O que Jesus poderia ensinar em quarenta dias? (At. 1:1-3)

Lucas começa o livro de Atos recapitulando parte do conteúdo do seu Evangelho, e com isso esclarece que Atos vai continuar com as implicações do que Jesus fez e ensinou. Nos primeiros versículos, vemos como Jesus depois da ressurreição passou quarenta dias com seus discípulos, fazendo duas coisas importantes: dando “muitas provas claras de que estava vivo” e os instruiu sobre o “Reino de Deus”. Tudo isso, por meio da ação do Espírito Santo. Dessa forma, Jesus preparou seus discípulos antes da sua ascensão e também da vinda do Espírito Santo.

Se pararmos para pensar, tanto a ressurreição de Jesus como o Reino de Deus são partes vitais do testemunho cristão. Se Jesus apresentou tantas provas de que estava vivo, estamos dando a importância devida à sua ressurreição? Se parte fundamental do ensino de Jesus foi sobre o Reino de Deus, sabemos explicar a nossos colegas não cristãos do que se trata esse Reino?

Creio que, em parte, nossa deficiência na hora de testemunhar de Jesus Cristo no mundo estudantil vem de não ter claro as implicações que a ressurreição de Jesus e o Reino de Deus tem para nossas vidas, a sociedade e todo o cosmos.

Graças a Deus temos a ajuda do Espírito Santo, quem continua trabalhando em seu povo, e como vemos nesse texto, nos ajudando a ter certeza das realidades da ressurreição de Jesus e do seu Reino, e nos capacita para ser testemunhas em todo lugar, e em especial na missão estudantil. Cabe a nós entender mais em profundidade sobre essas doutrinas que Jesus queria que ficassem claras para seus discípulos.

Que o Espírito Santo continue ensinando aos nossos corações, em especial nesse Conselho Regional por meio das reflexões que teremos em Atos 1 e 2.

Minhas recomendações de leituras sobre a ressurreição e o Reino de Deus, além do Evangelho de Lucas e do livro de Atos, seriam:

Sobre o Reino de Deus: O Evangelho do Reino, do George Eldon Ladd
Sobre a ressurreição: Surpreendido pela Esperança, do N. T. Wright

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.