“Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor” Isaías 1.17
Os recentes relatos sobre o trote ganharam visibilidade na grande mídia, tanto com a CPI das Universidades como também com os casos criminosos de violência, entretanto essa cultura da violência tem se propagado ao longo dos anos, no momento de entrada dos alunos na universidade. Em discussão levantamos reflexões sobre nosso papel enquanto Testemunhas de Cristo neste ambiente, de como temos reagido a essas rotineiras práticas de violência, opressão e forças de morte.
Criticou-se o trote, visto como ritual de passagem da dita sociedade comum para o ambiente universitário, no qual o “animal” que ali se insere necessita aprender a “trotar”. O problema não são os “ritos de passagem”, mas a forma e os significados que eles assumem no contexto universitário – espaço este que devia ser de acolhimento e recepção e que se transforma em atitudes de opressão, desmoralização e violência.
Queremos expressar por meio desta carta aberta, enquanto estudantes que testemunham Cristo na Universidade, nossa denúncia e inconformação a qualquer tipo de atitude violenta, desmoralizante, preconceituosa e pautada em valores hierárquicos que tem dominado as práticas abusivas dos trotes. Não corroboramos com a lógica opressora que legitima um tratamento agressivo e humilhante seja para com aqueles que ingressam na vida acadêmica, ou os já alunos.
Também, dentro dessa lógica do trote, cabe uma reflexão sobre a universidade, enquanto espaço estranho e intocável ao restante da sociedade. Este espaço que é visto por muitos como o lugar do saber e inacessível, onde uma elite mais emancipada e consciente se separa dos cidadãos comuns. Neste sentido, pensamos que nossos vizinhos deveriam ver a universidade como veem a praça: um espaço de troca, relacionamento, interação e acessível a todo e qualquer cidadão.
Nós questionamos o porquê de não sermos submetidos a nenhum trote (violento ou solidário – Somos contra o trote solidário que toma forma de assistencialismo sem proposta de continuidade durante o ano todo) quando vamos à praça, o porquê de não precisarmos ser pintados e ou obrigados a “fazer elefantinho” em nossa primeira visita à casa de um desconhecido para podermo-nos “enturmar” com ele. Ainda assim, as questões parecem ser mais profundas envolvendo questões de gênero, racismo, xenofobia, homofobia e intolerância religiosa. Crimes muitas vezes silenciosos e uma estrutura de poder que justifica todos os excessos – se ampliando até a vida profissional posteriormente.
Que a universidade não seja um lugar outro, dominado pelo sentido de superioridade, mas um espaço de serviço à população, de oferta de conhecimento e cultura. É nessa lógica que denunciamos o trote que mascara e perpetua o sentido de superioridade e hierarquização dos que entram na Universidade.
Vemos que a discussão sobre o trote possibilita desmascarar “forças de morte” que atuam nos espaços acadêmicos, que selecionam pesquisas cujo fruto é o lucro de poucos, que não incentivam projetos de extensão, não fornecem uma formação mais integral do ser humano. É nesse sentido, que também questionamos a prática do trote solidário com imposição aos calouros de campanhas de doação de sangue ou alguma outra ação social, que na realidade não seguem durante o ano, demonstrando a superficialidade da ação.
Acreditamos que nós da ABUB, devemos levar essa pauta que está diretamente ligada a nosso espaço missionário e refletir sobre isso, seja através de denúncia, repreendendo os opressores, buscando práticas de acolhimento que demonstrem a vida e a realidade de transformação que há na cruz de Cristo. Sim, somos chamados para sermos agentes de reconciliação, e levar para a Universidade e suas práticas onde dominam forças da morte, o poder do amor e vida que há em Cristo.
Sigamos firmemente na Missão, na nobre tarefa de propagar os valores do Reino de Deus, semeando o amor e justiça.
Assinam essa carta alguns estudantes do Instituto de Preparação de Líderes 2015, cujo tema foi “E sereis minhas testemunhas”.
Gustavo Marchetti – Mestrando Educação Física / UFES
Déborah Vieira – Letras / UFPel
Marcio Lima – Mestrando Arquitetura / USP
Thayla Marques – Psicologia / UFTM
Vanessa Santos – História / UFBa
Luiz Gonzaga – Engenharia / Unifei
Thais Kétura – Direito / UFERSA
Leandro Lima – Direito / UCAM
Rafaela Roberto – Terapia Ocupacional / USP
Marcos Paulo – Medicina / FEMPAR
Gabriel Marcelino – Música / USC
Barbara Siqueira – Psicologia / UFU
Paulo de Tarso Pupio – Engenharia Bioquímica / USP
Tarcísia Carolina Duarte – Pedagogia / UFV
Ana Carolina Rodrigues – Engenharia Sanitária e Ambiental / UFG
Gustavo Caralli – Engenharia Civil / USP
Michelle Corrêa – Ciências Biologicas / UNESP
Luana Rosa – Arquitetura / PUC
Heitor Barboza – Engenharia Ambiental / UNESP
Jhonny Lancaster – Psicologia / UFPR
Lizandro Bravo – Intercambista Equador
Nátali Cristofólli – Psicologia / UFTM
Marcos Abrão Borges – Psicologia / UFMA
Anna Flávia Gomes – Direito / Unimontes
Raquel Bastos – Letras / UFV
Gabriela Martins – Medicina / UFJF
Geiziane Oliveira – Engenharia Sánitária e Ambiental / UFPA
Lucas Bivar – Engenharia Civil / UFSC
Camila Azcutia – Geologia / UnB
Paulo Gomes – Engenharia de Segurança e Trabalho / UNIFEI
Ana Elisa Crispim – Psicologia / UFTM
Videnicio Reis – Engenharia Civil / FIPMoC
Jordana Regina – Letras / UFLA
Asaph Jacinto – Mestrando em Nanociências e Materiais Avançados / UFABC
Jade Silva – Serviço Social / UFOP
Natasha Fernandes – Nutrição / FEMPAR
Laila Pereira – Direito / PUC
Ana Leticia Vieira – Engenharia de Minas / UEMG
Raíssa Emily – Nutrição / FAVIP
Gilvan Mota – Engenharia Civil / UFPE
Laura Spadarotto – Medicina / UFJF
Josué Machado – Relações Internacionais / Unicuritiba
Viviane Dias – Direito / UEL
Ana Karolina Marques – Arquitetura / UFES
Rodrigo Gabi – Administração / UFRRJ
Marcella Gonçalves – Medicina / UNOESTE
Kennedy Matias – Direito / UNIPÊ
Guilherme Matsuo – ABS Ribeirão Preto
Emily Monteiro – Relações Publicas / USP
Ana Eliza Oliveira – Nutrição / UFVJM
Juliana Navarrette – Psicologia / UNIFESP
Leon Souza – Filosofia / UFBa
Mariana Nunes – Medicina / PUC
Kesia Caroline – formada em História / UEFS
Fabricio Mendes – Ciências Sociais / UNESP
Giovanni Barbon – História/UFU