D

Zumbi ou o quê?

Discuta

Por que você acha que este é um assunto sobre o qual tantas vezes evitamos falar abertamente?

Jesus afirma que crer nele é descobrir a vida, o tipo de vida que nem a morte acaba com ela. Que tipo de afirmação é essa?

As perguntas abaixo estão todas no seu caderno do Descubra. Confira a página #.

Para continuar online, clique abaixo para abrir o texto e discutir as perguntas com um amigo.

Contexto Histórico

Jesus fez declarações ousadas sobre si mesmo: nada menos de que é o Messias, o salvador de Deus para o mundo. No capítulo anterior, ele afirmou ser o Filho de Deus. Os líderes judeus ficaram tão indignados que responderam com intenção homicida: “Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus” (João 10:33). Eles entenderam que Jesus afirmava compartilhar da mesma natureza de Deus, a quem chamava de seu Pai.

Jesus agora é confrontado com a morte de um amigo muito próximo. Ele poderia oferecer alguma esperança de frente com a morte? Ele confirmará suas incríveis afirmações sobre ser Deus? Que evidência sugere que nós devemos levar sua afirmação de ser salvador do mundo a sério?

1

Que relacionamento Jesus tinha com Lázaro e sua família (observe os versículos 2 e 5)? Por que você acha que eles mandaram chamar Jesus?

2

O que foi mais surpreendente na resposta de Jesus ao ouvir sobre a doença de Lázaro? Leia os versículos 5-6. O que os discípulos temiam que poderia acontecer?

3

Em que momento Jesus decidiu ir e ver Lázaro? Como os discípulos interpretaram errado o que ele disse nos versículos 11-16?

4

Não faria o menor sentido Jesus caminhar por quatro dias a fim de ver Lázaro naquele momento. Qual motivo Jesus deu para explicar a sua demora nos versículos 4 e 15?

Nas Escrituras hebraicas, “glória” refere-se à manifestação visível de Deus, normalmente na forma de brilho e esplendor. Jesus disse que, por meio do que iria acontecer na casa de Lázaro, os discípulos veriam que Jesus tem a mesma glória, a mesma natureza de Deus. O seu atraso intencional em ir para Betânia foi para este propósito.

5

Descreva a cena que confronta Jesus em sua chegada à casa de Lázaro. Como você acha que Maria e Marta se sentiram? O que você acha que elas esperavam que Jesus fizesse? (Veja os versículos 17-24 e 30-33.)

6

Que afirmação surpreendente Jesus fez sobre ele mesmo nos versículos 25-26? De acordo com Jesus, como é possível alguém ser seguro sobre a vida após a morte?

7

Considerando tudo o que sabemos sobre a mulher, o que mais lhe surpreende sobre as ações dela nos versículos 28 e 29? Como você acha que ela se sentia agora? Por quê?

9

O que a multidão esperava acontecer nos versículos 36-37? O que Marta esperava no versículo 39?

8

Jesus é descrito como estando “agitado em espírito e perturbado” no versículo 33 – literalmente “bravo” e “indignado” na linguagem original. Sua dor é compreensível, mas por que você acha que ele estava tão bravo?

As Escrituras hebraicas ensinam que a morte não era parte da experiência humana original. Conforme as pessoas deram as costas para Deus, aquele que dá a vida, seu castigo inevitável foi experimentar a morte. Jesus não está apenas triste pela morte de um amigo, ele também está bravo com a maneira com que a morte causou tanta dor no mundo.

10

O que aconteceu quando Jesus chamou Lázaro para fora do túmulo? Como isso se relaciona com a sua afirmação sobre si mesmo nos versículos 25-26?

11

Como Jesus queria que as pessoas reagissem ao que viram (versículos 41-42)? Como elas de fato reagiram (versículos 45-48)?

E aí, o que isso significa para nós?

Após ser diagnosticado com um câncer terminal, o fundador da Apple, Steve Jobs, disse: “Agora eu posso dizer para você com um pouco mais de certeza do que quando a morte era um conceito útil, mas puramente intelectual: ninguém quer morrer. Até mesmo as pessoas que querem ir para o céu não desejam morrer para chegar lá. E ainda assim, a morte é um destino que todos nós compartilhamos. Ninguém escapou dela até hoje”.

Se o que Jesus afirma sobre si mesmo é verdade, como a fé nele pode nos dar esperança em face à morte, o “destino que todos compartilhamos”?

Abaixo você pode conferir os próximos estudos e continuar de forma online os ensinamentos de Descubra João.

Copyright ©2015 UCCF

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução desta obra sem a permissão do autor. Contato: uncover@ uccf.org.br. Desenvolvido originalmente pela UCCF: The Christian Unions. Para descobrir mais: www.uccf.org.uk.