidade política e corrupção moral e ética, Jeremias foi desafiado a denunciar em alta voz os males do povo, do rei, dos religiosos e lhes mostrar a consequência dos seus atos. Embora escrito há alguns séculos antes de Cristo, ele ainda é um assunto muito atual. Tivemos tempos bons de papos sobre vida, relacionamento, missão integral, problemas sociais. Tudo isso abordado, não de forma vazia e vaga, mas com a profundidade que a experiência proporciona. Ser abençoado pelas conversas no almoço, os grupos de estudo bíblicos, as exposições e palestras, o silêncio reflexivo, o café. O significado de cada uma dessas coisas ecoará ainda, por muito tempo em minha mente. Os laços criados serão cultivados e reforçados”, afirma Philippe Samuel Santos da Costa, ABU Belo Horizonte.
Primeira vez num evento da ABU
“Encontrei várias dificuldades para estar presente no CF|ERA. Não tenho muito tempo no movimento da ABU, tanto que esse foi meu primeiro CF. Creio que o Senhor não podia ter me dado oportunidade melhor. Durante toda a programação, senti o falar e o agir de Deus. Ele enviou por algumas vezes as pessoas corretas pra conversar comigo, mesmo que de outras cidades e mesmo não os conhecendo, me senti completamente a vontade para conversar com cada uma delas. Creio também, que de lá não levarei só ensinamentos bíblicos e não só amigos, mas verdadeiros irmãos! Agradeço a Deus por tudo que ele realizou naquele lugar, por cada refeição. Agora, temos que mostrar ao mundo o que aprendemos lá”, compartilha Ramon Albuquerque, da ABS Montes Claros.
O antes, durante e depois do CF|ERA
O tesoureiro da Região Minas Gerais, Victor Marques (Maranhão), compartilha sua experiência durante todo o processo. “Logo no pré-CFERA, “ganhei centenas” com as leituras prévias, EBI’s e estudo do livro de Jeremias. Como me deram “ÂNIMO!” estas leituras essenciais pra minha vida e como fui encorajado a aprender mais da Palavra de Deus! Durante o encontro “ganhei milhares” com o meu grupo de EBI, as exposições bíblicas, palestras, reflexões, conversas e novas amizades. Mas um acontecimento, em especial, me fez “ganhar milhões”, diz.
“No CFERA, tive a oportunidade, como tesoureiro, de administrar uma situação complicada. Através disso, Deus me ensinou grandes lições: ter compaixão do próximo, abrindo mão do meu conforto para abençoar o outro; perceber que Deus pode trabalhar na minha vida através de uma perda, me forçando a reestabelecer prioridades; saber que confiar e descansar em Deus são a melhor forma de resolver a vida; e poder sentir o amor de Deus manifesto através da vida dos meus irmãos. O Encontro me encheu de esperança. Deus é real, o seu Reino é real, o seu amor é real e nos constrange. Se fosse um filme, chamaria de “Faith and Hope”, mas em português chamaria de “O Milionário”. É que minha praia é “$$$”, números e contas, então queria falar das minhas impressões sobre o CFERA dessa forma”, complementa.