Ore no Dia Mundial do Estudante

“Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?” – Ester 4:14b (NVI)

Todo ano, na terceira sexta-feira do mês de outubro, a nossa comunidade internacional se reúne em oração pela missão entre os estudantes de todo o mundo. Neste 2021, o Dia Mundial do Estudante da IFES (Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos, na sigla em inglês) será 15 de outubro. A data, no Brasil, também marca o Dia do Professor.

Queremos convidar todos os grupos de ABS, ABU e ABP a participarem. Vocês podem:

1. Organizar alguma atividade criativa de oração assíncrona com seu grupo. Um relógio de oração ou dividir países entre vocês são formas simples de participar caso vocês tenham horários diferentes na data.

2. Fazer uma reunião de oração online com música e intercessão. Lembrem-se de ficar de olho no material disponível no site da IFES. Pode surgir mais conteúdo ao longo do mês!

3. Não deixem de marcar seu grupo no mapa do site da IFES para animar a outros.

4. Participe da nossa reunião aberta de oração que será transmitida no nosso canal no YouTube no dia, às 12h30. Será um momento breve para nos reunirmos como grupo nacional.

O que você está fazendo neste momento?

Em exílio, o povo judeu foi ameaçado de ser exterminado. Mas uma judia, próxima dos poderosos e de origem desconhecida por eles, poderia salvar seu povo se colocando em risco: Ester. Ao vê-la receosa, Mardoqueu lembrou-a que sua própria vida também estava em perigo com a ameaça, mas que ela deveria aproveitar seu privilégio para ser usada por Deus como livramento do povo. Esse tipo de narrativa, em que Deus coloca um de seu povo próximo ao poder para salvá-lo, também aconteceu no Egito com José, lembra?

Neste momento histórico para todo o mundo, seja com alguns países retornando às atividades e outros ainda encarando dificuldades com a sindemia (o efeito global da doença considerando aspectos para além de saúde), Deus continua conosco. Ele cuida de seu povo, assim como cuidou dos judeus no exílio, mas também nos chama a agir pelo livramento, lembrando que nossa apatia pode resultar em consequências negativas.

Assim como Deus esteve com Ester naquele momento em que ela decidiu entrar na presença do rei de maneira proibida, ele está conosco nos pequenos momentos: seja no retorno das aulas, seja em mais um encontro online enquanto nossos campos missionários seguem remotos.

Esta é a chamada do Dia Mundial do Estudante deste ano: “Em todo momento, Deus está conosco. E ele nos pergunta: o que você vai fazer com este momento?”

Ao orarmos pela missão entre estudantes de todo o globo neste mês, oremos também perguntando a Deus: o que você quer que façamos neste momento, enquanto indivíduos e enquanto movimento missionário estudantil? Oremos também por coragem para que estudantes cristãos de todo o mundo façam essa mesma oração e atuem como parte da resposta a ela.

Interceda conosco

  • Ore pelos movimentos missionários estudantis como o nosso que existem por todo o globo. Lembre-se daqueles que sofrem perseguição religiosa, dos que enfrentam um contexto fortemente cético e dos que, sem vacina, ainda vivem momentos perigosos com a covid-19. Interceda pelos movimentos que estão retornando aos campi universitários e pelos exaustos com o ensino remoto (e as dificuldades que esta distância causa para alcançar os colegas). Ore para que cada estudante no mundo conheça ao menos um estudante que verdadeiramente ame a Cristo.
  • Pergunte a Deus em oração, enquanto indivíduo e grupo: o que você quer que façamos neste momento em que estamos?. Analise as necessidades ao seu redor, de seus colegas estudantes e do contexto maior, e peça que o Senhor o direcione em ação e missão.
  • Lembre-se do Dia dos Professores. Eles também fazem parte do contexto estudantil para o qual queremos levar Cristo, então ore por suas vidas e peça que o Senhor possibilite formas para que vocês sirvam aos docentes. Lembre-se do quanto eles tiveram de aprender e se reinventar no ensino remoto, agradeça a Deus pelo esforço deles e peça que a paz e esperança de Cristo inunde a vida de tantos professores que podem estar encarando quadros de exaustão, burnout, entre outros.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.