Instituto de Preparação de Líderes 2020

Por Sarah Nascimento

Samuel Calixto – ABU Belo Horizonte


Como explicar essas 3 semanas no Instituto de preparação de líderes? Percebi que a trindade estava em missão para amoldar meu coração ao que realmente é esperado de um líder de um movimento estudantil, me surpreendeu em vários aspectos e tentarei relatar um pouco do que aconteceu comigo, pessoalmente.Cheguei com uma sincera expectativa de conhecer melhor a palavra e me preparar mais efetivamente como um líder, mas desde o início pude perceber que a forma de Deus trabalhar com a liderança no Reino é bem distinta das propostas de preparação de líderes existentes. As 3 semanas foram uma imersão no evangelho de Marcos, já no primeiro dia assistimos ao Experimento Marcos, uma forma performática de apresentar a vida de Jesus, posteriormente participamos de estudos bíblicos, ouvimos bons sermões que foram nos confrontando e revelando que o melhor exemplo de líder, encarnou, viveu entre nós e nos mostrou que a melhor forma de se estabelecer uma liderança saudável é servindo ao próximo.

Aprendi muito sobre como o Deus filho se identifica profundamente com os seres humanos e se torna a propiciação perfeita diante do pai. O que permeou todo o IPL no meu caso foi essa forma de Deus amoldar a forma de liderança que havia no meu subconsciente, transformando, portanto, até detalhes da minha vida que ao meu ver estavam bem resolvidos. O IPL não é composto apenas por exposições bíblicas, estudos e orações, os dálogos longos e profundos que foram desenvolvidos durante essas 3 semanas também são parte importante do processo de formação e confrontadores ao extremo, é impressionante ver pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, que compartilham da mesma fé que nós, participam dos mesmos problemas, mas têm conselhos muito surpreendentes, aprendi muito sobre a provisão de Deus pai nesses momentos.


O ambiente como um todo era extremamente distinto da realidade “no mundo real”, chamávamos o sítio em Campo Limpo de Nárnia e o que vivenciávamos lá fazia jus ao nome. A paz que sentíamos era inexplicável, o amor uns pelos outros também, passamos por experiências transcendentais, sonhávamos, passamos por algumas angústias, mas não desfaleciamos, dormíamos pouco, mas havia uma energia fora do normal ao longo dos dias, com algumas ressalvas, em todos esses momentos pude aprender bastante como o Deus Espírito Santo trabalhava em cada coração, o que transformou o evento como um todo em uma experiência encantadora.


Por fim, hoje olhando pra trás me alegro muito ao contemplar como foi gracioso ter emergido nessa dança trinitária que não foi a resolução para todos os meus problemas e questões, mas foi uma excelente forma de Deus revelar a mim sua vontade, confrontar minhas convicções e fornecer as diretrizes para que eu possa nutrir uma vida em consonância com a sua vontade, vivenciando o verdadeiro discipulado, mantendo as disciplinas espirituais diárias, cumprindo o ide ao servir e amar a Deus e ao meu próximo.

Brendon Richards – ABU Itabira

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
No dia 13 de janeiro, iniciou-se o IPL (Instituto de Preparação de Líderes) e, desde a primeira noite, já comecei a experimentar o Evangelho de Marcos por meio dos EBIs, com pessoas tão diferentes de mim, mas que enriqueceram minha vida com cada pergunta e cada resposta feita, além de contarem suas histórias. A cada exposição, era um choque, pois, mais que meus olhos, Deus abria meus ouvidos; Ele dizia sobre meu papel na sociedade, ajudando-me a entender a real masculinidade cristã e a ver as mulheres com os olhos de Cristo. Cada detalhe foi planejado por Deus, desde as conversas com os amigos no quarto às orações pelas madrugadas ou conversas descontraídas. Inclusive nas refeições, que rendiam risadas e histórias incríveis. Cada momento tinha um algo a mais de Jesus e até nos mínimos detalhes era evidente o Caminho da Cruz e como ele nos deixa marcas. Se eu parasse para escrever tudo o que vivi nesses dias, não caberia em um livro. Eu fui para o Instituto de Preparação de Líderes, mas voltei do Instituto de Preparação de Servos.”

Sarah A. B. S. Nascimento – ABU Juiz de Fora.


Sobre o Experimento Marcos
“O que fazer quando não há nada que se possa fazer? Quando demonstrei interesse em participar do experimento Marcos, sabia que ia ser um desafio interessante, mas nem imaginava que participar seria uma das experiências mais marcantes da minha vida. 6 semanas estudando o evangelho, decorando a ordem dos acontecimentos, conhecendo mais sobre a vida de Jesus e criando comunhão com as pessoas do grupo; os momentos anteriores ao experimento Marcos foram intensos, mas nem se comparam ao que estava por vir. Logo no primeiro dia do IPL, tivemos uma surpresa e tanto: assistir ao Experimento Marcos com pessoas tão queridas apresentando! A nossa parte prática começou bem antes das outras e os ensaios e conversas com as diretoras foram muito importantes. Foram 3 ensaios e em cada um deles aprendíamos um pouco mais sobre o amor de Deus. As apresentações foram momentos de experimentar o que o evangelho de Marcos traz, de entender quem é Jesus e para que Ele veio ao mundo. 

Apresentamos duas vezes: na primeira, vimos Deus acalmando o vendaval em nossos corações e mostrando que é Ele quem tem o controle, quem cura e faz milagres; Na segunda apresentação entendemos de todo o coração quem Jesus é: o Rei que veio como servo em resgate a muitos. E pudemos ver esse amor alcançando corações naquele dia, uma vida se entregando a Ele! O Experimento Marcos foi uma experiência para a vida, que trouxe ao nosso coração quem Cristo é, de uma maneira sobrenatural, nos fazendo entender mais sobre Ele e renovando nossa fé!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.