A Aliança Bíblica Universitária do Brasil é uma associação religiosa, com fins não econômicos. Em nossa Declaração de Privacidade esclarecemos (1) avisos legais e (2) nossa Política de Privacidade, pautados pelo nosso compromisso de transparência e cuidado com o coletivo.
10jan(jan 10)16:3024(jan 24)15:00Instituto de Preparação de Líderes 2025"O Evangelho da mesa"
Detalhes do evento
“Pessoas virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul e se sentarão à mesa no reino de Deus.” Lucas 13:29 (NVI)
Detalhes do evento
“Pessoas virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul e se sentarão à mesa no reino de Deus.”
Lucas 13:29 (NVI)
Já pensou em dividir a mesa durante 15 dias com a comunidade estudantil missionária, se alimentando da Palavra de Deus e criando laços eternos? Em 2025, estudaremos o Evangelho de Lucas no Instituto de Preparação de Líderes (IPL) da ABUB, aprendendo mais sobre nosso campo missionário e nossa atuação nele para levar a alegria plena de Cristo em todos os cantos.
O IPL é um curso de formação nacional para pessoas que já participam da ABUB. Juntos estudamos as Escrituras, temas contemporâneos, ferramentas de missão e temos uma breve experiência prática.
Quando será?
📅 10/01/2025 (sexta-feira) 16:00 – 24/01/2025 (sexta-feira) 15:00
Onde será?
📍 Acampamento Batista Memorial, Estrada Coronel Vítor Antônio Atolino, 327 – Pau Arcado, Campo Limpo Paulista (SP) (veja aqui como chegar)
Quem pode participar?
👥 Estudantes ou profissionais ativos em grupos locais da ABUB e em suas igrejas, que tenham participado de um Curso de Férias* e se comprometam a participar integralmente do evento e a elaborar as atividades prévias obrigatórias. Os ipelenses precisam ser indicados por suas regiões, depois realizam suas inscrições (com duas leituras prévias) até 31 de outubro, sem atrasos! Veja abaixo como se inscrever.
*Os estudantes da região Leste, por não terem tido Curso de Férias (CF) em 2024, precisam ter participado de um dos Treinamentos Microrregionais da região ou um CF de outra região.
Como são as indicações regionais?
📃Cada região deverá enviar para abub@abub.org.br até 15 de outubro uma lista final com os nomes dos seus indicados. O assunto deve ser “Indicações ao IPL 2025” e os nomes devem estar no campo do email (não em anexo), separados em duas partes: indicações e lista de espera*, se houver. Encorajamos que não corte nomes da lista de espera, nos últimos anos todos puderam participar e esperamos repetir isso. Não é necessário citar grupo local, contato ou nada mais. Apenas para a lista de espera, precisamos que nos envie os emails, assim podemos confirmar para eles a vaga. As indicações podem ser aprovadas em Conselho Regional ou elaboradas pela diretoria regional em conjunto com a/o assessor/a regional. Se você tem interesse em participar, comunique o quanto antes para a diretoria e assessoria de sua região.
Confira abaixo a quantidade de vagas iniciais para cada região, baseadas nos interesses comunicados pelas regiões e nos quartos disponíveis no local:
Vagas por região | Homens | Mulheres |
Centro-Oeste | 3 | 3 |
Leste | 5 | 8 |
Minas Gerais | 14 | 11 |
Nordeste | 5 | 5 |
Norte | 6 | 6 |
São Paulo e Mato Grosso do Sul | 6 | 7 |
Sul | 6 | 6 |
*Para saber mais como lidar com a lista de espera, continue lendo e veja mais abaixo.
“O Evangelho da mesa”
O Instituto de Preparação de Líderes de 2025 estudará o Evangelho de Lucas sob o tema “O Evangelho da mesa”. Lugar de encontro e alimento, ao redor da mesa muitos de nós nos aproximamos, compartilhamos e rimos. Ao nos chamar para o seu banquete celestial, Jesus nos convida para a alegria plena – este será nosso último evento mergulhando na “Alegria” e encerrando a tríade “Justiça, paz e alegria” (2022-2025).
Em Lucas, vemos o Reino de justiça, paz e alegria encarnado em Jesus. Nas palavras de Maria, Zacarias e Simeão há alegria pela chegada do salvador, que alimentará os famintos e será misericordioso. Em muitas mesas em que esteve, Jesus ressaltou que veio para alimentar com graça os excluídos e pecadores: na casa de Levi, ungido por uma pecadora na casa de um fariseu, no lar de Zaqueu. A mesa é espaço de acolhimento na multiplicação de pães e na recepção do filho pródigo.
Jesus ensinou diversas vezes à mesa. Na Páscoa, foi na mesa que ele explicou seu sacrifício. Depois, no caminho para Emaús, foi à mesa que Cristo se revelou. Venha conosco sentar à mesa de Jesus!
Para servir a mensagem, teremos exposições bíblicas e estudos bíblicos em pequenos grupos, além de palestras, oficinas, rodas de conversa e muito mais. O IPL também começa desde antes, na leitura prévia, e nos relacionamentos que construímos durante e levamos para depois.
🥘 Leituras prévias obrigatórias
Como evento de formação, o IPL começa antes de janeiro. As leituras são importantes para ensinar e preparar os participantes para as palestras e discussões que acontecerão. Além do Evangelho de Lucas, será necessário ler as seguintes obras:
- “O enredo da salvação”, de Bernardo Cho
- “Formação Espiritual”, de Valdir Steuernagel (org.)
- “A vida que ninguém vê”, de Eliane Brum
- “Brilhar como estrelas”, de Lindsay Brown
Importante: Os dois primeiros livros devem ser lidos para a primeira etapa de inscrição, que se encerra em 31 de outubro de 2024, já os dois seguintes para a etapa de 5 de janeiro de 2025.
Queremos te ajudar a ler e aproveitar essa atividade. Por isso, criamos um calendário de leitura para organizar seus próximos meses! Imaginamos que você deve separar 15 minutos de leitura por dia para que consiga ler com calma e fazer suas anotações pessoais. Se você não conseguir ler todo dia, pode se concentrar no fim de semana em períodos de 1h30 a 2 horas, que tal? Confira abaixo nossa sugestão de calendário:
Em breve compartilharemos os demais, de novembro e dezembro!
Confira duas ideias abaixo para te ajudar a refletir sobre sua leitura. Encorajamos que anote as respostas para depois elaborar o seu relato de leitura.
Além disso… depois de cada leitura, pergunte-se:
- Este trecho/livro me impactou de alguma forma?
- Por que impactou ou não?
- Devo mudar algo em mim?
- Como orar sobre o que li?
As leituras prévias serão comprovadas através de um relatório de leitura a ser preenchido dentro do formulário de inscrição. Lá, haverá as seguintes perguntas para que você responda (entre 500 e 3 mil caracteres cada resposta):
1. Quais os pontos do livro que mais te tocaram?
Nesta pergunta não queremos que você comente todo o livro, apenas nos conte quais partes do livro mais te tocaram, uma ou duas, por exemplo. Explique porque esses trechos chamaram a sua atenção.
2. Quais as implicações da leitura em sua vida?
Queremos saber como essa leitura te inspira em sua vida. Pode ser na mudança ou aprofundamento de ideias, no desafio de atitudes e comportamentos ou até sobre sua perspectiva de futuro. Nos explique como ler este livro mexeu contigo pessoalmente e como ele impacta sua vida daqui pra frente.
As respostas são individuais e não devem ser um resumo do livro, mas sim um exercício pessoal de leitura e reflexão. Combinado?
🥘 *Lista de espera
Devido a limitação de espaço, e a partir das listas prévias regionais, separamos vagas por região. Mas a região pode (e encorajamos!) indicar mais pessoas, que entram na lista de espera. Após receber as indicações dia 15 de outubro, confirmaremos os números totais e daremos retorno aos indicados na lista de espera para inscreverem-se normalmente até o dia 31 ou indicando o contrário.
Por isso, orientamos que não espere outubro! Inicie já suas leituras. Cremos que poderá ser possível receber a todos os indicados, mas de toda forma são leituras que podem abençoar a sua vida.
Como se inscrever ao Instituto de Preparação de Líderes 2025?
🥘 Etapa 1: 31 de outubro de 2024
Ao saber que você será indicado ou estará na lista de espera (busque dialogar com a região ainda em setembro), você deve se preparar para se inscrever até 31 de outubro, sem atrasos.
Na primeira etapa de inscrição, todos (independente da região) devem pagar R$ 150. O comprovante (pdf ou imagem de até 1MB) deve ser anexo no formulário, junto com a informação do nome completo e CPF de quem efetuou o pagamento (exigência da contabilidade). Nosso pix para o pagamento é abub@abub.org.br.
Esse valor só será devolvido em caso de desistência comunicada até 15 de dezembro de 2024 no email abub@abub.org.br. Se houver taxas bancárias, elas serão descontadas.
Ao preencher o formulário de inscrição, você encontrará campos para adicionar:
- Comprovante de pagamento da etapa 1 (R$ 150, em pdf ou imagem anexada);
- Seus dados pessoais, declarações e consentimentos;
- Seu relato de leitura de “O enredo da salvação” e “Formação espiritual” (em texto, não documento).
Dica: Usando uma conta google (necessária para anexar o comprovante), você pode começar a preencher o formulário desde já e salvar suas respostas, completando-as ao longo de diferentes dias. Sugerimos que faça isso, não deixe tudo para o último dia.
Inscrições iniciais encerradas
🌱 Etapa 2: 5 de janeiro de 2025
Na segunda etapa, os valores estão diferenciados conforme as regiões da ABUB. Assim, aqueles que tenham de pagar mais em seu deslocamento terão um custo menor.
O valor da segunda parcela será:
- Centro-Oeste, Nordeste e Norte (verde-claro, amarelo e verde escuro): R$ 950
- Sul (marrom): R$ 1.050
- Leste, Minas Gerais e São Paulo e Mato Grosso do Sul (laranja, vermelho e azul): R$ 1.100
Esses valores não poderão ser reembolsados, pois serão enviados apenas cinco dias antes do evento e já serão usados para pagar os custos programados.
Ao preencher o formulário de inscrição, você encontrará campos para adicionar:
- Comprovante de pagamento dos valores completos citados acima para a etapa 2 (em pdf ou imagem anexada);
- Seu relato de leitura de “A vida que ninguém vê” e “Brilhar como estrelas”.
- O formulário ficará disponível depois de outubro.
Apenas inscritos na primeira etapa e que estejam com os materiais em dia e aprovados poderão se inscrever na segunda etapa.
Inscreva-se aqui
🥘 Pagamento e parcelamentos da Etapa 2
Para o IPL 2025, teremos três possibilidades de pagamento e parcelamento da segunda etapa.
1. Pix integral – Pagar o valor integral e enviar o comprovante até 5 de janeiro no formulário da etapa 2 (valores acima). Nosso pix é abub@abub.org.br.
2. Pix em 3x – Dividir em três vezes iguais e enviar o comprovante da primeira parcela até 5 de janeiro no formulário da etapa 2. Os demais comprovantes devem ser enviados para escritorio@abub.org.br nos dias 5 de fevereiro e 5 de março. Confira abaixo o valor das parcelas de cada região.
- Centro-Oeste, Nordeste e Norte (verde-claro, amarelo e verde escuro): R$ 316,67
- Sul (marrom): R$ 350,00
- Leste, Minas Gerais e São Paulo e Mato Grosso do Sul (laranja, vermelho e azul): R$ 366,67
Nosso pix é abub@abub.org.br.
3. Até 5x no cartão – Você deve escolher o link de pagamento via cartão de crédito na PagSeguro. Importante: haverá taxas inclusas por causa do custo do sistema. O pagamento pode ser iniciado até o dia 5 de janeiro, e no formulário de inscrição deverá ser enviado o código identificador dado pelo PagSeguro.
- Centro-Oeste, Nordeste e Norte (verde-claro, amarelo e verde escuro): R$ 989 (parcelas a partir de 198). Clique aqui.
- Sul (marrom): R$ 1.094 (parcelas a partir de 219). Clique aqui.
- Leste, Minas Gerais e São Paulo e Mato Grosso do Sul (laranja, vermelho e azul): R$ 1.146 (parcelas a partir de 230). Clique aqui.
🥘 Bolsas para o Instituto de Preparação de Líderes 2025
Exclusivamente para os valores da segunda etapa, haverá a possibilidade de pedir bolsa no valor da inscrição.
O processo de requisição e seleção ocorrerá depois da primeira etapa e, para participar dele, será obrigatório ter elaborado sua inscrição completa dentro do prazo (inclusive pagamento e relatos de leitura). Todos os que receberem bolsas deverão comprometer-se a servir à ABUB de alguma forma depois ou durante o IPL; a atividade será combinada depois com a equipe nacional. Uma das atividades será ajudar a mobilizar os valores de bolsa para os próximos IPLs.
As bolsas serão, primeiramente, para regiões pioneiras e distantes (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul) e para participantes que percorrem maior distância geográfica ou arcam com passagens mais caras. Em segundo lugar, serão considerados participantes que não podem arcar com o custo devido a suas condições socioeconômicas. A princípio, as regiões mais próximas e que estarão enviando mais participantes (SPMS e Minas Gerais) não concorrem.
O processo será comunicado diretamente aos inscritos na Etapa 1. Será encorajado que todos mobilizem recursos, pois a ABUB não tem um fundo para as bolsas, estaremos também levantando doações para isso com o apoio de voluntários. Converse com igreja, grupo e amigos. Participar do IPL é um investimento na missão local, regional, em sua vida e onde você for servir.
Conselho Diretor
Depois do IPL, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2025 (sábado e domingo), acontecerá nosso encontro de governança, o Conselho Diretor. Desta reunião participam a Diretoria Nacional e, de cada região, delegados e suplentes empossados na Assembleia de 2024 (é possível enviar representantes mediante uma documentação específica). O encontro é aberto para observadores, não há restrição. Caso você queira continuar no local e acompanhar o Conselho Diretor, inscreva-se antes de partir para o IPL e selecione a opção com o jantar da sexta-feira. Confira mais aqui.
Dúvidas que você pode ter sobre o Instituto de Preparação de Líderes 2025
Para quando devo comprar as passagens? Considere que o tempo de deslocamento entre São Paulo e o Acampamento Memorial pode ser de até 2 horas. Sugerimos que chegue em São Paulo ou região até as 14 horas da sexta-feira, 10 de janeiro de 2025. Compre sua partida para o fim do dia 24 de janeiro, a partir das 18 horas, por exemplo. Se você ficar para o Conselho Diretor, vale este mesmo horário do domingo 26 de janeiro (mas tenha em mente que o trem pode demorar mais aos fins de semana).
Como chegar ao local? Fizemos uma página explicando o passo a passo para vários percursos. Leia com atenção aqui e, se tiver dúvidas, estamos à disposição para ajudá-lo!
Eu li o livro errado para a etapa de inscrição e não dá tempo de mudar! O que fazer? Não deixe para entrar em contato no dia 31 de outubro! Nos escreva o quanto antes, seja por email (abub@abub.org.br) ou whatsapp. Organize-se para ler os livros que pedimos para cada etapa, por favor. Isso é importante para o processo de acompanhamento e retorno das leituras, bem como para o seu aproveitamento do IPL.
Como posso doar uma bolsa? Que alegria contar com a sua generosidade! Você pode doar para o pix abub@abub.org.br. Depois, precisamos que nos escreva nesse mesmo email ou whatsapp enviando o comprovante de sua doação junto com o nome completo e CPF do depositante, não esqueça de citar a finalidade (“bolsa IPL 2025”). Sem esta comunicação diretamente em nosso email, não saberemos direcionar o valor doado.
Tenho dúvidas ou dificuldades com o pagamento. Como posso resolver? Escreva para nós por email (abub@abub.org.br) ou whatsapp. Lembre-se que trabalhamos no horário comercial.
Com quem posso resolver questões sobre a inscrição? Estamos à disposição para ajudá-lo, mas por favor não escreva no último dia! Entre em contato conosco por email (abub@abub.org.br) ou whatsapp. Lembre-se que trabalhamos no horário comercial.
Não é preciso mais entregar resenhas e cartas como foi até 2023? Não, mudamos a inscrição do IPL! Em vez das cartas, há perguntas no formulário. Já as resenhas estão mais pessoais, são duas perguntas a serem respondidas dentro do formulário de inscrição. Ambas são focadas na experiência pessoal de leitura das obras. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
O que levar?
- Objetos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, shampoo, desodorante etc.);
- Roupa de cama (lençol, fronha, cobertor) e toalha;
- Travesseiro;
- Roupas confortáveis e frescas (janeiro é verão), mas também não se esqueça de trazer roupas para dias mais frios! Pode ser que o tempo fique bem nublado e úmido. Traga também roupa para banho (biquini/maiô/sunga), caso quiser curtir a piscina. Tenha peças simples caso necessário para alguma atividade prática;
- Roupa para a “formatura”. No penúltimo dia do IPL temos um jantar de “gala” para nossos “formandos”. Se preferir, traga uma roupa mais social;
- Roupa para prática esportiva (se quiser traga sua bola também);
- No acampamento há tanques e uma máquina de lavar, nos quais é possível lavar roupas (poucas peças). Mas você terá que trazer sabão/amaciante. Não há, no entanto, espaço suficiente de varal, se tiver algo para isso pode levar;
- Se você toca algum instrumento, traga-o para o IPL;
- Traga algo típico (objetos e alimentos) da sua região ou cidade para compartilhar com os outros estudantes. Vamos ter pessoas do Brasil todo, com toda essa diversidade temos que aproveitar ao máximo para conhecermos as realidades de cada um. Mas não leve algo perecível, geralmente compartilhamos esses alimentos no sarau e não nos primeiros dias;
- Bíblia;
- Para não usarmos plásticos descartáveis: garrafinhas ou squeeze para água, e caneca ou xícara para bebidas quentes;
- Caderno para diário, caneta e lápis – este item é fundamental! Serão dias intensos, de muita atividade, reflexão e ação. Uma forma muito importante de assimilarmos e registrarmos os conhecimentos e tudo o que Deus vai falando com a gente é através de um diário;
- Para quem sente fome entre o almoço e o jantar, é fundamental trazer algum lanche que seja não perecível e não precise de refrigeração (como biscoitos);
- Repelente;
- Protetor solar;
- Sombrinha, capa de chuva ou guarda-chuva. As chuvas de verão são constantes;
- Medicamentos: além de remédios de uso contínuo, se você tem propensão a dores de cabeça, indigestão, azia, alergias, cólicas, dentre outros, esteja atento às suas necessidades e traga seus remédios. A ABUB não pode fornecer medicação!
- A tensão elétrica é de 220V e as tomadas não são todas iguais. Há, por exemplo, tipo N e B, portanto leve adaptadores;
- Se você tiver notebook e quiser trazê-lo, traga também extensões elétricas múltiplas (pois as tomadas podem não ser suficientes para o número de aparelhos), benjamim elétrico (conhecido também como “T”) e adaptadores. Lembre-se de identificá-los para não perdê-los ou misturar com o de outros;
- Não esqueça dos seus documentos, inclusive de plano de saúde ou SUS.
- Quer trazer coisas para vender? Teremos uma mesa para isso, pode trazer!
Como funcionará o “achados e perdidos”? Materiais simples serão descartados no local, mas coisas como livros, Bíblias, roupas (exceto íntimas ou chinelos velhos) e cadernos serão apenas levados ao escritório nacional e após duas semanas encaminhadas para doação. Se você esqueceu de algo, deve escrever antes disso para para abub@abub.org.br e organizar-se para retirar. Não podemos guardar suas coisas por muito tempo!
Haverá protocolos de saúde? Sim, mas são protocolos simples. Esperamos que, pela proteção uns dos outros, todos estejam com suas carteiras vacinais em dia (dose bivalente para covid, gripe, difteria e tétano, sarampo, caxumba e rubéola, por exemplo). Pedimos que observem seus sintomas antes do evento e procurem atendimento médico para não viajarem doentes. Se necessário, façam exames como RT-PCR para covid-19, se for o caso. Sugerimos que usem máscara no transporte aéreo, rodoviário e público, para evitar que circulem vírus entre nós nos nossos primeiros dias. Queremos estar bem para curtir o IPL! Combinado?
Sou menor de idade, posso me inscrever? Se sua região te indicou e você corresponde aos demais requisitos, pode, sim! Pedimos, no entanto, que leve ao IPL e nos entregue na inscrição o documento de autorização preenchido e assinado pelos seus responsáveis. O modelo pode ser baixado neste link.
Diretrizes de saúde para este evento
Tempo
10 (Sexta-feira) 16:30 - 24 (Sexta-feira) 15:00(GMT-03:00)