Por Alberto Diniz, diretor presidente da ABUB
Polarização, “brat”, “brain rot” foram as palavras escolhidas pelos grandes dicionários para caracterizar o ano de 2024. No Brasil, uma pesquisa indicou que a palavra que melhor representou 2024 foi “ansiedade”. Na ABUB, antes mesmo do ano começar, tínhamos escolhido outra palavra para o ano: “Alegria”!
E quando essa escolha é feita em equipe, com humildade missionária e debruçados na Palavra, ela acaba se tornando palavra profética. Terminamos o ano com muita gratidão a Deus que deu ao nosso movimento um 2024 cheio de alegria.
Usando os Salmos discutimos o “paradoxo da alegria”, vimos como buscar em Deus a verdadeira alegria, mesmo quando atravessamos desertos e provações. Estudando Filipenses vimos como que podemos experimentar em Jesus Cristo “alegria incomum” quando nos mantemos fiéis à Palavra revelada na Bíblia.
Experimentamos alegria pela fidelidade de nossos doadores que, além do sustento financeiro, nos sustentam em oração. Alegria pelos estudantes cristãos que mostraram que engajar com a universidade pode transformar a vida deles, dos colegas e a da própria universidade. Alegria pelos nossos assessores que encarnaram a mensagem do evangelho no apoio aos estudantes, no aprofundamento do estudo da Palavra e no desenvolvimento da criatividade na missão. Alegria de profissionais e pesquisadores cristãos que serviram à igreja e à sociedade com ética e generosidade. Experimentamos alegria com os testemunhos de conversões, de jovens que se reconciliaram com suas igrejas, suas famílias. O ano de 2024 não foi fácil para o nosso movimento, mas seguindo na “contracultura cristã” (lembrando de John Stott) vimos a fidelidade e a providência de Deus com a ABUB e a ABU Editora.
E nesse tempo de Natal, peço a Deus que você e toda a sua família experimentem a alegria verdadeira e transbordante de Jesus Cristo. Alegria que é sempre acompanhada de justiça e paz (Romanos 14:17). É tempo de celebração, de nos reunirmos ao redor da Palavra revelada, que nos liberta e salva das palavras desse mundo.
Desejo também que em 2025 você, e o nosso movimento sigamos juntos rumo às novas bençãos de Deus reservadas para nós “no Espírito Santo”.