Não te esqueças de nenhum benefício!
‘Eu prefiro […] ter a aquela velha opinião formada sobre tudo’
Fernando Costa*
Se nossa dedicação à missão é chamada de caminhada, o tempo em serviço pode ser relacionado a um voo, passa muitíssimo rápido. Como cheguei à esta conclusão? Saudosismo de uma excelente viagem missionária!
Três anos já se passaram desde aquela épica viagem de 20 dias, 4 Estados (AC, AM, RO e RR), muitas horas de treinamento e dezenas de amizades. Era o mês de Agosto de 2010 e muita coisa era diferente: Manaus há 3 anos sem grupo da ABU, Boa Vista com poucos meses de atividade, Rio Branco sem grupo, Porto Velho com apenas uma pessoa mobilizando o início de um grupo base e a ABU Cacoal sendo mantida pelo empenho de uma profissional.
Muita coisa mudou além do meu estado civil e meu endereço. Ampliei algumas concepções, refleti sobre muitas situações, mas aquela ‘velha’ opinião sobre não se esquecer dos benefícios do Senhor (Sl 103), essa eu quero sempre conservar.
Foi uma experiência de provisão, visão e aprendizado riquíssimo que conservo até hoje e tento aplicar nos grupos pioneiros dos quais tenho contato. Desde aquela longa viagem, outras me foram concedidas com oportunidades pioneiras em Tocantins, Pará, Amapá e Maranhão. Um exercício de aprendizagem que tento conservar é perceber o quanto os estudantes vão crescendo em sua vocação e desenvolvendo suas carreiras e por mais curto que três anos possa parecer, alguns estudantes que conheci durante a viagem hoje são profissionais empenhados em sua vocação.
Não tenho números exatos do que aconteceu durante este tempo, nem afirmo que o que ocorreu de positivo aos grupos se deu apenas ao fator “ir até lá”. O entusiasmo em conhecer pessoalmente estudantes com o qual somente mantinha contato por telefone e internet foi sem dúvida um dos fatores essenciais da afinidade e da permanência de estudantes na missão. Lanço mão de um episódio que aconteceu esta semana quando um estudante entrou em contato comigo e marcamos uma conversa em sua Faculdade. Uma conversa pioneira.
O encontro se deu durante o intervalo das aulas e nos reunimos eu, ele e mais 5 cristãos na Biblioteca. Em 15 minutos apresentei a ABUB e falei do nosso maior compromisso: evangelismo a partir do testemunho pessoal, estudo comunitário da Bíblia e atuação no espaço público da Faculdade. Enquanto falava, lembrei das apresentações nas igrejas, universidades e casas de Boa Vista (RR), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Porto Velho, Cacoal e Ariquemes (RO). Lembrei que muitos estudantes já foram alcançados pelo evangelho de Jesus a partir do testemunho daqueles irmãos. Isto é animador para quem fala e para quem ouve!
Estas experiências são sempre desafiadoras e agora oro por esse novo núcleo, peço que Deus conserve a boa intenção e depois daquela conversa clareie a cada um deles o chamado missionário no ambiente universitário. Quem sabe daqui a três anos escrevo algo a respeito deste grupo, sobre sua ousadia e dedicação. Ainda que tenha muito que falar, ou não, quero poder dizer que o benefício de viver o evangelho e animar-me com desafios pioneiros ainda estará vivo em mim.
*Fernando Costa é professor, atua como assessor da Aliança Bíblica Universitária do Brasil para a Região Norte, casado com Patrícia Godinho e moram na ‘Ilha do amor’ São Luis-MA.
Fotos:
1) Igor, Rafael e Kátia, estudantes de Porto Velho-RO, recebendo Fernando no aeroporto.
2) Otniel, Dennis, André e Eduardo: o recomeço da ABU Rio Branco-AC.
3) Encontro com Angelita, Danielle, Márcia e Ney. Marcamos pela internet e nos reunimos num Shopping em Manaus-AM
4) Um brinde à amizade com estudantes de Boa Vista-RR.
Notícias da época da viagem.
Site da ABUB: https://www.abub.org.br/regiao/norte/noticias/missao-estudantil-no-acre-rondonia-amazonas-e-roraima
Paralelo 10: http://ultimato.com.br/sites/paralelo10/2010/08/estudantes-em-acao-no-norte-do-brasil/#more-916
Resumo dos Grupos: https://www.abub.org.br/grupos-na-regiao-norte