A Aliança Bíblica Universitária do Brasil é uma associação religiosa, com fins não econômicos. Em nossa Declaração de Privacidade esclarecemos (1) avisos legais e (2) nossa Política de Privacidade, pautados pelo nosso compromisso de transparência e cuidado com o coletivo.
13jan(jan 13)16:0028(jan 28)09:00Instituto de Preparação de Líderes 2023
Detalhes do evento
📅 13/01/2023 (sexta-feira) 17:30 – 28/01/2023 (sábado) 09:00 📍 Acampamento Batista Memorial, Estrada Coronel Vítor Antônio Atolino, 327 – Pau Arcado, Campo Limpo Paulista (SP)
Detalhes do evento
📅 13/01/2023 (sexta-feira) 17:30 – 28/01/2023 (sábado) 09:00
📍 Acampamento Batista Memorial, Estrada Coronel Vítor Antônio Atolino, 327 – Pau Arcado, Campo Limpo Paulista (SP)
Com muita alegria e expectativa, em 2023 retornaremos com o Instituto de Preparação de Líderes (IPL). Este é o encontro nacional de formação da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB). Participam dele estudantes e profissionais de todo o Brasil que tenham passado pelo Conselho Regional e Curso de Férias e sejam indicados por suas regiões.
O IPL visa capacitar seus participantes a atuarem na missão, formando líderes que sejam servos e discípulos, transformados pelo evangelho, e que impactem o mundo estudantil, a igreja e a sociedade para a glória de Cristo. O evento começa ainda em 2022, quando os participantes iniciam suas leituras obrigatórias. Em janeiro, ao longo de duas semanas, eles se reúnem para formação teórica e prática.
No caminho da justiça
A programação do IPL 2023, cujo tema é “No caminho da justiça”, compreende exposições bíblicas em Êxodo, estudos bíblicos indutivos, palestras, silêncio reflexivo, oficinas, atividades práticas, entre outros.
“Pois o reino de Deus não diz respeito ao que comemos ou bebemos, mas a uma vida de justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17 (NVT)
Ao estudarmos juntos, seguiremos o eixo formativo da ABUB de 2022-2023, que foca no tema “Justiça”, parte do nosso triênio “Justiça, paz e alegria” (junho 2022-junho 2025). Em Êxodo podemos observar o assunto de diversas formas, pois o texto nos apresenta a história do povo hebreu de sua libertação da escravidão, passando pela instauração dos mandamentos entre o povo de Deus e até a montagem do Tabernáculo.
O IPL é um evento único, não há duas edições iguais e não é possível participar mais de uma vez. Ao embarcar nessa trilha, você aprenderá mais sobre a Palavra e a missão, viverá experiências na prática e dividirá tudo isso com uma equipe diversa com quem a troca de vivências e ideias será, com certeza, muito frutífera.
Mas por que participar deste IPL? Além de ser o IPL da retomada, o primeiro desde 2020, esta edição será um convite à reflexão sobre o caminho que cada um percorre em sua vida. Como a busca da justiça de Deus está nesta caminhada? Como nosso jeito de andar expressa nossa identidade de povo de Deus? Ao meditar sobre isso, partimos do estudo do texto bíblico de maneira aprofundada, fazendo relações com os desafios que encontramos no nosso contexto missionário, especialmente a universidade.
“Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus.” – Êxodo 2:23 (NVI)
O caminho de Deus é também um caminho de peregrinação, desde a libertação, ao deserto e depois na terra prometida. Esse percurso os ensina a ser obedientes a Deus, redimidos e transformados em seu povo, bênção para os demais. Mas não é apenas sobre uma trilha de justiça figurativa. A justiça é concreta, acontece na pele. Não é abstrata, simplesmente espiritual ou subjetiva, mas se mostra na vida das pessoas e nas suas relações, assim como o povo foi liberto de fato. A justiça também não é distante. Deus habita no meio do seu povo e os guia no trajeto! Bora caminhar?
“e eu habitarei no meio deles” – Êxodo 25:8b (NVI)
Pré-requisitos
- Para participar do IPL 2023 é necessário:
- Ter participado de ao menos um Curso de Férias, ou Congresso Nacional ou das edições do programa de mentoria;
- Ser indicado pelo Conselho Regional de sua região;
- Estar ativo no grupo local e fazer parte de uma igreja evangélica;
- Participar de todo o evento, não será possível deixá-lo antes do término ou ir somente aos fins de semana;
- Ter tomado e enviar comprovante de pelo menos três doses da vacina contra covid-19;
- Realizar as atividades prévias descritas abaixo.
Indicações (encerradas)
É necessário ser indicado por sua região, e a diretoria regional deve enviar a lista de indicação para abub@abub.org.br até o dia 31/10/2022 – caso tenha dúvidas, fale diretamente com o obreiro da sua região. Os indicados que não se inscreverem na primeira etapa estarão desclassificados.
Leituras prévias e resenhas
Além da leitura obrigatória de todo o texto de Êxodo, para participar do IPL é necessário ler e resenhar quatro obras. Para a primeira etapa da inscrição (31/10/2022), realize a resenha de dois dos quatro livros citados abaixo. Os outros serão entregues na segunda etapa, dia 3 de janeiro.
As resenhas devem conter no máximo duas páginas e são compostas pelos seguintes itens:
- Qual é a mensagem central do livro (+ ou – 10%);
- Quais os pontos do livro que mais lhe falaram? (+ ou – 50%);
- Tem alguma crítica ou contribuição pessoal aos temas apresentados no livro? (+ ou – 20%);
- Quais as implicações desta leitura para sua vida? (+ ou – 20%)
- Formatação em Arial 11, com parágrafo simples.
Cartas
- Carta de intenção: deverá ser uma síntese do propósito de sua participação no IPL, traçando perspectivas futuras.
- Carta de caminhada cristã: deverá ser um resumo de sua história com Jesus – poderá apresentar tópicos sobre sua família, processo de conversão, lutas, restauração, sonhos.
Confira abaixo como enviar as cartas e resenhas.
Estudos bíblicos indutivos
Você fará um estudo bíblico indutivo (EBI) para a segunda etapa. Siga as instruções desta página.
Não aceitaremos EBIs feitos em textos diferentes do requerido e é muito importante que você elabore seu EBI baseando-se nas orientações do livro O estudo bíblico indutivo, de Antonia Eleonora van der Meer (ABU Editora). Ou seja, as perguntas devem conter as etapas de, pelo menos, observação, interpretação e aplicação. Veja este vídeo em nosso canal com dicas.
Entrega das resenhas, cartas e estudo
Tanto as resenhas quanto as cartas devem ser entregues via os formulários da etapa 1 e 2. Você deve preparar um documento contendo todo material de cada etapa (por exemplo, na primeira etapa o documento deve conter as duas cartas e as duas resenhas de sua escolha; na segunda etapa, terá as outras duas resenhas mais o estudo bíblico). Este documento único deve ser em DOC/DOCX, com menos de 1MB, no formato Arial 11, parágrafo simples. Para anexar no formulário, é necessário ter uma conta no Google e fazer login ao respondê-lo.
Instruções de pagamento e inscrição
Preços
Neste ano, o IPL terá um valor único de R$ 930, que inclui hospedagem, alimentação, material e todo o conteúdo.
Teremos bolsas para facilitar a participação daqueles que:
- Percorrem maior distância geográfica ou arcam com passagens mais caras;
- Fazem parte de grupos ou regiões pioneiras, como Norte (verde escuro), Centro-Oeste (verde claro) e Sul (marrom);
- Não podem arcar com o custo devido às suas condições socioeconômicas.
Os procedimentos para concorrer às bolsas foram anunciados aos inscritos via whatsapp e já estão encerrados. Encorajamos que todos desde já mobilizem recursos. Converse com igreja, grupo e amigos. Participar do IPL é um investimento na missão local, regional, em sua vida e onde você for servir.
Se necessário, estamos à disposição para avaliar possibilidade de parcelamento, mas a maior parte do valor deve ser paga até o início do evento. Entre em contato com escritorio@abub.org.br logo após a Etapa 1 se este for o seu caso. Se tiver outras dúvidas que não sobre pagamento, escreva para abub@abub.org.br.
Na primeira etapa, paga-se R$ 150,01, que devem ser descontados do valor total no pagamento final, na segunda etapa. Esse valor inicial só será devolvido em caso de desistência comunicada até 30/11/22 no email escritorio@abub.org.br e abub@abub.org.br. Se houver taxas bancárias, elas serão descontadas.
O restante do pagamento deve ser feito até o dia 05/01/23! Pedimos que esta data seja rigorosamente cumprida, para controle bancário.
Os comprovantes serão enviados através dos formulários das etapas. Garanta a imagem nítida digitalizada do comprovante de depósito (que pode ser feito por scanner ou máquina fotográfica/celular), com menos de 1MB de tamanho.
Primeira etapa | até 31/10/22 (encerrada)
Para realizar sua inscrição na primeira etapa, você deve preparar um documento único com as duas resenhas e as duas cartas (instruções acima).
Além disso, efetue o pagamento inicial, via depósito bancário ou pix, do valor de R$ 150,01. A imagem ou PDF do comprovante nítido deve ser enviado dentro do formulário (tamanho máximo: 1MB).
Conta corrente para depósito:
Pix: abub@abub.org.br
Nesta etapa também pedimos seu comprovante de ao menos três doses da vacina contra covid-19. Tenha o documento em JPG ou PDF com menos de 1MB e seu nome legível na mesma imagem.
Se tiver dúvidas ou dificuldade, escreva para abub@abub.org.br com antecedência. Nosso atendimento é em horário e dias comerciais!
Segunda etapa | até 05/01/23 | encerrada
Para completar sua inscrição, depois de confirmada a primeira etapa, é necessário realizar o pagamento do valor restante (descontados os 150 reais, ou seja, 780). A imagem ou PDF do comprovante nítido deve ser enviado dentro do formulário (tamanho máximo: 1MB) que será disponibilizado nesta página depois da Etapa 1.
Nesta etapa, você também deve entregar as duas resenhas restantes e o estudo bíblico indutivo, seguindo as mesmas orientações de arquivo citadas acima. Se você não cumprir esta etapa, não poderá participar do evento.
Conselho Diretor
Irá participar do Conselho Diretor que acontecerá no fim de semana seguinte ao IPL? Veja as informações e inscreva-se aqui.
Terceira etapa | dia 13/01
Sua inscrição será completada no primeiro dia do evento. Ao chegar, dirija-se à mesa de inscrição para confirmar sua presença. Você só poderá participar se estiver tudo certo com o seu pagamento e a entrega das quatro resenhas, duas cartas e um estudo bíblico nas etapas anteriores. Então você será informado sobre seu quarto e poderá se dirigir até o local e se preparar pra curtir ao máximo o IPL!
Protocolos de saúde
O texto abaixo foi concordado por todos no formulário de inscrição da primeira etapa. Alterações futuras serão enviadas pelo grupo de whatsapp do evento:
1. Antes do evento: se você tiver quaisquer sintomas (febre, calafrio, tosse, dificuldade em respirar, fadiga, dores no corpo, dor de cabeça, perda de olfato ou paladar, dor de garganta, congestão ou nariz escorrendo, náusea ou vômitos, diarreia) nos dez dias antes do evento ou teve contato por mais de 15 minutos com pessoas que testaram positivo na semana anterior, faça um exame RT-PCR de 3 a 5 dias depois dos sintomas. Caso o teste for negativo, pode participar do evento.
2. Viagens: ao longo de todo o seu percurso de viagem procure manter-se distante das pessoas sempre que possível e utilize máscaras que se ajustam bem ao rosto, como PFF2. Higienize suas mãos com frequência. O cuidado na viagem é super importante, pois é quando estaremos mais expostos ao desconhecido.
3. Máscaras: as máscaras que você deve levar para uso durante o evento são as cirúrgicas descartáveis, KN95 (quatro por dia, podem ser usadas por duas horas) ou PFF2 (uma ou duas para cada dia, também conhecida como N95 se tiver elástico atrás da cabeça), que se ajustem bem ao seu rosto sem deixar o escape de gotículas. Não devem ter válvulas, não devem ser de pano e nem podem ser usadas de maneira incorreta. Sugerimos levar também sacos plásticos para guardar as máscaras durante as refeições. Nós pediremos o uso de máscara nos quatro primeiros dias. Calcule quatro máscaras cirúrgicas ou duas PFF2 por dia, além das necessárias para a viagem. Leve algumas máscaras extras caso tenhamos contágio durante o evento (nesse caso, voltaremos a usar máscaras por mais três dias, então você pode calcular máscaras para sete dias + viagem).
4. Higiene das mãos: a higienização das mãos deve ocorrer com frequência em ambientes com outras pessoas, antes e depois de manusear a máscara e antes e depois de momentos de alimentação e uso do banheiro. Disponibilizaremos álcool em gel. Isso não é só pra covid, tá?
5. No evento, espaços comuns fechados: iremos exigir o uso de máscaras durante os quatro primeiros dias (13, 14, 15 e 16), bem como a manutenção do distanciamento de, no mínimo, 1m entre as pessoas.
6. No evento, espaços abertos (sem paredes): você pode retirar a máscara, mas pedimos que mantenha de 1 a 2m de distância das demais pessoas. Privilegie esses espaços para interação.
7. Durante as refeições nos dias de máscara obrigatória: na fila, manter máscara e distanciamento. Higienizar as mãos antes e depois de servir (em todos os dias). Retirar as máscaras apenas para comer e sentar-se nos lugares designados. Sair do ambiente assim que terminar de se alimentar. Nos dias sem máscara, mantenha a higiene e evite ficar no ambiente interno por muito tempo.
8. Nos dormitórios: a máscara será opcional, até mesmo nos primeiros dias. Pedimos que janelas e portas sejam mantidas abertas para circulação de ar sempre que possível. Cada um deve entrar apenas no seu quarto e não “visitar” outros. Caso houver contágio, teremos de pedir que todos do dormitório passem a usar as máscaras quando acordados.
9. Durante o evento, você é obrigado a avisar a equipe se sentir qualquer sintoma. Assim retomaremos protocolos de segurança e cuidaremos de você. Se você testar positivo, terá de deixar o IPL. Por isso os cuidados antes do evento são importantes, tá?
Protocolos de saúde: adendo
10. Será requerido o uso de máscara nos ambientes internos durante a parte prática (1 dia).
11. No Conselho Diretor também será exigido uso de máscara (2 dias).
Menores de 18 anos
Caso você for menor de idade, leve impressa (não haverá impressora próximo ao local) a autorização preenchida e assinada por seus responsáveis. O documento pode ser baixado aqui.
Como chegar
O Instituto de Preparação de Líderes (IPL) será realizado no Acampamento Memorial em Campo Limpo Paulista (SP), na Estrada Coronel Vítor Antônio Atolino, 327 – Pau Arcado. (A estrada não segue uma sequência lógica de numeração. O local está há cerca de 800 metros após entrar na estrada de terra, à esquerda.)
Telefone do local: 11 4038-5542 | Link para a visualização do mapa no Google Maps.
O local não possui internet e o sinal de celular é intermitente, então pode ser que fiquemos sem muita conexão.
Este ano não poderemos oferecer traslado. Por isso, veja neste link como chegar.
Ao comprar suas passagens, considere o tempo de deslocamento. Para a ida, busque chegar em São Paulo até às 14h30 de 13 de janeiro. Para o retorno, caso você não participe do Conselho Diretor, busque bilhetes a partir das 12 horas do sábado, 28 de janeiro, por segurança.
O que levar
- Objetos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, shampoo, desodorante etc.);
- Roupa de cama (lençol e fronha) e toalhas;
- Cobertor;
- Travesseiro;
- Roupas confortáveis e frescas (janeiro é verão), mas também não se esqueça de trazer roupas para dias mais frios! Pode ser que o tempo fique bem nublado e úmido. Traga também roupa para banho (biquini/maiô/sunga), caso quiser curtir a piscina. Tenha peças simples caso necessário para alguma atividade prática;
- Roupa para a “formatura”. No penúltimo dia do IPL temos um jantar de “gala” para nossos “formandos”. Se preferir, traga uma roupa mais social;
- Roupa para prática esportiva (se quiser traga sua bola também);
- No acampamento há tanques e uma máquina de lavar, nos quais é possível lavar roupas (poucas peças). Mas você terá que trazer sabão/amaciante. Não há, no entanto, espaço suficiente de varal, se tiver algo para isso pode levar;
- Se você toca algum instrumento, traga-o para o IPL;
- Traga algo típico (objetos e alimentos) da sua região ou cidade para compartilhar com os outros estudantes (vamos ter pessoas do Brasil todo; com toda essa diversidade temos que aproveitar ao máximo para conhecermos as realidades de cada um);
- Bíblia;
- Garrafinhas de água ou squeeze;
- Caneca: vamos tentar evitar ao máximo o uso de copos plásticos!;
- Caderno para diário, caneta e lápis – este item é fundamental! Serão dias intensos, de muita atividade, reflexão e ação. Uma forma muito importante de assimilarmos e registrarmos os conhecimentos e tudo o que Deus vai falando com a gente é através de um diário. Por isso, esse item é obrigatório!;
- Para quem sente fome entre o almoço e o jantar, é fundamental trazer algum lanche que seja não perecível e não precise de refrigeração (como biscoitos);
- Repelente;
- Protetor solar;
- Sombrinha, capa de chuva ou guarda-chuva. As chuvas de verão são constantes;
- Medicamentos: se você tem propensão a dores de cabeça, indigestão, azia, alergias, cólicas, dentre outros, esteja atento às suas necessidades e traga seus remédios.
Obs: Haverá no IPL medicamentos apenas para primeiros socorros, por isto é importante que os participantes tragam seus próprios medicamentos.
A tensão elétrica é de 220V e as tomadas não são todas iguais. Há, por exemplo, tipo N e B, portanto leve adaptadores.
Se você tiver notebook e quiser trazê-lo, traga também extensões elétricas múltiplas (pois as tomadas podem não ser suficientes para o número de aparelhos), benjamim elétrico (conhecido também como “T”) e adaptadores. Lembre-se de identificá-los para não perdê-los ou misturar com o de outros.
Achados e perdidos
Materiais simples serão descartados no local, mas coisas como livros, Bíblias, roupas (exceto íntimas ou chinelos velhos) e cadernos serão apenas levados ao escritório nacional e após duas semanas encaminhadas para doação. Se você esqueceu de algo, deve escrever antes disso para para abub@abub.org.br e organizar-se para retirar. Não podemos guardar suas coisas por muito tempo!
Tempo
13 (Sexta-feira) 16:00 - 28 (Sábado ) 09:00(GMT-03:00)