Sofrendo com Gaza

“Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação; é Raquel que chora por seus filhos e recusa ser consolada, porque já não existem”. Mateus 2:18 (NVI)

texto de Penny Vinden
publicado originalmente no Blog da IFES

Hoje eu comecei o dia com lágrimas nos olhos...” iniciava o email de Nadar, líder do trabalho da IFES nos territórios palestinos.

Ele continuava: “Oh Senhor, até quando? Até quando teremos que ver nosso povo sofrendo violência e terror. Até quando teremos que ver imagens de crianças feridas e mortas, de homens e mulheres com corpos dilacerados? Faltam palavras para fazer justiça ao sofrimento humano e a barbárie.

Nadar prosseguia dizendo sobre seu sentimento ao assistir os bombardeios na faixa de Gaza, que denominou de “a maior prisão aberta do mundo, um gueto –  na falta de uma palavra que possa descrever melhor”.

Sofremos com ele, enquanto ouvíamos a contagem de corpos cada vez mais crescente, muitos de crianças. Nós saofremos enquanto assistíamos vídeos de pais e mães chorando publicamente por seus filhos mortos. Enquanto víamos casas devastadas e perguntávamos em quais lugares seguros estas pessoas pobres poderão estar.

Muitos têm se refugiado em igrejas de Gaza, nos contaram. Pediram que orássemos para que estas igrejas continuassem seguras.

Nadar conta sobre o impacto no ministério estudantil: “Enquanto escrevo estas poucas palavras, recebo notícias de um menino que morreu depois de ser baleado em seu olho esquerdo no dia de seu  aniversário de 7 anos. Este menino tinha se juntado às nossas atividades no ano passado, participava de nosso programa de evangelização escolar e esteve na conferência evangelística anual, na viagem evangelística e participou de alguns seminários.

Mas nós agradecemos ao nosso Senhor por proteger Dina, membro da diretoria, e dois estudantes universitários que foram atacados e quase receberam um tiro de um militar israelense, enquanto esperavam por um carro”.

Eu conversei com Zaher, Secretário Geral de FCSI Israel. Ele também anseia profundamente por paz. “É difícil escrever sobre este assunto. O país está passando por um período muito crítico desde o último mês. Mais violência e ódio se instauram entre árabes e judeus em Israel. Ouvimos que muitos apoiam as mortes do outro povo –  árabes com medo de irem para áreas judias e falar em árabe – e vice-versa. Universidades e escolas no sul de Israel tiveram que fechar devido à situação e estudantes adiaram suas provas.

FCSI é um movimento misto, em que participam árabes cristãos e judeus messiânicos, então é claro que os sentimentos são variados nesta situação. Embora não tenhamos atividades durante o verão, na última semana nós conseguimos reunir o comitê estudantil (de fala árabe e hebraica) para planejarmos o próximo ano. Mesmo que os membros tenham variações em seus pontos de vista políticos, pudemos orar juntos.

Nestas situações FCSI enfatiza que somos um em Cristo e, portanto, podemos mostrar às pessoas que é possível vivermos juntos”.

Nesta semana, por favor, ore por paz. Ore pelas potências mundiais, para que tenham sabedoria e ajudem a trazer o fim da atual violência.

Ore por Nader e Zaher, enquanto lutam nesta situação frágil e encorajam estudantes a olhar para além do ódio de gerações – e sim para a cruz de Cristo, para serem agentes de reconciliação.

Ore pela segurança do conselho/diretoria, obreiros e estudantes na Palestina. Ore por esperança para os que não a tem, pelos milhares que perderam seus queridos, lares e trabalhos. Ore por todos aqueles que estão sofrendo, para que busquem a Deus e encontrem nEle sua única esperança e consolo.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.