Clube do Livro em Araguaína

por Marcos de Moraes*

Para relatar o que foi o clube do livro, ou como foi, não posso falar apenas da reunião em si, tenho de voltar um pouco ao passado, mais precisamente para o dia 2 de julho. Neste dia, em uma reunião da ABU na Universidade Federal do Tocantins, foi escolhida a nova diretoria regional. Foi um acontecimento singular na história do movimento aqui em Araguaína pois, até então, este andava muito “fraquinho”. E, através da muitas súplicas de jovens estudantes, acredito eu que com mesmo pedido do profeta Habacuque — “aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos”–, a ABU ressurgiu.

Bem, de lá pra cá muitos EBI’s, muitas e muitas reuniões, um Treinamento Intensivo de Sábado (TIS), um Treinamento Intensivo de Final de Semana (TIFS) e mais algumas reuniões, chegamos ao clube do livro. Foi proposta a leitura do livro ‘Crer é também pensar’ de John Stott (Tio John), um dos mais queridos da ABUB.

A discussão em torno do livro foi muito boa, alguns concordando com o autor, outros não, mas sempre fundamentando suas posições. O debate realmente foi estimulante. Falamos desde a história do povo de Israel, passando pela Reforma Protestante, até o cristianismo moderno e sua perca da essência do Evangelho. Outros autores também foram citados, tais como Agostinho, Lutero, C. S. Lewis, Platão, Sócrates e por ai vai — a memória me falha neste momento.

Mas o ponto principal da reunião é que estávamos lá para debater sobre fé, a fé no Cristo Redentor; uma fé que não é irracional, caso contrário não seria fé, como o próprio John Stott expõe no livro – que fé não é crendice. Cristo é a razão de nossa fé!

Foi uma tarde muito edificante, pois o debate nos estimula a pensar, e, afinal, crer é também pensar! Conversamos durante quase três horas e meia e tenho certeza de que se tivéssemos mais dez não seria o suficiente.

Que os ABUenses de Araguaína continuem assim perseverando unânimes na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão, nas orações e no conhecimento de Deus, pois não há maior conhecimento para informar a vida de um homem/mulher do que o conhecimento do seu Criador. Glórias a Ele, desde ontem e para todo o sempre, Amém!

 

* Marcos de Moraes é estudante de Direito na FACDO.

#FicaDica

Incentive seu grupo local a montar um clube do livro também! Fale com o secretário de Literatura do seu grupo ou com os secretários de literatura da região Norte, Dauryda Luana e Daniel Figueiredo

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.