texto originalmente publicado no site da Aliança Evangélica
“A igreja deve ser lembrada de que não é a mestra ou a serva do Estado, mas sim a sua consciência… Ela deve ser a guia e a crítica do Estado, nunca sua ferramenta. Se a igreja não recuperar seu fervor profético, ela se tornará um clube social irrelevante, sem autoridade moral ou espiritual.”
Pr. Martin Luther King, Jr (1963), Strength To Love.
Muitos perguntaram se a igreja deveria ou não participar das manifestações de rua, lutando pelos direitos do cidadão e da coletividade. A rigor, a igreja nunca saiu das ruas. O seu chamado sempre foi para fora das quatro paredes, abraçando as causas identificadas com a Paz, a Justiça e a Alegria do Reino de Deus.
A Igreja de Jesus Cristo tem um compromisso com a liberdade. É inegável a contribuição do povo de Deus na construção e na consolidação da democracia brasileira. Historicamente, há tanto o que celebrar! Ocorre, porém, que os processos dinâmicos da vida em sociedade, exigirão de nós a constante reflexão acerca da qualidade do nosso testemunho cidadão.
Especialmente em anos de eleições para cargos públicos, fica mais evidente e oportuna a necessidade de evidenciarmos a nossa fé através de um posicionamento honesto, que seja comprometido com os valores do Reino e que não admita manipulações por parte daqueles que se utilizam do poder para o benefício pessoal.
Existe um sem número de possibilidades para o engajamento piedoso da Igreja de Jesus, na caminhada de sinalização do Reino de Deus. Pensando nisso, a Aliança Cristã Evangélica Brasileira lança uma cartilha de leitura leve e atrativa para oferecer algum embasamento teórico, além de sugerir a pesquisa, a avaliação e o envolvimento do povo de Deus na promoção da liberdade e na luta pelo direito de todos.
Nossa expectativa é de dias com uma igreja ainda mais participativa e mais cidadã. Nossa esperança é que crentes em Cristo, individualmente e também comunidades inteiras, reflitam e ajam sob uma fé evangélica consequente. E que muitos frutos de justiça sejam colhidos a partir dessa semeadura!
Este projeto da Aliança Evangélica conta com o apoio de dezessete parceiros: ABUB – Aliança Bíblica Universitária do Brasil, Associação Basiléia, CBN – Convenção Batista Nacional, CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Cristianismo Hoje, Envisionar, FCI – Fundo Cristão de Investimentos Estratégicos, Instituto Robson Cavalcanti, Missão Aliança, MPC Brasil, NAU – Núcleo de Ação Urbana, Movimento de Lausanne, Renas – Rede Evangélica Nacional de Ação Social, Sepal – Servindo Pastores e Líderes, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial Brasil.
A publicação será distribuída gratuitamente aos nossos afiliados e está disponível também na internet.