Só sei que foi assim…

Para: Mateus@osdoze.org.br

De: IPL2014@abub.org.br

Assunto: Só sei que foi assim…

 

Mateus,

Escrevemos este e-mail pois a gente terminou de estudar sua narrativa da vida de Jesus no Instituto de Preparação de Líderes (IPL) 2014 e pensamos em fazer alguns comentários e perguntas.

De cara foi estranho você começar o livro com uma genealogia. Mas depois entendemos que foi para amarrar os pontos históricos – da linhagem de Abraão, de Davi, filho de José e Maria. Jesus teve um antes depois e teve que assumir a responsabilidade e lidar com essas heranças históricas. Nós perguntamos também: e nós como lidamos com elas?

Depois, vimos como Deus Pai ensinou José e Maria, na prática, anunciando a chegada de Jesus, que “muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá” (Pv 19:21). E eles reagiram bem a essa mudança de planos. Mais uma vez: e nós como reagimos?

Então, você “desceu a pena” e foi enchendo a gente de mais e mais perguntas: o que o seu uso da bíblia gera, vida ou morte? – porque, por exemplo, Herodes usou as profecias bíblicas para matar crianças. Como é a nossa relação com Cristo: uma bibliolatria, uma racionalização ou um relacionamento? Com que olhos temos concebido a vida: os da ansiedade ou da confiança em Deus? Nosso estilo de missão é como o de Jesus, movido pela compaixão (Mt 9:36)?

Mateus, você encheu a gente de dúvidas. Mas foram dúvidas boas porque nos levam a Jesus, nos mostram quem nós de fato somos e assim nos leva a clamar a ele por misericórdia. E você nos mostrou isso várias vezes:

Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.” (Mt 5:7)

Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Mt 9:13)

A multidão os repreendeu para que ficassem quietos, mas eles gritavam ainda mais: ‘Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!’” (Mt 20:31)

Mateus, só podemos agradecer a Deus porque Jesus lhe chamou e você aceitou o Grande Convite para caminhar com ele e segui-lo. Esse mesmo convite Jesus nos faz por meio da sua narrativa do evangelho. E, sem medo de errar, os IPLenses de 2014 aceitaram esse Grande Convite para viver o evangelho em que o menor é o maior. Em que ministério é serviço e não lugar de autoafirmação. Em que se aguarda confiantemente a volta de Jesus que há de vir sinalizando o Reino dele aqui e agora.

Entendendo que nós vamos errar. Como Pedro, nós traímos Jesus. Nós o negamos com a nossa boca e/ou com nossas ações. Mas, Jesus, mesmo sabendo da traição, diz que vai adiante dos discípulos na Galileia (Mt 26:32). É o perdão sem limites do qual ele já tinha falado (Mt 18:21-35). É assim que é o nosso mestre. É assim que é o evangelho. E só sei que foi assim…

Mas, a história de Jesus na vida dos discípulos continua, pois ele disse que estaria presente até a consumação dos séculos (Mt 28:20). Afinal, Mateus 29 continua a ser escrito: “Tendo dito isso, os IPLenses de 2014…” Opa. Vamos deixar isso pra um próximo email.

Até mais,

Paulo Sérgio Zanin

estudante de Engenharia Elétrica, ABU Goiânia

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.