Feliz ano novo todo dia.

Um novo ano! Costumamos começar pensando nas milhões de coisas a serem feitas, em tudo o que conseguimos e não conseguimos realizar e imaginamos uma longa linha reta a ser percorrida. Eu também faço isso. Elaboro metas bem práticas e que possam de fato serem realizadas durante um ano, tento avaliar principalmente aquilo que eu quero melhorar em mim mesma para melhor servir ao outro, afinal, diferente do resto do que o mundo prega, nós, cristãos, temos o dever de nos importar com o que os outros pensam e sentem, acreditamos em um Deus que se importa conosco e nos ensina a fazer o mesmo. Deus se fez homem para se relacionar conosco e nos mostrar como devemos nos relacionar uns com os outros. Ele veio para nos servir. Logo, com tantas metas que elaboramos, é necessário que pensemos nas mesmas diante do que elas oferecerão aos que estão ao nosso redor e como isso mostrará Cristo durante a nossa vida. Pensando nisso, pedi a alguns abeuenses que me dissessem quais são suas metas, pedidos, que, enquanto missionários em suas universidades, querem realizar este ano, pensando em seus grupos locais, na região e em si mesmos.

 

O Elton Saymon, de Araguaína (TO), tem as seguintes metas:

“Que meu núcleo possa estar mais motivado a buscar almas na faculdade e nos unirmos em uma só fé, que a região Norte possa se mostrar mais presente nas programações nacionais e que eu possa instruir com mais qualidade e viver em missão integral a cada dia.”

 

Ludmila Araújo, de São Luís (MA), disse:

“Espero que em 2014 o nosso grupo local possa consolidar ainda mais os núcleos já formados, e que alcancemos também novas universidades e escolas, desenvolvendo atividades de capacitação, edificação e comunhão. Diante da grande extensão que possui a nossa região Norte, desejo que desenvolvamos a cada dia mais a integração entre os abeuenses de cada estado; que possamos nos ajudar e crescer em unidade. Espero levar o amor de Cristo a todas as pessoas com as quais tenho contato na universidade; que elas enxerguem nas minhas atitudes a simplicidade de Jesus.”

 

Rogers Moraes, nosso querido IPLense, de Marabá (PA):

“Desejo muito que a ABU Marabá cresça em integração, preservando as pessoas que chegarem a se comprometer em se posicionar dentro das universidades enquanto cristãos tanto quanto as que já se comprometeram e por algum motivo não estão envolvidas no momento; que o Senhor abra nossos corações, nortistas, afim de que não percamos oportunidades, entendendo nossa missão nas cidades e região, entendendo do mesmo modo nossos obstáculos e nos dando coragem, fidelidade e criatividade no exercício do que é agradável a Deus; que o Senhor gere a integridade, a sabedoria e as provas necessárias para gerar o caráter agradável a Deus. Que eu não viva um cristianismo isolado em mim, por favor ,Senhor, mas que por mais que eu não consiga me ajudar eu consiga prestar a ajuda agradável ao Senhor na vida das pessoas que eu chegue a ter algum contato. Amém.”

 

Motivação, integração, comunhão, viver o evangelho integralmente, agir de maneira que possam enxergar a Cristo, consolidar o que existe, crescer… São “metas”, desejos, planos, que eu também quero que se cumpram, que eu também espero que sejam de todos os outro grupos que existem.

 

Frederico Mattos, psicólogo e colunista de vários blogs, escreveu recentemente o seguinte:

“Longe de um carpe diem de boteco que se enterra num presente hedonista, todo dia do ano é um convite para uma mudança que não precisa ser radical, se for inconsistente. O ano novo realmente acontece a cada ato prático, insistente e dedicado para substituir uma atitude problemática e colocar no lugar outra que gere felicidade.”

Não adianta fazer tantos planos se não estamos dedicados o suficiente para que eles se realizem. E, se a virada do ano é o dia em que elaboramos tudo o que queremos mudar, espero que todo dia seja um “novo ano” e que não nos atenhamos somente ao que queremos mudar, mas também em como faremos isso. Assim como os abeuenses acima, eu tenho pensado no que quero enquanto missionária na ABU: quero que meu grupo local fique cada vez mais unido, que minha região possa ter a comunicação e acompanhamento dos grupos locais como foco e que possamos nos sustentas e, pessoalmentem, que eu seja uma pessoa mais paciente, menos ansiosa, dependente de Deus e que possa ir ao IPL 2015! Agora, como fazer tudo isso? É aí então que sempre me lembro destes três versículos:

“Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” Provérbios 16:1-3

A resposta é dependência, esperança, fé. É uma pitada de dedicação e persistência na oração, para que não nos percamos no caminho, para que não nos esqueçamos daquilo que no início falamos que era o nosso propósito, para que nada do que seja “nosso desejo” prevaleça sobre o que o Senhor quer para nós. Nós trabalhamos nesta missão, mas tudo isso é dele, não nosso. Precisamos aceitar a condição de que, para seguir Jesus Cristo, é importante tomar a nossa cruz e negarmos a nós mesmos, logo, deixar o nosso ego e pensar no que é melhor para todos, mesmo com as dificuldades!

Espero que todos estes pedidos, metas, estejam debaixo da vontade do Senhor e que possamos lembrar sempre delas! Que todos estejam animados e que sempre encontrem no exemplo e ensinamentos de Jesus Cristo a motivação para continuar. Que sejamos conscientes do compromisso que fizemos, e que cada abeuense pare e reflita sobre o que quer para seu grupo local, sua região e para si (pensando nos outros!) também.

Ah! Que possamos nos encontrar em março (22 e 23), em Imperatriz, para nosso Conselho Regional! Vejo você lá.

Feliz ano novo todo dia.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.